Desvendando a cidade: Uma saída de campo investigativa

Desenvolvida por: Janain… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Infraestrutura Urbana e Qualidade de Vida

Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão incentivados a explorar e investigar a cidade onde vivem, com foco nos programas de infraestrutura e serviços básicos como saneamento, energia elétrica e transporte. A atividade se inicia com uma saída de campo, na qual os estudantes, divididos em grupos, observarão e documentarão, através de vídeos e fotos, as condições atuais desses serviços essenciais. Posteriormente, os grupos reunir-se-ão em sala de aula para realizar uma roda de debate, discutindo as necessidades locais identificadas. Com base nessa investigação e discussão, eles serão desafiados a criar propostas inovadoras de melhorias, respeitando os princípios do bem comum e dos Direitos Humanos. O objetivo desta atividade é promover uma análise crítica do ambiente urbano, incentivar a reflexão sobre a cidadania ativa e propor ações concretas para melhoria da qualidade de vida da população urbana.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos da atividade envolvem capacitar os estudantes a observar e analisar criticamente os serviços de infraestrutura e a qualidade de vida em seu entorno urbano. Pretende-se desenvolver habilidades de pesquisa de campo, trabalho em equipe, debate argumentativo e criação de propostas conscientes e viáveis. Esta atividade visa também fomentar a consciência cidadã entre os jovens, destacando a importância do engajamento civil para a promoção do bem-estar comum e a proteção dos Direitos Humanos.

  • Explorar e compreender a infraestrutura urbana local.
  • Desenvolver habilidades de documentação e pesquisa de campo.
  • Fomentar o pensamento crítico e a capacidade argumentativa.
  • Criar propostas de melhorias para a cidade considerando o bem comum.
  • Promover a compreensão e a importância dos Direitos Humanos na gestão urbana.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo da infraestrutura urbana e serviços básicos, tais como saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, saúde pública e direitos humanos. Os alunos serão introduzidos a estratégias de pesquisa e documentação de campo, além de técnicas para o debate construtivo e a elaboração de propostas de intervenção social e urbana.

  • Infraestrutura urbana e serviços básicos
  • Técnicas de pesquisa e documentação de campo
  • Princípios dos Direitos Humanos aplicados à gestão urbana
  • Técnicas de debate e argumentação
  • Elaboração de propostas para melhorias urbanas

Metodologia

A metodologia adotada combina Aprendizagem Baseada em Projetos, saída de campo e rodas de debate. Os alunos serão divididos em grupos para a realização da saída de campo, incentivando a observação ativa e a coleta de dados sobre a realidade urbana. Posteriormente, em sala de aula, os grupos discutirão suas observações e usarão as informações coletadas como base para a elaboração de propostas de melhorias. A roda de debate facilitará o diálogo e a negociação de ideias, estimulando o pensamento crítico e a argumentação.

  • Divisão dos alunos em grupos para saída de campo
  • Observação, documentação (fotos e vídeos) e coleta de dados
  • Discussão em grupo das observações e necessidades identificadas
  • Roda de debate em sala para discussão e negociação de propostas
  • Elaboração de propostas de melhorias para a cidade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a saída de campo para a coleta de dados. Na segunda aula, os alunos retornarão à sala para debater e elaborar suas propostas.

  • Aula 1: Saída de campo para observação e documentação
  • Aula 2: Roda de debate e elaboração de propostas de melhorias

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a saída de campo, o engajamento nas discussões em sala, a qualidade da documentação coletada (fotos e vídeos) e a criatividade e viabilidade das propostas de melhorias apresentadas. Será dada especial atenção ao respeito aos princípios dos Direitos Humanos e ao bem comum nas propostas. Os grupos apresentarão suas propostas para a turma, e a avaliação considerará tanto o conteúdo quanto a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem câmeras fotográficas ou smartphones com câmera, blocos de notas para anotações durante a saída de campo, transporte para deslocamento (se necessário) e acesso à internet para pesquisa e elaboração das propostas. Além disso, será útil contar com um espaço adequado para a realização das rodas de debate e apresentações finais das propostas.

  • Câmeras fotográficas ou smartphones com câmera
  • Blocos de notas e canetas
  • Transporte para deslocamento na cidade
  • Acesso à Internet e computadores para pesquisa
  • Espaço adequado para rodas de debate e apresentações

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