Cronistas do Gênero: Desvendando a Literatura de Mulheres

Desenvolvida por: Camill… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Literatura Brasileira e Discussão de Gênero

Esta atividade educativa tem por objetivo proporcionar aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio uma experiência profunda de contato e análise da obra de autoras brasileiras significativas como Clarice Lispector, Cecília Meireles, entre outras. Os alunos serão divididos em grupos, e a cada um será atribuído trechos selecionados de obras dessas escritoras. A tarefa dos grupos será realizar uma pesquisa ampla sobre as vidas das autoras, o contexto histórico de suas obras, e especialmente como seus textos dialogam com questões de gênero. Após a pesquisa, cada grupo deverá elaborar e apresentar um relatório detalhado, destacando como a autora escolhida contribuiu para a discussão de gênero na literatura brasileira. O projeto visa incentivar a análise crítica sobre as questões de gênero, promover a valorização do feminino na literatura e empregar metodologias ativas para fomentar a participação ativa dos alunos no próprio processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca desenvolver habilidades críticas e analíticas nos alunos, permitindo-lhes explorar e compreender a importância da literatura produzida por mulheres e como esta dialoga com as questões de gênero. Visa também estimular o reconhecimento da contribuição das mulheres na literatura brasileira, promovendo valores de respeito e igualdade. Além disso, pretende-se melhorar as habilidades de pesquisa, síntese e apresentação em público dos estudantes, bem como trabalhar em equipe, valorizando a diversidade de ideias e fomentando o respeito mútuo.

  • Compreender a contribuição de autoras brasileiras na literatura e na discussão de gênero.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações.
  • Aprimorar a capacidade de apresentação em público e trabalho em equipe.
  • Promover a valorização do feminino e a igualdade de gênero através da literatura.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Utilizar as linguagens verbal, visual e corporal em diferentes contextos, com repertórios diversificados e em respeito às diversidades socioculturais, geracionais, de gênero, étnico-raciais, de territórios, entre outras.
  • EM13LP19 - Analisar e avaliar processos de produção textual colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

Conteúdo Programático

A atividade proposta tangencia diversos componentes curriculares, como literatura, história e estudos sociais, ao passo que convida os alunos a imergirem nas histórias de vida de escritoras brasileiras e a analisarem suas obras sob a ótica da discussão de gênero. Desta forma, não só se amplia o repertório cultural e literário dos estudantes, mas também se promove uma reflexão crítica sobre a realidade social e a posição da mulher no campo da literatura.

  • Biografias de Autoras Brasileiras
  • Contexto Histórico das Obras
  • Análise de Gênero na Literatura
  • Metodologias Ativas e Trabalho em Grupo

Metodologia

Através da metodologia ativa, os alunos terão um papel central no processo de aprendizagem, sendo incentivados a buscar ativamente informações, analisá-las criticamente e compartilhar conhecimentos através de apresentações. A divisão em grupos fomenta o trabalho em equipe e a discussão coletiva, enquanto a escolha de trechos de obras e a pesquisa sobre as vidas e contextos das autoras promovem a imersão no tema. As apresentações finais servirão como uma oportunidade de síntese dos aprendizados e troca de perspectivas.

  • Divisão dos alunos em grupos
  • Distribuição de trechos de obras e diretrizes de pesquisa
  • Sessões de pesquisa e elaboração de apresentações
  • Apresentações finais dos grupos e sessão de feedback

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto, a divisão dos grupos e a distribuição dos trechos e diretrizes de pesquisa. O restante do tempo será dedicado à pesquisa inicial. A segunda aula será reservada para as apresentações dos grupos e para a discussão e feedback coletivos.

  • Aula 1: Introdução do projeto, divisão dos grupos, distribuição dos materiais e início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos, discussão e feedback.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na profundidade e abrangência de sua pesquisa sobre a autora e o contexto histórico de suas obras, na qualidade da análise crítica sobre como sua literatura dialoga com questões de gênero, na clareza e criatividade de suas apresentações, e na capacidade de trabalhar efetivamente em equipe. As apresentações serão avaliadas considerando os aspectos de conteúdo, entrega e engajamento do público. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de fazer conexões significativas entre as vidas das autoras, suas obras e questões contemporâneas de gênero.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets, projetor para as apresentações finais, cópias dos trechos selecionados das obras das autoras a serem estudadas, e materiais de apoio para a elaboração das apresentações (por exemplo, softwares de apresentação). A biblioteca da escola e recursos online também serão fundamentais para a pesquisa sobre as autoras e suas obras.

  • Acesso à internet e computadores ou tablets
  • Projetor e tela para apresentações
  • Cópias de trechos das obras
  • Materiais de apoio para elaboração das apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo