Nesta atividade pedagógica, intitulada 'Debate Global: A língua como ferramenta de poder', alunos do 3º ano do Ensino Médio explorarão, por meio de debates em grupo, como a língua foi utilizada como instrumento de poder, influência e controle em diferentes contextos histórico-sociais, como durante a colonização, na era da globalização e com o avanço das tecnologias de comunicação. Cada grupo receberá um contexto específico para investigar e discutir. Depois, compartilharão suas descobertas com a turma, fomentando um diálogo sobre o papel do inglês no mundo moderno. Além de estimular o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas, esta atividade promove a compreensão da língua como um fenômeno social e político, em alinhamento com a habilidade EM13LGG401 da BNCC.
O principal objetivo desta atividade é incentivar uma reflexão crítica sobre o papel da língua, especificamente o inglês, como ferramenta de poder e influência ao longo da história. Pretende-se que os alunos desenvolvam uma compreensão mais aprofundada do inglês não apenas como uma língua global, mas também como um instrumento geopolítico, capaz de moldar relações sociais, culturais e políticas. Através da análise de diferentes contextos históricos, os alunos também aprimorarão suas habilidades de pesquisa, argumentação e apresentação, contribuindo para sua formação como cidadãos conscientes e críticos.
A temática abordada nesta atividade se enquadra no contexto de estudos sobre a língua inglesa, sua história, uso e impacto na sociedade global. Os alunos explorarão diversos contextos histórico-sociais - como colonização, globalização e a revolução digital - para compreender como o inglês foi e continua sendo utilizado como mecanismo de poder e influência. Esta abordagem visa enriquecer o entendimento dos estudantes sobre a importância sociopolítica e cultural da língua inglesa.
Utilizando uma metodologia ativa, esta atividade incentiva os alunos a assumir um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Através do trabalho em grupo, pesquisa e debates, os estudantes engajam-se na construção do conhecimento de forma colaborativa. A atividade é estruturada em etapas que incluem pesquisa individual, discussão em grupo, síntese de ideias e apresentação. Este método promove o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, comunicação e trabalho em equipe.
A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os grupos realizarão pesquisas e discussões sobre seus respectivos tópicos. Na segunda sessão, os grupos apresentarão suas conclusões, seguidas de um debate guiado e reflexão sobre o tema.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade, na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na clareza e coerência das apresentações e na contribuição de ideias durante o debate final. Cada grupo receberá um feedback detalhado, incluindo pontos positivos e aspectos a melhorar. Os critérios de avaliação específicos incluirão a capacidade de análise crítica, habilidades de comunicação e a qualidade das fontes de pesquisa utilizadas.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à Internet, materiais de escritório para a elaboração de apresentações e um projetor para exibições. Recursos digitais, como plataformas de pesquisa e de apresentação online, também serão utilizados para facilitar a pesquisa e a partilha de informações entre os grupos.
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