Esta atividade prática visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma compreensão aprofundada das funções da linguagem presentes em campanhas publicitárias e como elas são utilizadas para persuadir o público. Inicialmente, os estudantes deverão escolher e analisar uma campanha publicitária, atentando-se às estratégias comunicativas empregadas. Esta preparação será feita como uma tarefa de casa, seguindo o modelo da Sala de Aula Invertida, onde o estudo prévio permite um aprofundamento maior durante a aula. Durante o encontro, cada aluno ou grupo apresentará sua análise, destacando a função da linguagem predominante e justificando a escolha com base nas características observadas na campanha. Após as apresentações, será realizada uma Roda de Debate, metodologia ativa que fomenta a discussão e a reflexão crítica entre os alunos sobre a eficácia das diferentes funções da linguagem em contextos diversos de comunicação. O objetivo é promover uma compreensão integral sobre como as campanhas publicitárias utilizam a linguagem para alcançar seus fins persuasivos, estimulando o pensamento analítico e crítico dos alunos.
O principal objetivo desta atividade é habilitar os alunos a identificar e compreender as diferentes funções da linguagem nas campanhas publicitárias, e como elas são estrategicamente utilizadas para persuadir e impactar o público. Através da análise crítica de diferentes campanhas, os estudantes desenvolverão habilidades analíticas, permitindo-lhes discernir como a escolha de determinada função da linguagem impacta a eficácia da comunicação. A discussão em grupo estimulará ainda a capacidade de argumentação e o respeito por diferentes pontos de vista, fomentando o desenvolvimento de competências importantes tanto na área acadêmica como na vida pessoal e profissional.
O conteúdo programático abrange as seis funções da linguagem (referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética) e sua aplicação no contexto das campanhas publicitárias. Os alunos explorarão conceitos fundamentais de linguagem e comunicação, bem como estratégias publicitárias que buscam persuadir e envolver o público. A análise de campanhas reais permitirá aos estudantes observar como essas funções se manifestam de forma prática, destacando o papel da linguagem na construção de mensagens eficazes.
Utilizaremos metodologias ativas como a Sala de Aula Invertida e a Roda de Debate. Na Sala de Aula Invertida, os alunos trarão para o encontro presencial as análises prévias das campanhas publicitárias escolhidas, permitindo uma discussão mais rica e profunda. Durante a aula, as apresentações individuais ou em grupo darão a todos a oportunidade de expor suas descobertas, seguidas pela Roda de Debate, onde os alunos poderão compartilhar pontos de vista e aprofundar a compreensão sobre a influência das funções da linguagem na publicidade.
A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, organizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos realizarão suas apresentações sobre as análises das campanhas publicitárias. Na segunda aula, conduziremos uma Roda de Debate, permitindo aprofundar a discussão sobre as diferentes funções da linguagem identificadas nas campanhas e debater sua eficácia.
A avaliação será baseada tanto na análise individual ou em grupo quanto na participação ativa durante a Roda de Debate. Será avaliado o entendimento dos alunos sobre as funções da linguagem e sua capacidade de identificar essas funções nas campanhas estudadas. A qualidade da argumentação, a clareza da apresentação e a participação no debate serão critérios importantes. Exemplos de aplicação prática e a capacidade de relacionar as teorias com as campanhas analisadas também serão valorizados. Os alunos deverão apresentar um relatório escrito da análise feita, que servirá como parte do material de avaliação.
Os recursos incluirão acesso a campanhas publicitárias online, artigos acadêmicos e livros sobre publicidade e linguagem. O uso de computadores ou dispositivos móveis será essencial para a pesquisa e análise das campanhas. Além disso, será criado um fórum online no sistema de gestão de aprendizagem da escola para compartilhamento de descobertas e discussões prévias à aula.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula