Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a mergulhar no universo sertanejo de 'O Coronel e o Lobisomem', obra conhecida por sua riqueza linguística e cultural. O objetivo é permitir que os estudantes explorem a linguagem característica do autor, com especial atenção aos regionalismos, construção dos personagens e descrição das paisagens sertanejas, servindo de inspiração para a criação de suas próprias crônicas. A atividade será iniciada com uma exploração detalhada dos elementos desta obra, seguida por um processo de criação escrita onde cada aluno desenvolverá sua crônica, incorporando elementos estudados. As crônicas produzidas serão compartilhadas em um Sarau Virtual, proporcionando aos alunos uma plataforma para apresentação de trabalhos, troca de feedbacks e discussões acerca das diversas interpretações e criações. Este projeto tem como meta não apenas a compreensão da literatura regionalista, mas também o desenvolvimento de habilidades de escrita criativa, análise literária e apreciação cultural.
O propósito desta atividade é ampliar a capacidade dos alunos em interpretar e produzir textos, reconhecendo o uso de regionalismos e outras características do estilo literário regionalista. Tem como objetivos específicos incentivar a criatividade e a expressão por meio da escrita, promovendo o desenvolvimento de competências ligadas à análise literária e construção textual. Além disso, espera-se fomentar a apreciação pela literatura brasileira e pela diversidade cultural e linguística do país, preparando os alunos para compreenderem e utilizarem a linguagem de forma crítica e criativa em variados contextos.
O conteúdo programático foi cuidadosamente selecionado para abranger aspectos chave da literatura regionalista, enfatizando a obra 'O Coronel e o Lobisomem'. Será explorada a estrutura narrativa, características linguísticas como regionalismos, a construção de personagens e o cenário sertanejo. Além disso, haverá um foco especial na técnica de criação de crônicas, orientando os alunos sobre como incorporar os elementos estudados em suas próprias narrativas.
A metodologia ativa será a espinha dorsal desta atividade, exigindo dos alunos uma postura ativa na construção do próprio aprendizado. Iniciaremos com uma análise colaborativa da obra, seguida de sessões de brainstorm para a geração de ideias. O processo de escrita será guiado, com etapas de revisão entre pares e ajustes criativos. O Sarau Virtual permitirá a partilha dos trabalhos, ampliando o senso de comunidade e promovendo um ambiente de aprendizado cooperativo e dinâmico.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, dividida em fase de análise e criação, seguida pelo Sarau Virtual para compartilhamento e discussão das crônicas criadas.
A avaliação será baseada em critérios como criatividade, coesão e coerência textual, uso adequado de regionalismos e fidelidade ao estilo literário regionalista. Será considerada também a participação ativa no Sarau Virtual, incluindo a apresentação da crônica e contribuições durante as discussões. A avaliação será formativa, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos, com feedbacks construtivos para cada participante.
Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como cópias da obra 'O Coronel e o Lobisomem', acesso à internet para o Sarau Virtual, materiais para anotações, e plataformas digitais para a escrita colaborativa. Esses recursos visam facilitar a análise, criação e compartilhamento dos trabalhos, proporcionando uma experiência de aprendizado completa e integrada.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula