Esta atividade pedagógica visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma compreensão aprofundada sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) na sociedade contemporânea, por meio de uma metodologia ativa que engaja os estudantes no processo de aprendizagem. Através de um vídeo inspirador, debates em sala e discussão em grupos, os alunos serão incentivados a refletir e formular suas opiniões sobre o tema. Posteriormente, serão desafiados a elaborar uma redação nos moldes do ENEM, buscando articular suas ideias, reflexões e argumentações de forma crítica e fundamentada. O objetivo é desenvolver nas mentes jovens uma consciência sobre as implicações éticas, sociais e econômicas da IA, enquanto aprimoram suas habilidades de escrita, pesquisa e argumentação, relevantes não apenas academicamente, mas também no mundo fora da escola.
O intuito desta atividade é promover uma reflexão crítica entre os estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre os desafios e oportunidades trazidos pela Inteligência Artificial na sociedade contemporânea. Deseja-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de compreender o papel e o impacto das tecnologias digitais, especialmente da IA, nas práticas sociais, econômicas e culturais. Serão encorajados a desenvolver uma postura crítica e ética em relação ao uso da tecnologia, além de melhorarem suas habilidades de escrita, argumentação e pesquisa, essenciais para o sucesso no ENEM e em futuras etapas acadêmicas e profissionais.
O programa incluirá uma análise do desenvolvimento da Inteligência Artificial, suas aplicações atuais e potenciais impactos futuros. Além disso, os estudantes serão introduzidos a conceitos sobre ética na tecnologia, mudanças no mercado de trabalho e questões de privacidade e segurança. A atividade também abordará a importância da argumentação fundada em pesquisas confiáveis e a habilidade de selecionar informações relevantes e confiáveis na internet.
Através de metodologias ativas, a atividade começará com a exibição de um vídeo sobre IA seguido de um debate guiado em sala para promover a discussão crítica sobre o tema. Em seguida, será realizado um trabalho em grupo, onde os alunos discutirão diferentes aspectos da IA, ajudando-os na articulação de seus próprios pontos de vista. Por fim, os alunos escreverão individualmente uma redação sobre o tema, aplicando os conhecimentos adquiridos e realizando pesquisas adicionais conforme necessário. Este processo visa estimular o pensamento autônomo e a aprendizagem ativa.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos, começando com uma introdução ao tema e exposição do vídeo na primeira aula, seguida de debate e formação de grupos para discussão. Na segunda aula, os alunos focarão na elaboração da redação, com a possibilidade de pesquisa e consulta a materiais de apoio.
A avaliação da redação levará em conta a clareza da argumentação, a coesão e coerência textual, a capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes, bem como a reflexão crítica sobre o tema da Inteligência Artificial. Será dada especial atenção à originalidade do pensamento, ao uso adequado das normas da língua portuguesa e à habilidade de formular argumentos éticos e socialmente responsáveis. Os alunos serão incentivados a revisar e refinar suas redações com base no feedback do professor, promovendo assim um ciclo de aprendizagem contínua.
Os recursos incluirão material audiovisual sobre IA para a exibição inicial, acesso à internet para pesquisas durante a fase de elaboração da redação, e documentos e artigos recomendados pelo professor como materiais de apoio. Adicionalmente, serão disponibilizados guidelines para a escrita de redação no formato do ENEM, encorajando os alunos a seguirem as melhores práticas de escrita acadêmica.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula