Detectives de Discursos: Decifrando Mensagens Ocultas

Desenvolvida por: Mirian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Semiose e Multimodalidade em Textos Diversos

Na atividade Detectives de Discursos: Decifrando Mensagens Ocultas, alunos do 3º ano do Ensino Médio serão divididos em equipes para investigar e analisar diferentes tipos de textos, como anúncios publicitários, trechos de músicas e cartuns, focando nas variadas semioses presentes. Cada equipe deverá identificar as estratégias de comunicação utilizadas nos textos atribuídos — observando elementos como cores, linguagem verbal e não-verbal — e determinar qual a função da linguagem que predomina. Após uma fase de análise, as equipes apresentarão suas descobertas para a classe, gerando um debate enriquecedor sobre como essas estratégias influenciam a interpretação do receptor. Esta atividade visa promover uma compreensão aprofundada das nuances da comunicação humana, estimulando a análise crítica e a interpretação multimodal dos textos, em conformidade com as diretrizes curriculares nacionais.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo não apenas familiarizar os alunos com os conceitos de semiose e multimodalidade em diferentes formas de textos, mas também desenvolver habilidades analíticas e críticas ao observar como as estratégias de comunicação específicas afetam a interpretação e a recepção do conteúdo pelo público. Busca-se, assim, a capacitação dos estudantes para identificar, analisar e argumentar sobre os diversos elementos que compõem um texto, compreendendo sua função e impacto no processo comunicativo.

  • Compreender os conceitos de semiose e multimodalidade.
  • Desenvolver habilidades analíticas e críticas sobre estratégias de comunicação.
  • Identificar e argumentar a respeito das funções das linguagens utilizadas nos textos.
  • Promover o debate e a troca de ideias aprofundadas sobre o impacto da comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
  • EM13LGG301: Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.

Conteúdo Programático

O programa da atividade abordará a teoria e prática da análise de textos multimodais, englobando conceitos chave como semiose, multimodalidade, e funções da linguagem. Também será contemplada a análise crítica de diferentes estratégias de comunicação utilizadas em diversos tipos de textos, proporcionando aos alunos as ferramentas necessárias para uma interpretação mais profunda e crítica.

  • Conceitos de Semiose
  • Multimodalidade em textos
  • Funções da Linguagem
  • Estratégias de Comunicação em Textos Diversos
  • Análise Crítica e Interpretação de Textos

Metodologia

A atividade utilizará metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa e Sala de Aula Invertida. Os alunos serão incentivados a construir ativamente o conhecimento por meio da análise de textos, promovendo o trabalho colaborativo e a aprendizagem por descoberta. A apresentação das análises seguida de debate fomentará a crítica e reflexão coletiva, enriquecendo a experiência de aprendizado.

  • Divisão da turma em equipes colaborativas
  • Análise comparativa de diversos tipos de textos
  • Apresentação das análises por cada equipe
  • Debate guiado sobre as descobertas
  • Reflexão crítica e coletiva

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, distribuídas em duas sessões. Na primeira aula, as equipes receberão os textos e iniciarão a análise. Na segunda aula, será realizada a apresentação das descobertas e o debate.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e divisão dos textos (50 minutos)
  • Aula 2: Apresentação dos resultados e debate (50 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade das análises realizadas pelas equipes, considerando a identificação correta das estratégias de comunicação, função da linguagem predominante e a argumentação durante a apresentação. Será valorizada, também, a participação ativa no debate, demonstrando engajamento com as descobertas dos colegas e contribuindo para o enriquecimento da discussão. Exemplos de qualidade nas análises e contribuições significativas durante o debate serão utilizados como referência para a pontuação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos tipos de textos, incluindo anúncios publicitários, trechos de músicas e cartuns, além de acesso a recursos multimídia para apresentação das análises. Materiais de apoio sobre semiose e multimodalidade serão providenciados para facilitar a investigação dos alunos.

  • Textos variados (anúncios, músicas, cartuns)
  • Recursos multimídia (projetor, computador)
  • Materiais de apoio sobre semiose e multimodalidade
  • Quadro branco e marcadores

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo