Na era da informação, é fundamental que os jovens desenvolvam habilidades críticas para navegar de maneira segura e responsável pelo ambiente digital. Esta atividade pede aos alunos do 3º ano do Ensino Médio para se engajarem na investigação de notícias duvidosas coletadas na internet, analisando-as para identificar características da desinformação. Grupos de alunos discutirão estratégias para verificar fontes e corroborar informações mediante o uso de referências confiáveis. A culminação do projeto será a criação de um guia de literacia digital, destinado a auxiliar outros jovens a compreender e questionar criticamente o conteúdo encontrado nas mídias sociais e outros canais digitais. Este guia destacará a importância de uma postura ativa e consciente na utilização das mídias, promovendo a disseminação de informações verídicas e a construção de um ambiente digital mais seguro e informado.
O objetivo desta atividade é fomentar nos alunos a capacidade de analisar crítica e reflexivamente as informações encontradas na internet, especialmente em mídias sociais, reconhecendo e desmistificando notícias falsas e conteúdos duvidosos. Pretende-se, também, desenvolver competências relativas à literacia digital, capacitando os estudantes para uma navegação consciente e crítica no ambiente digital. Ao fim, espera-se que os alunos sejam capazes de produzir materiais informativos voltados para a educação de seus pares, contribuindo assim para a formação de uma comunidade mais informada e menos suscetível à desinformação.
A atividade abordará conteúdos como a identificação de notícias falsas, a análise de fontes de informação, a verificação de fatos, e a elaboração de estratégias para a navegação crítica na internet. Os alunos aprenderão a reconhecer técnicas de persuasão e manipulação em textos e imagens digitais, além de desenvolverem habilidades para a busca de informações confiáveis. Também serão incentivados a refletir sobre o impacto das fake news na sociedade e a importância de uma postura crítica diante dos meios digitais.
Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos serão previamente orientados a pesquisar exemplos de notícias duvidosas. Durante as aulas, trabalharão em grupos para discutir suas descobertas, compartilhando estratégias de verificação de fatos e identificando características comuns das notícias falsas. Esta abordagem promove o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem, incentivando a colaboração e o pensamento crítico. A criação do guia de literacia digital será um projeto colaborativo que sintetizará as aprendizagens realizadas durante as atividades.
A atividade será composta por duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a discussão em grupos sobre as notícias duvidosas coletadas pelos alunos e a compartilhação de estratégias para identificar desinformação. Na segunda aula, os alunos trabalharão na elaboração do guia de literacia digital, o qual deverá ser apresentado ao final do período.
A avaliação será contínua e formativa, observando a participação ativa dos alunos nas discussões e no processo colaborativo de produção do guia de literacia digital. Será levado em consideração o engajamento com as atividades propostas, a capacidade de colaboração em grupo, a qualidade da análise crítica das notícias investigadas, bem como a precisão e relevância das informações apresentadas no guia final. A criatividade e originalidade na apresentação do guia também serão critérios avaliativos, assim como a capacidade de utilizar as estratégias de literacia digital aprendidas para auxiliar outros jovens a navegar com segurança e criticidade pelo ambiente digital.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso à internet para pesquisa de notícias e informações, computadores ou tablets para a elaboração do guia de literacia digital, materiais de escrita para anotações e produção de ideias em grupo. Serão também essenciais plataformas digitais que permitam a colaboração e compartilhamento de documentos e informações entre os alunos, facilitando o trabalho cooperativo e a construção coletiva do conhecimento.
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