Nesta atividade interdisciplinar, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão introduzidos a uma prática ativa de aprendizagem, explorando trechos de obras significativas da literatura brasileira. A atividade visa promover uma análise crítica e profunda de diferentes ideologias e visões de mundo presentes nesses textos. Os estudantes serão divididos em grupos, a quem será atribuído o desafio de decifrar as ideologias em trechos selecionados. Ao identificar as visões de mundo, os grupos discutirão como essas influenciam a construção dos personagens e narrativas. Este processo não só aprofundará a compreensão dos estudantes sobre os textos literários, mas também sobre o contexto histórico, cultural e social em que foram escritos. A culminância da atividade será a criação de jogos de tabuleiro ou de cartas pelos grupos, os quais exigirão que outros participantes identifiquem as ideologias apresentadas nos trechos analisados. Este plano de aula busca, portanto, combinar a análise literária com a ludicidade, dentro da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo não apenas a compreensão textual, mas também o trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.
Esta atividade tem como objetivo central desenvolver nos alunos a capacidade de analisar criticamente textos literários, identificando as diferentes visões de mundo e ideologias subjacentes. Através deste olhar analítico, espera-se que os estudantes compreendam melhor a construção dos personagens e os significados mais profundos presentes nas narrativas. Além disso, ao engajarem-se na criação de jogos de tabuleiro ou cartas baseados nas análises realizadas, os alunos poderão experimentar uma aplicação prática dos conceitos teóricos estudados, promovendo assim a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento estratégico.
O conteúdo programático abrange uma seleção de trechos de obras literárias brasileiras que serão analisados pelos estudantes, a fim de identificar visões de mundo e ideologias. Estas obras refletem diversas épocas e movimentos literários, proporcionando uma rica base para discussões e análises críticas. A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será empregada para facilitar o engajamento dos alunos e aplicar de maneira prática os conceitos teóricos estudados.
A metodologia proposta para esta atividade envolve trabalhos em grupo e a aplicação da Aprendizagem Baseada em Jogos, estimulando a colaboração, engajamento e pensamento crítico dos alunos. Inicialmente, haverá uma introdução teórica sobre análise literária e identificação de ideologias, seguida pelo estudo direcionado dos trechos selecionados. Posteriormente, os alunos trabalharão em grupos para discutir suas interpretações e conceber os jogos, combinando conhecimento teórico com criatividade e inovação.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos principais e iniciarão a análise dos trechos literários. A segunda aula será dedicada à finalização das análises, à criação dos jogos e à interação entre os grupos para testar os jogos desenvolvidos.
A avaliação desta atividade se dará por meio da análise das discussões realizadas pelos grupos durante a identificação das ideologias nos trechos literários, considerando a profundidade e a coerência das interpretações. Ademais, a criatividade, originalidade e funcionalidade dos jogos desenvolvidos também serão critérios avaliativos. Os jogos devem efetivamente permitir que os jogadores identifiquem as ideologias discutidas, proporcionando uma experiência educativa significativa. A capacidade de trabalhar em equipe e a participação ativa de todos os membros do grupo serão igualmente avaliadas.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem uma seleção previamente preparada de trechos de obras da literatura brasileira, materiais para a criação dos jogos (papel cartão, canetas coloridas, tesouras, etc.), computadores ou tablets para pesquisas adicionais, se necessário, e espaços adequados para a discussão em grupo e para a montagem e testagem dos jogos.
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