Esta atividade propõe-se a promover um debate crítico entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre os benefícios e desafios da Inteligência Artificial (IA) na educação e na sociedade. Com base em uma pesquisa prévia, os estudantes serão divididos em dois grupos: um defendendo e outro criticando a IA. Esta dinâmica visa estimular o pensamento crítico, a capacidade de argumentação e habilidades oratórias dos alunos. O debate será organizado de modo que cada lado apresente argumentos sustentados por evidências e exemplos reais, desafiando os alunos a considerar diferentes perspectivas sobre o tema. O professor atuará como um mediador, garantindo a equidade no tempo de fala e a pertinência dos argumentos, além de provocar reflexões que aprofundem o entendimento dos estudantes sobre o impacto da IA em nossas vidas.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de formular argumentos coerentes e bem fundamentados, além de estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o papel da tecnologia na sociedade contemporânea. Espera-se também que os estudantes melhorem suas habilidades de oratória e comunicação, fundamentais para qualquer contexto profissional ou acadêmico. Este debate proporcionará uma oportunidade para que eles pratiquem a escuta ativa e o respeito por opiniões divergentes, promovendo uma compreensão mais profunda e multifacetada sobre os benefícios e desafios da Inteligência Artificial.
No contexto deste debate, os conteúdos abordados irão girar em torno de conceitos fundamentais da Inteligência Artificial, suas aplicações práticas na educação e na sociedade, bem como os debates éticos, sociais e econômicos que emergem a partir do avanço desta tecnologia. Os alunos investigarão, por exemplo, casos de uso da IA na personalização de aprendizado, nas decisões judiciárias, nos diagnósticos médicos, entre outros, confrontando-os com questões sobre privacidade, desemprego tecnológico e viés de algoritmos.
Adotaremos a metodologia ativa 'Mão na massa', permitindo que os alunos mergulhem na investigação sobre os prós e contras da IA de forma ativa, antes de participarem do debate. Isso envolverá pesquisa autônoma, análise crítica de recursos selecionados e preparação de argumentos para a discussão em classe. Durante o debate, a participação ativa será incentivada, com cada aluno tendo a oportunidade de expressar suas ideias, responder a contra-argumentos e refletir sobre os pontos apresentados pelos colegas.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão orientações sobre o debate e iniciarão suas pesquisas. Na segunda aula, o debate será efetivamente realizado, seguido de uma reflexão conjunta sobre os aprendizados.
A avaliação será baseada em critérios como a profundidade e relevância da pesquisa prévia, a clareza e coerência dos argumentos apresentados, as habilidades de oratória e a capacidade de resposta aos argumentos contrários. Será valorizado o esforço em compreender e respeitar difer
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula