Detetives de Fake News

Desenvolvida por: Jane K… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Mídia e Informação

Neste mundo inundado por informações que circulam através das mídias sociais e plataformas digitais, discernir entre o que é fato e o que é falso se tornou um desafio crucial. A atividade 'Detetives de Fake News' propõe-se a enfrentar esse desafio de maneira educativa e interativa. Divididos em grupos, os alunos do 3º ano do Ensino Médio receberão um conjunto de informações oriundas de diferentes mídias. Essas informações serão um mix de notícias verdadeiras e fake news. A tarefa dos estudantes será analisar cuidadosamente as informações apresentadas utilizando métodos de verificação e análise crítica para identificar as notícias falsas. A atividade não somente aguça a percepção crítica dos alunos em relação ao conteúdo que consomem, mas também educa sobre a importância de uma avaliação crítica rigorosa das fontes de informação. O exercício visa fomentar habilidades analíticas, promover o pensamento crítico e ensinar técnicas valiosas de verificação de informações, preparando os alunos para navegar com mais segurança pelas correntes turbulentas da era digital.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é cultivar nos alunos uma abordagem crítica e analítica em relação às informações disponíveis nas mídias sociais e digitais. Nosso objetivo é que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar notícias falsas com base em evidências factuais e métodos de verificação confiáveis, compreender a importância da checagem de fontes antes de compartilhar informações e desenvolver habilidades de pensamento crítico essenciais para navegar no ambiente de informações da mídia social contemporânea.

  • Desenvolver habilidades analíticas e de pensamento crítico.
  • Aprender técnicas de verificação de fatos e análise de fontes.
  • Compreender a diferença entre informações verdadeiras e falsas.
  • Promover a consciência sobre as consequências de disseminar fake news.
  • Reconhecer a importância do papel crítico do consumidor de informação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático cobrirá tópicos essenciais para a compreensão e análise crítica de notícias e informações encontradas nas mídias. Concentrar-nos-emos na identificação de características de notícias falsas, métodos de verificação de fontes e a importância da literacia mediática na era digital. Esses tópicos são cruciais para que os alunos desenvolvam uma compreensão abrangente das complexidades envolvidas na avaliação da veracidade das informações online.

  • Introdução à verificação de fatos e análise crítica.
  • Técnicas para identificação de fake news.
  • Avaliação da confiabilidade das fontes.
  • Impactos das fake news na sociedade.
  • Práticas de consumo crítico de informação.

Metodologia

Utilizaremos uma metodologia ativa que promove o aprendizado por meio da participação direta dos alunos. Através da análise de diferentes mídias, os grupos trabalharão juntos para identificar as notícias falsas, empregando técnicas de verificação e análise crítica. Esta abordagem prática não só facilitará a compreensão dos conceitos introduzidos, mas também promoverá a colaboração e o diálogo entre os alunos, elementos fundamentais no processo de aprendizagem.

  • Divisão dos alunos em grupos de trabalho.
  • Distribuição de um mix de notícias verdadeiras e falsas.
  • Discussão em grupo para análise das informações recebidas.
  • Apresentação dos resultados das análises para a turma.
  • Debate guiado sobre as descobertas e reflexões.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de duas horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos, distribuição do material e início da análise.
  • Aula 2: Continuação da análise das informações, apresentação dos resultados e debate reflexivo.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, baseando-se na participação ativa dos alunos, na qualidade da análise crítica realizada e na capacidade de justificar a identificação das notícias falsas. Será dada especial atenção às técnicas de verificação utilizadas e à profundidade da análise. Além disso, a participação no debate final e a reflexão sobre o impacto das fake news na sociedade serão também critérios importantes na avaliação. Exemplos de desempenho satisfatório incluem a demonstração de habilidade no uso de técnicas de verificação de fatos e a eficaz distinção entre notícias reais e falsas.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, utilizaremos uma variedade de recursos, incluindo materiais impressos com exemplos de notícias verdadeiras e falsas, acesso a internet para verificação de informações, além de materiais de apoio sobre técnicas de verificação e análise crítica. Esses recursos são essenciais para oferecer aos alunos as ferramentas necessárias para realizar a tarefa de maneira eficaz e informada.

  • Materiais impressos com notícias
  • Computadores/tablets com acesso à Internet
  • Guias de verificação de fatos
  • Slides de apresentação sobre fake news
  • Vídeos educativos sobre literacia mediática

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