Esta atividade pedagógica tem como foco a utilização de obras literárias e artigos que abordam temáticas de violência, para fomentar um espaço de diálogo e reflexão crítica entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Através de debates estruturados, os estudantes serão divididos em dois grupos, com visões opostas sobre as ações dos personagens dentro das narrativas escolhidas. Um grupo defenderá as ações tomadas pelos personagens, enquanto o outro proporá alternativas pacíficas para a resolução dos conflitos apresentados. O objetivo é estimular o pensamento crítico, aprimorar a habilidade de argumentação e promover uma cultura de paz e diálogo. Os alunos deverão preparar seus argumentos baseados na leitura prévia dos materiais indicados, promovendo assim uma análise aprofundada das obras e do tema proposto.
Esta atividade visa desenvolver a capacidade de argumentação e a habilidade de construir diálogos respeitosos em situações de conflito, tendo como base textos literários e artigos. Espera-se que os alunos saibam posicionar-se criticamente frente às situações de violência representadas nas obras, propondo soluções pacíficas e mostrando compreensão sobre a importância do diálogo na resolução de conflitos. Além disso, busca-se estimular a leitura, a interpretação de textos complexos e o desenvolvimento do pensamento crítico, elementos fundamentais para a formação cidadã e para o exercício da empatia.
O programa da atividade abrangerá a análise de obras literárias e artigos que retratam situações de conflito, com ênfase em como essas situações são resolvidas ou podem ser resolvidas pacificamente. Os estudantes serão introduzidos a técnicas de debate e argumentação, assim como a métodos de análise literária que os ajudarão a compreender profundamente os textos. A atividade incentivará também a reflexão sobre questões éticas e morais, promovendo o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a violência e a paz.
Adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', incentivando os alunos a se engajarem ativamente na construção de seus aprendizados. Isso será feito por meio de debates em sala, onde os alunos aplicarão técnicas de argumentação e análise literária previamente estudadas. Além disso, serão promovidas sessões de preparação e pesquisa, onde os alunos trabalharão em grupo para construir seus argumentos baseados nas obras estudadas. O debate será estruturado de maneira que cada grupo tenha a oportunidade de apresentar suas ideias, responder aos argumentos opostos e refletir sobre as discussões.
A atividade terá uma duração total de 7 horas, distribuídas ao longo de várias sessões. Inicialmente, dedicaremos duas sessões à introdução do tema e à explanação das metodologias de análise e argumentação. Seguidas de três sessões destinadas à preparação e pesquisa dos grupos. Por fim, serão realizadas três sessões para a execução dos debates e uma última sessão dedicada à reflexão e feedbacks sobre a atividade realizada.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as sessões de preparação e nos debates. Serão avaliados: a capacidade de argumentação, o uso de evidências textuais, a coerência das propostas de solução pacífica, o respeito pelas opiniões alheias e a participação no processo de reflexão pós-debate. Será levado em conta também o trabalho em equipe durante a fase de preparação. A avaliação será formativa, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades de argumentação, pensamento crítico e empatia.
Para a execução dessa atividade serão necessárias cópias de obras literárias e artigos selecionados, acesso à internet para pesquisa adicional, quadro branco ou painel para anotações durante os debates e materiais de apoio para a preparação dos argumentos, como marcadores, post-its e papel. Aproveitaremos também recursos digitais para a apresentação de argumentos e para facilitar a pesquisa de informações adicionais.
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