Detetives da Linguagem: um mistério narrativo

Desenvolvida por: Fabio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Análise Linguística e Produção Textual

Em 'Detetives da Linguagem: um mistério narrativo', os alunos do 3º ano do Ensino Médio são imersos numa atividade pedagógica prática, envolvente e dinâmica, que combina a análise linguística com a produção textual criativa. Grupos de estudantes se tornam detetives linguísticos e recebem a missão de desvendar um mistério especialmente criado para a ocasião. Armados com pistas iniciais camufladas em textos de gêneros variados - como cartas, notícias, diários e poemas - cada grupo deve explorar os recursos linguísticos, estilos de escrita e funções da linguagem presentes nos documentos para juntar as peças do enredo ficcional. A investigação abrange a busca por evidências, a análise de marcas linguísticas e a compreensão de motivações e subtextos. O ponto culminante da atividade é a apresentação teatral das teorias desenvolvidas pelos grupos, onde cada equipe defende suas conclusões, demonstrando habilidades de interpretação, argumentação e produção textual.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências críticas e analíticas dos alunos em relação à diversidade textual e suas funcionalidades, reconhecendo a importância das marcas linguísticas e dos estilos de escrita para a construção de significados. Busca-se fomentar a capacidade de argumentação e interpretação através da análise profunda de textos com gêneros e funções variados, preparando os estudantes para uma produção textual consciente e embasada. Além disso, a representação teatral das conclusões busca desenvolver competências comunicativas, trabalhar em equipe e a criatividade, essenciais para o exercício cidadão e a vida profissional futura.

  • Desenvolver habilidades de interpretação e análise textual
  • Incentivar a argumentação baseada em evidências literárias e linguísticas
  • Estimular a produção textual criativa e crítica
  • Promover o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades comunicativas
  • Explorar a diversidade de gêneros textuais e suas funcionalidades

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a diversidade de gêneros textuais (cartas, notícias, diários, poemas) e suas especificidades, explorando marcas linguísticas, estilos de escrita e funções da linguagem. Através da análise de textos variados, os alunos serão capacitados a identificar e compreender motivações, subtextos e a importância dos contextos de produção. A atividade também contempla técnicas de argumentação e produção textual, culminando na expressão das habilidades adquiridas em uma apresentação teatral.

  • Diversidade de gêneros textuais e suas características
  • Marcas linguísticas e estilos de escrita
  • Funções da linguagem
  • Técnicas de argumentação e interpretação textual
  • Produção textual e comunicação eficaz

Metodologia

Utilizando metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promove uma imersão profunda no universo textual. Os alunos, divididos em grupos, atuam como detetives analisando pistas em textos de diversos gêneros, incentivando a interação, o debate de ideias e a colaboração. A fase de investigação leva à produção de uma peça teatral, possibilitando uma experiência rica em aprendizado prático e aplicado.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 20 horas, distribuídas em 24 aulas de 50 minutos. As sessões serão divididas entre a introdução ao projeto, análise e discussão dos textos, preparação das peças teatrais e apresentações finais.

  • Aula 1-2: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aula 3-13: Análise e discussão dos textos distribuídos
  • Aula 14-19: Preparação das peças teatrais pelos grupos
  • Aula 20-24: Apresentações finais e avaliação do projeto

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa durante as análises de textos, na qualidade da argumentação das teorias desenvolvidas, na criatividade e na coesão da produção textual representada na peça teatral. Serão considerados o uso apropriado de evidências textuais, a clareza na comunicação das ideias, o trabalho em equipe e a originalidade. Cada apresentação teatral será avaliada por um conjunto de critérios pré-definidos, permitindo uma reflexão construtiva sobre o desempenho em diferentes aspectos da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários textos de gêneros variados como cartas, notícias, diários e poemas, além de material para registros (cadernos, fichas). Será útil também o uso de recursos digitais como computadores e acesso à internet para pesquisas complementares. Para as apresentações teatrais, podem ser explorados figurinos, cenários simples e outros artifícios de dramatização disponíveis na escola.

  • Textos de gêneros variados
  • Material para registros (cadernos, fichas)
  • Recursos digitais (computadores, acesso à internet)
  • Figurinos e cenários para as apresentações teatrais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo