Desvendando a Estrutura Dissertativo-Argumentativa

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Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Estrutura de textos dissertativo-argumentativos

A atividade proposta visa trabalhar a compreensão e a reestruturação de textos dissertativo-argumentativos entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Inicialmente, os alunos irão decompor coletivamente um texto fornecido, identificando suas principais partes - introdução, desenvolvimento e conclusão. Esta análise será feita em pequenos grupos, que discutirão a coerência e a clareza das ideias apresentadas. Posteriormente, cada grupo deverá propor maneiras inovadoras de reelaborar essas partes com o intuito de enriquecer o repertório sociocultural do texto. Este exercício irá propiciar o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade na construção de argumentos sólidos, enquanto aprimora a compreensão dos elementos estruturais deste gênero textual.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade tem por objetivo promover a compreensão dos alunos sobre as características e a importância da estrutura de textos dissertativo-argumentativos, além de estimular a habilidade de reestruturação de textos com um repertório enriquecido. O trabalho em grupo promoverá a prática da argumentação clara e coerente, além de incentivar a discussão e a inovação na escrita dissertativa.

  • Compreender a estrutura básica de textos dissertativos-argumentativos.
  • Desenvolver habilidade de decomposição e análise crítica de textos.
  • Enriquecer o repertório sociocultural ao reelaborar textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
  • EM13LP01: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
  • EM13LP12: Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade prioriza a integração entre a leitura crítica, a identificação de estruturas textuais e a capacidade de reestruturação de textos de forma enriquecida. A decomposição das partes do texto e a posterior reelaboração servirão como um exercício prático para ampliar o entendimento dos alunos sobre a função de cada parte no todo textual. Desta forma, os alunos não apenas analisam, mas também produzem conhecimento a partir da prática.

  • Identificação das partes do texto dissertativo-argumentativo.
  • Discussão da coerência e clareza das ideias.
  • Reelaboração inovadora das partes do texto.
  • Enriquecimento do repertório sociocultural.

Metodologia

Trabalhar com análise e criação de texto em grupo efetiva o aprendizado colaborativo, onde os alunos podem compartilhar e aprimorar seus conhecimentos sobre estrutura textual. Este método permite que a prática pedagógica se ajuste às dinâmicas dos grupos, permitindo que cada aluno contribua com sua perspectiva e, coletivamente, os grupos desenvolvam propostas inovadoras. A dinâmica de reelaboração desafia os alunos a não apenas analisar, mas também aplicar suas ideias criticamente.

  • Trabalho em grupo para decomposição do texto.
  • Discussões de grupo sobre as características do texto.
  • Elaboração coletiva de novas propostas de estrutura.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade foi projetada para ser realizada em uma aula única de 120 minutos, permitindo uma divisão equilibrada entre análise e prática criativa. Iniciando com a introdução e leitura do texto, a decomposição segue com discussão em grupos, culminando na reelaboração proposta, tudo dentro de duas horas para garantir foco e coletividade produtiva.

  • Introdução e leitura do texto - 20 minutos.
  • Decomposição e discussão em grupos - 40 minutos.
  • Apresentação das conclusões iniciais - 20 minutos.
  • Propostas de reelaboração - 30 minutos.
  • Conclusão e feedback - 10 minutos.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação, colaboração e inovação dos alunos durante a atividade. Os alunos serão avaliados pela capacidade de identificação correta das partes do texto e pela coerência e criatividade nas propostas de reelaboração. Exemplos podem incluir a observação de como cada aluno contribui para a discussão do texto e a aplicação das ideias discutidas no momento da apresentação das novas propostas. Além disso, o feedback dos professores vai focar em como os alunos podem melhorar suas habilidades de argumentação e análise crítica, incentivando um pensamento mais profundo e uma visão mais abrangente do texto analisado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos são escolhidos para impulsionar uma compreensão prática e dinâmica do exercício proposto. O uso de textos impressos ou em formato digital garante que todos os alunos tenham acesso facilitado ao material necessário. Além disso, os quadros brancos ou papeis para anotações são essenciais para a organização visual das ideias.

  • Texto dissertativo-argumentativo impresso ou em formato digital.
  • Quadros brancos ou papeis grandes para anotações.
  • Canetas e marcadores para uso nas discussões em grupo.

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