Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão envolvidos em uma experiência de aprendizagem dinâmica, que conjuga interpretação, argumentação e produção textual através da análise do uso da gramática normativa no dia a dia e nas redes sociais. Os participantes serão divididos em grupos e cada um receberá um tópico controverso sobre o uso da gramática. Utilizando metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos deverão pesquisar exemplos reais, analisar e preparar argumentos sólidos, defendendo seu ponto de vista com base nas regras gramaticais vigentes. Esta atividade não só estimulará o uso consciente da língua padrão e suas variantes, mas também desenvolverá habilidades críticas, de pesquisa e de apresentação em público. Ao final, uma votação será realizada para escolher a argumentação mais convincente e correta do ponto de vista gramatical.
O propósito desta atividade é imersivo e multifacetado, visando equipar os alunos do 3º ano do Ensino Médio com habilidades essenciais que transcendem o saber gramatical. Ao colocar em prática a defesa de pontos de vista sobre o uso da gramática normativa, os estudantes irão aprimorar não apenas seu entendimento das regras da língua portuguesa, mas também desenvolverão competências críticas para analisar e argumentar com base em evidências. Esta atividade promove, assim, uma compreensão profunda do papel da gramática em diferentes contextos, uma habilidade valiosa para a comunicação eficaz tanto na vida pessoal quanto profissional.
O conteúdo programático desta atividade está desenhado para fomentar um profundo entendimento sobre a gramática normativa e seu uso nas diversas esferas da comunicação humana. Abordaremos questões relacionadas ao emprego corretelJá das normas gramaticais no dia a dia, nas redes sociais e outras plataformas digitais, estimulando uma reflexão crítica sobre a variação linguística e o papel da gramática na construção de significados.
Adotaremos uma abordagem holística e participativa, centrada nas metodologias ativas de aprendizado. Iniciaremos com atividades mão-na-massa para explorar os tópicos em grupos pequenos. A sala de aula invertida será aplicada para fomentar o estudo prévio dos temas controversos. Durante as rodas de debate, os alunos apresentarão suas pesquisas e argumentos, praticando a defesa de seus pontos de vista. A aprendizagem baseada em projetos permitirá a contextualização dos temas em situações reais, enquanto a aprendizagem baseada em jogos promoverá a assimilação do conteúdo de forma lúdica e engajadora.
A atividade será distribuída ao longo de 5 aulas, cada uma com duração de 240 minutos, perfazendo um total de 20 horas. Iniciaremos com a introdução dos conceitos e divisão de grupos na primeira aula. As sessões seguintes serão dedicadas à pesquisa, preparação e apresentação dos argumentos. A última aula será reservada para as rodas de debates finais e votação.
A avaliação desta atividade será formativa e somativa, focando tanto no processo de aprendizagem quanto nos resultados. Será dada ênfase na capacidade de argumentação dos alunos, coerência e corretude gramatical de suas apresentações. A participação ativa, a qualidade da pesquisa realizada e a habilidade de trabalhar em grupo também serão critérios avaliados. A votação para selecionar as argumentações mais convincentes servirá como uma autoavaliação coletiva, incentivando a reflexão sobre os aprendizados adquiridos.
Utilizaremos uma variedade de recursos para facilitar o processo de aprendizagem, incluindo acesso a bibliotecas digitais para pesquisa, plataformas de apresentação online, salas de aula equipadas com recursos audiovisuais para as rodas de debate e materiais didáticos focados na gramática normativa. A integração de tecnologias digitais será essencial para a pesquisa e apresentação dos trabalhos.
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