Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão incentivados a explorar e investigar a cidade onde vivem, com foco nos programas de infraestrutura e serviços básicos como saneamento, energia elétrica e transporte. A atividade se inicia com uma saída de campo, na qual os estudantes, divididos em grupos, observarão e documentarão, através de vídeos e fotos, as condições atuais desses serviços essenciais. Posteriormente, os grupos reunir-se-ão em sala de aula para realizar uma roda de debate, discutindo as necessidades locais identificadas. Com base nessa investigação e discussão, eles serão desafiados a criar propostas inovadoras de melhorias, respeitando os princípios do bem comum e dos Direitos Humanos. O objetivo desta atividade é promover uma análise crítica do ambiente urbano, incentivar a reflexão sobre a cidadania ativa e propor ações concretas para melhoria da qualidade de vida da população urbana.
Os objetivos da atividade envolvem capacitar os estudantes a observar e analisar criticamente os serviços de infraestrutura e a qualidade de vida em seu entorno urbano. Pretende-se desenvolver habilidades de pesquisa de campo, trabalho em equipe, debate argumentativo e criação de propostas conscientes e viáveis. Esta atividade visa também fomentar a consciência cidadã entre os jovens, destacando a importância do engajamento civil para a promoção do bem-estar comum e a proteção dos Direitos Humanos.
O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo da infraestrutura urbana e serviços básicos, tais como saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, saúde pública e direitos humanos. Os alunos serão introduzidos a estratégias de pesquisa e documentação de campo, além de técnicas para o debate construtivo e a elaboração de propostas de intervenção social e urbana.
A metodologia adotada combina Aprendizagem Baseada em Projetos, saída de campo e rodas de debate. Os alunos serão divididos em grupos para a realização da saída de campo, incentivando a observação ativa e a coleta de dados sobre a realidade urbana. Posteriormente, em sala de aula, os grupos discutirão suas observações e usarão as informações coletadas como base para a elaboração de propostas de melhorias. A roda de debate facilitará o diálogo e a negociação de ideias, estimulando o pensamento crítico e a argumentação.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a saída de campo para a coleta de dados. Na segunda aula, os alunos retornarão à sala para debater e elaborar suas propostas.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a saída de campo, o engajamento nas discussões em sala, a qualidade da documentação coletada (fotos e vídeos) e a criatividade e viabilidade das propostas de melhorias apresentadas. Será dada especial atenção ao respeito aos princípios dos Direitos Humanos e ao bem comum nas propostas. Os grupos apresentarão suas propostas para a turma, e a avaliação considerará tanto o conteúdo quanto a apresentação.
Os recursos necessários para a atividade incluem câmeras fotográficas ou smartphones com câmera, blocos de notas para anotações durante a saída de campo, transporte para deslocamento (se necessário) e acesso à internet para pesquisa e elaboração das propostas. Além disso, será útil contar com um espaço adequado para a realização das rodas de debate e apresentações finais das propostas.
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