Decifrando o Meme: Comunicação e Variedades Linguísticas

Desenvolvida por: Robert… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação e funções da linguagem, Variedades linguísticas

Nesta aula, os alunos irão explorar como os memes, presentes nas redes sociais, atuam como formas contemporâneas de comunicação, refletindo os usos diversificados da linguagem. Este recurso da cultura digital será analisado sob a ótica das funções da linguagem e variedades linguísticas. Ao estudar memes, os estudantes irão desenvolver a habilidade de leitura crítica, entendendo como as características linguísticas são manipuladas para transmitir mensagens e emoções específicas. Posteriormente, criarão seus próprios memes, aplicando os conceitos linguísticos explorados, incentivando o pensamento criativo e a expressão individual. Esta atividade visa conectar a teoria da comunicação à prática digital cotidiana, fomentando uma compreensão profunda do contexto cultural e social que permeia a linguagem.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver a capacidade crítica dos alunos de analisar conteúdos multimodais, como memes, usadas em suas interações diárias. A atividade visa ampliar a compreensão dos alunos sobre a comunicação contemporânea, integrando teoria e prática através da análise e criação de memes. Espera-se que os alunos aprendam a identificar e aplicar as funções da linguagem e as variedades linguísticas, promovendo uma leitura crítica de elementos culturais digitais. Ao fomentar a criatividade e a expressão pessoal, a atividade se alinha com as diretrizes da BNCC para promover a competência comunicativa em contextos atuais e variados.

  • Desenvolver a leitura crítica de conteúdos multimodais como memes.
  • Identificar as funções da linguagem nos memes e seu papel na comunicação.
  • Aplicar conceitos linguísticos ao criar memes, promovendo criatividade e expressão.
  • Relacionar teorias linguísticas com práticas culturais digitais contemporâneas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP04: Analisar e refletir sobre os diferentes linguagens e suas estruturas em textos multimodais.
  • EM13LP05: Criar textos que permitam articulações com matérias da vida social contemporânea, lidando criticamente com a variedade e padrões linguísticos.
  • EM13LP13: Desenvolver uma atitude crítica e criativa ao refletir sobre a presença dos diferentes registros da língua em diferentes contextos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático visa explorar a intersecção entre linguagem e cultura digital. Focalizando nas funções da linguagem, o plano de aula ajudará os alunos a compreender como a comunicação pode variar em diferentes contextos e como se expressa nos formatos culturais digitais, como os memes. A partir da análise de exemplos concretos, os estudantes praticarão a identificação de figuras de linguagem, aspectos de morfologia e estilismo linguístico, observando como são usados para efetivar a comunicação. Além disso, ao criar seus próprios memes, os alunos aplicarão esses conceitos, reforçando a aprendizagem através da prática criativa que leva em consideração a gramática normativa e variações linguísticas.

  • Funções da linguagem nos memes.
  • Variedades linguísticas na comunicação digital.
  • Identificação de figuras de linguagem e elementos estilísticos.
  • Criação de memes aplicando conceitos linguísticos.
  • Interpretação crítica de multimodalidade e cultura digital.

Metodologia

A metodologia adotada nesta aula será predominantemente interativa, permitindo que os alunos participem ativamente da sua aprendizagem. Inicialmente, a análise coletiva de memes servirá como preparação, fomentando a discussão e a reflexão crítica guiada pelo professor. Em seguida, a atividade se tornará mais individualizada ao solicitar que cada aluno crie seu próprio meme, aplicando os conceitos estudados. O uso de plataformas digitais para a criação de memes possibilita uma integração inovadora de tecnologias educacionais, estimulando a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Essa abordagem será fundamentada pelo aprendizado ativo, de modo a garantir engajamento e compreensão integral dos conteúdos.

  • Análise coletiva de memes populares.
  • Discussão guiada sobre funções da linguagem.
  • Atividade prática de criação de memes.
  • Uso de plataformas digitais de design gráfico.
  • Reflexão crítica orientada pelo docente.

Aulas e Sequências Didáticas

Com ênfase na flexibilização e intensificação do aprendizado em curtos períodos de tempo, o cronograma desta atividade foi projetado para ser executado em uma única aula de 60 minutos. A divisão da aula em momentos distintos — partindo da análise coletiva para a criação individual — facilita imersão e retenção do conteúdo. A primeira metade da aula é dedicada à explanação teórica e análise dos exemplos coletivos de memes, enquanto o segundo momento é voltado à prática criativa individual, onde os alunos colocarão em prática os conceitos abordados e ainda terão tempo para apresentar e discutir suas produções.

  • Aula 1: Introdução ao tema e análise de exemplos (30 minutos). Criação individual de memes e apresentação (30 minutos).
  • Momento 1: Introdução ao Tema e Análise de Memes (Estimativa: 30 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema central: a relevância dos memes como forma contemporânea de comunicação e expressão cultural. Utilize a apresentação multimídia preparada anteriormente para expor exemplos diversos de memes populares. Explique brevemente as funções da linguagem e como elas aparecem nos memes. Incentive os alunos a discutirem em pares as possíveis interpretações e emoções que os memes transmitem. É importante que você observe a participação dos alunos, guiando a discussão com perguntas abertas, como 'Que mensagem o criador do meme quis passar?' ou 'Quais elementos linguísticos vocês identificam aqui?'. Avalie a compreensão inicial dos alunos através de perguntas diretas e observe o engajamento durante a discussão para realizar ajustes imediatos se necessário.

    Momento 2: Criação Individual de Memes e Apresentação (Estimativa: 30 minutos)
    Forneça aos alunos orientações claras sobre o uso das plataformas digitais de design gráfico e ferramentas disponíveis nos computadores ou tablets. Instrua os alunos a criarem seus próprios memes, incorporando intencionalmente pelo menos uma função da linguagem e identificando a variedade linguística empregada. Permita que explorem sua criatividade e promovam a expressão pessoal. Acompanhe de perto o processo, oferecendo suporte técnico e incentivando o uso de elementos estilísticos aprendidos. Após a criação, organize apresentações curtas, onde cada aluno compartilha seu meme com a turma, justificando suas escolhas linguísticas e estilísticas. Utilize uma rubrica para avaliar a criatividade e a aplicação dos conceitos, oferecendo feedback construtivo e encorajando a autoavaliação reflexiva dos alunos sobre seu processo e aprendizado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a acessibilidade e inclusão, permita o uso de auxiliares tecnológicos, como softwares de leitura de tela, caso algum aluno tenha dificuldade visual. Assegure-se de que os textos e conteúdos visuais estejam claros e legíveis para todos, utilizando fontes grandes e contrastes adequados. Caso haja alunos com dificuldades de mobilidade, disponibilize apoio técnico para o uso dos dispositivos eletrônicos. Reforce a comunicação clara e direta, expressando abertura para ajustar o ritmo ou método de ensino, conforme necessário, para tornar a atividade o mais inclusiva possível. Permita e incentive os alunos a colaborarem entre si, promovendo um ambiente de apoio mútuo e respeito às diferentes necessidades de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação da atividade será contínua, com enfoque formativo, para garantir que os alunos integrem o aprendizado teórico em sua prática criativa. Três métodos principais serão utilizados: observação direta, rubrica de criação e autoavaliação reflexiva. A observação direta envolve o acompanhamento das discussões e da aplicação prática dos conceitos em tempo real. A rubrica de criação apoiará a análise da qualidade técnica e inovadora dos memes criados. Ademais, a autoavaliação permite que os alunos reflitam sobre seu próprio aprendizado e engajamento com a atividade. Tais métodos asseguram uma avaliação abrangente e multi-facetada, promovendo feedback construtivo que considere diferenças individuais e processos de aprendizagem específicos.

  • Observação direta durante as atividades de grupo.
  • Rubrica de criação avaliando criatividade e aplicação de conceitos.
  • Autoavaliação reflexiva dos alunos sobre seu processo e aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados visam otimizar a interação e o engajamento dos alunos, empregando tanto ferramentas tradicionais quanto digitais. A combinação de apresentações multimídia, plataformas digitais de design, e acesso a bibliografia digital adequada, favorece um ambiente de aprendizado dinâmico. Esses recursos fomentam a criação de um espaço acessível e estimulante, permitindo que os estudantes explorem ativamente a interseção entre linguagem e cultura digital sem onerar o professor, devido ao uso de ferramentas acessíveis e de simples implementação no processo escolar.

  • Apresentação multimídia com exemplos de memes.
  • Plataformas digitais gratuitas para criação gráfica.
  • Acesso a artigos e materiais de apoio digitais sobre cultura de memes.
  • Quadro branco e pincéis para discussão em sala de aula.
  • Computadores ou tablets para acesso às ferramentas digitais.

Inclusão e acessibilidade

Sabendo da sobrecarga e dos desafios que os professores enfrentam, é crucial garantir estratégias de inclusão e acessibilidade efetivas e simples de implementar. Para esta atividade, sugere-se adaptar o tamanho ou formato dos materiais visuais, caso necessário, para melhorar a compreensão e a aceitação das diversas necessidades dos alunos. Estruturas de apoio, como parcerias entre alunos, podem ser promovidas para facilitar a colaboração e a inclusão de diferentes perspectivas. Além disso, a utilização das tecnologias recomendadas visa aumentar o envolvimento sem a necessidade de modificações complicadas ou onerosas.

  • Adaptação de materiais visuais para melhor compreensão.
  • Parcerias entre alunos para promover colaboração.
  • Utilização de plataformas digitais com interface amigável.
  • Facilitação de discussões e monitoramento de todas as vozes.
  • Provisão de suportes individuais conforme necessário.

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