Desafiando Pensadores: Redação ENEM sobre IA

Desenvolvida por: Janain… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: O impacto da Inteligência Artificial na sociedade contemporânea

Esta atividade pedagógica visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma compreensão aprofundada sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) na sociedade contemporânea, por meio de uma metodologia ativa que engaja os estudantes no processo de aprendizagem. Através de um vídeo inspirador, debates em sala e discussão em grupos, os alunos serão incentivados a refletir e formular suas opiniões sobre o tema. Posteriormente, serão desafiados a elaborar uma redação nos moldes do ENEM, buscando articular suas ideias, reflexões e argumentações de forma crítica e fundamentada. O objetivo é desenvolver nas mentes jovens uma consciência sobre as implicações éticas, sociais e econômicas da IA, enquanto aprimoram suas habilidades de escrita, pesquisa e argumentação, relevantes não apenas academicamente, mas também no mundo fora da escola.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito desta atividade é promover uma reflexão crítica entre os estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre os desafios e oportunidades trazidos pela Inteligência Artificial na sociedade contemporânea. Deseja-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de compreender o papel e o impacto das tecnologias digitais, especialmente da IA, nas práticas sociais, econômicas e culturais. Serão encorajados a desenvolver uma postura crítica e ética em relação ao uso da tecnologia, além de melhorarem suas habilidades de escrita, argumentação e pesquisa, essenciais para o sucesso no ENEM e em futuras etapas acadêmicas e profissionais.

  • Compreender o impacto da Inteligência Artificial na sociedade contemporânea
  • Desenvolver habilidades de escrita, argumentação e pesquisa
  • Estimular o pensamento crítico sobre questões éticas relacionadas à IA
  • Preparar os alunos para a prática de seleção e produção de discursos acadêmicos
  • Incentivar o uso ético e responsável das tecnologias digitais

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG701: Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
  • EM13LGG702: Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.
  • EM13LGG704: Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.

Conteúdo Programático

O programa incluirá uma análise do desenvolvimento da Inteligência Artificial, suas aplicações atuais e potenciais impactos futuros. Além disso, os estudantes serão introduzidos a conceitos sobre ética na tecnologia, mudanças no mercado de trabalho e questões de privacidade e segurança. A atividade também abordará a importância da argumentação fundada em pesquisas confiáveis e a habilidade de selecionar informações relevantes e confiáveis na internet.

  • História e desenvolvimento da Inteligência Artificial
  • Aplicações atuais da IA na sociedade
  • Ética e questões legais associadas à IA
  • O impacto da IA no mercado de trabalho
  • Técnicas de argumentação e pesquisa para redação

Metodologia

Através de metodologias ativas, a atividade começará com a exibição de um vídeo sobre IA seguido de um debate guiado em sala para promover a discussão crítica sobre o tema. Em seguida, será realizado um trabalho em grupo, onde os alunos discutirão diferentes aspectos da IA, ajudando-os na articulação de seus próprios pontos de vista. Por fim, os alunos escreverão individualmente uma redação sobre o tema, aplicando os conhecimentos adquiridos e realizando pesquisas adicionais conforme necessário. Este processo visa estimular o pensamento autônomo e a aprendizagem ativa.

  • Exibição de vídeo inspiracional sobre Inteligência Artificial
  • Debate guiado em sala de aula para exploração do tema
  • Discussões em grupo para articulação de ideias
  • Elaboração individual de uma redação nos moldes do ENEM
  • Pesquisa e seleção crítica de informações sobre IA

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos, começando com uma introdução ao tema e exposição do vídeo na primeira aula, seguida de debate e formação de grupos para discussão. Na segunda aula, os alunos focarão na elaboração da redação, com a possibilidade de pesquisa e consulta a materiais de apoio.

  • Aula 1: Introdução, vídeo e debate.
  • Aula 2: Elaboração da redação.

Avaliação

A avaliação da redação levará em conta a clareza da argumentação, a coesão e coerência textual, a capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes, bem como a reflexão crítica sobre o tema da Inteligência Artificial. Será dada especial atenção à originalidade do pensamento, ao uso adequado das normas da língua portuguesa e à habilidade de formular argumentos éticos e socialmente responsáveis. Os alunos serão incentivados a revisar e refinar suas redações com base no feedback do professor, promovendo assim um ciclo de aprendizagem contínua.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão material audiovisual sobre IA para a exibição inicial, acesso à internet para pesquisas durante a fase de elaboração da redação, e documentos e artigos recomendados pelo professor como materiais de apoio. Adicionalmente, serão disponibilizados guidelines para a escrita de redação no formato do ENEM, encorajando os alunos a seguirem as melhores práticas de escrita acadêmica.

  • Vídeo educativo sobre Inteligência Artificial
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais de apoio para a redação
  • Guidelines para a redação no formato do ENEM

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo