Esta atividade educativa tem por objetivo proporcionar aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio uma experiência profunda de contato e análise da obra de autoras brasileiras significativas como Clarice Lispector, Cecília Meireles, entre outras. Os alunos serão divididos em grupos, e a cada um será atribuído trechos selecionados de obras dessas escritoras. A tarefa dos grupos será realizar uma pesquisa ampla sobre as vidas das autoras, o contexto histórico de suas obras, e especialmente como seus textos dialogam com questões de gênero. Após a pesquisa, cada grupo deverá elaborar e apresentar um relatório detalhado, destacando como a autora escolhida contribuiu para a discussão de gênero na literatura brasileira. O projeto visa incentivar a análise crítica sobre as questões de gênero, promover a valorização do feminino na literatura e empregar metodologias ativas para fomentar a participação ativa dos alunos no próprio processo de aprendizagem.
A atividade busca desenvolver habilidades críticas e analíticas nos alunos, permitindo-lhes explorar e compreender a importância da literatura produzida por mulheres e como esta dialoga com as questões de gênero. Visa também estimular o reconhecimento da contribuição das mulheres na literatura brasileira, promovendo valores de respeito e igualdade. Além disso, pretende-se melhorar as habilidades de pesquisa, síntese e apresentação em público dos estudantes, bem como trabalhar em equipe, valorizando a diversidade de ideias e fomentando o respeito mútuo.
A atividade proposta tangencia diversos componentes curriculares, como literatura, história e estudos sociais, ao passo que convida os alunos a imergirem nas histórias de vida de escritoras brasileiras e a analisarem suas obras sob a ótica da discussão de gênero. Desta forma, não só se amplia o repertório cultural e literário dos estudantes, mas também se promove uma reflexão crítica sobre a realidade social e a posição da mulher no campo da literatura.
Através da metodologia ativa, os alunos terão um papel central no processo de aprendizagem, sendo incentivados a buscar ativamente informações, analisá-las criticamente e compartilhar conhecimentos através de apresentações. A divisão em grupos fomenta o trabalho em equipe e a discussão coletiva, enquanto a escolha de trechos de obras e a pesquisa sobre as vidas e contextos das autoras promovem a imersão no tema. As apresentações finais servirão como uma oportunidade de síntese dos aprendizados e troca de perspectivas.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto, a divisão dos grupos e a distribuição dos trechos e diretrizes de pesquisa. O restante do tempo será dedicado à pesquisa inicial. A segunda aula será reservada para as apresentações dos grupos e para a discussão e feedback coletivos.
Os alunos serão avaliados com base na profundidade e abrangência de sua pesquisa sobre a autora e o contexto histórico de suas obras, na qualidade da análise crítica sobre como sua literatura dialoga com questões de gênero, na clareza e criatividade de suas apresentações, e na capacidade de trabalhar efetivamente em equipe. As apresentações serão avaliadas considerando os aspectos de conteúdo, entrega e engajamento do público. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de fazer conexões significativas entre as vidas das autoras, suas obras e questões contemporâneas de gênero.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets, projetor para as apresentações finais, cópias dos trechos selecionados das obras das autoras a serem estudadas, e materiais de apoio para a elaboração das apresentações (por exemplo, softwares de apresentação). A biblioteca da escola e recursos online também serão fundamentais para a pesquisa sobre as autoras e suas obras.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula