Em 'Detetives da Linguagem: um mistério narrativo', os alunos do 3º ano do Ensino Médio são imersos numa atividade pedagógica prática, envolvente e dinâmica, que combina a análise linguística com a produção textual criativa. Grupos de estudantes se tornam detetives linguísticos e recebem a missão de desvendar um mistério especialmente criado para a ocasião. Armados com pistas iniciais camufladas em textos de gêneros variados - como cartas, notícias, diários e poemas - cada grupo deve explorar os recursos linguísticos, estilos de escrita e funções da linguagem presentes nos documentos para juntar as peças do enredo ficcional. A investigação abrange a busca por evidências, a análise de marcas linguísticas e a compreensão de motivações e subtextos. O ponto culminante da atividade é a apresentação teatral das teorias desenvolvidas pelos grupos, onde cada equipe defende suas conclusões, demonstrando habilidades de interpretação, argumentação e produção textual.
Esta atividade tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências críticas e analíticas dos alunos em relação à diversidade textual e suas funcionalidades, reconhecendo a importância das marcas linguísticas e dos estilos de escrita para a construção de significados. Busca-se fomentar a capacidade de argumentação e interpretação através da análise profunda de textos com gêneros e funções variados, preparando os estudantes para uma produção textual consciente e embasada. Além disso, a representação teatral das conclusões busca desenvolver competências comunicativas, trabalhar em equipe e a criatividade, essenciais para o exercício cidadão e a vida profissional futura.
O conteúdo programático aborda a diversidade de gêneros textuais (cartas, notícias, diários, poemas) e suas especificidades, explorando marcas linguísticas, estilos de escrita e funções da linguagem. Através da análise de textos variados, os alunos serão capacitados a identificar e compreender motivações, subtextos e a importância dos contextos de produção. A atividade também contempla técnicas de argumentação e produção textual, culminando na expressão das habilidades adquiridas em uma apresentação teatral.
Utilizando metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promove uma imersão profunda no universo textual. Os alunos, divididos em grupos, atuam como detetives analisando pistas em textos de diversos gêneros, incentivando a interação, o debate de ideias e a colaboração. A fase de investigação leva à produção de uma peça teatral, possibilitando uma experiência rica em aprendizado prático e aplicado.
A carga horária total da atividade é de 20 horas, distribuídas em 24 aulas de 50 minutos. As sessões serão divididas entre a introdução ao projeto, análise e discussão dos textos, preparação das peças teatrais e apresentações finais.
A avaliação será baseada na participação ativa durante as análises de textos, na qualidade da argumentação das teorias desenvolvidas, na criatividade e na coesão da produção textual representada na peça teatral. Serão considerados o uso apropriado de evidências textuais, a clareza na comunicação das ideias, o trabalho em equipe e a originalidade. Cada apresentação teatral será avaliada por um conjunto de critérios pré-definidos, permitindo uma reflexão construtiva sobre o desempenho em diferentes aspectos da atividade.
Para a execução desta atividade, serão necessários textos de gêneros variados como cartas, notícias, diários e poemas, além de material para registros (cadernos, fichas). Será útil também o uso de recursos digitais como computadores e acesso à internet para pesquisas complementares. Para as apresentações teatrais, podem ser explorados figurinos, cenários simples e outros artifícios de dramatização disponíveis na escola.
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