Neste mundo inundado por informações que circulam através das mídias sociais e plataformas digitais, discernir entre o que é fato e o que é falso se tornou um desafio crucial. A atividade 'Detetives de Fake News' propõe-se a enfrentar esse desafio de maneira educativa e interativa. Divididos em grupos, os alunos do 3º ano do Ensino Médio receberão um conjunto de informações oriundas de diferentes mídias. Essas informações serão um mix de notícias verdadeiras e fake news. A tarefa dos estudantes será analisar cuidadosamente as informações apresentadas utilizando métodos de verificação e análise crítica para identificar as notícias falsas. A atividade não somente aguça a percepção crítica dos alunos em relação ao conteúdo que consomem, mas também educa sobre a importância de uma avaliação crítica rigorosa das fontes de informação. O exercício visa fomentar habilidades analíticas, promover o pensamento crítico e ensinar técnicas valiosas de verificação de informações, preparando os alunos para navegar com mais segurança pelas correntes turbulentas da era digital.
O propósito desta atividade é cultivar nos alunos uma abordagem crítica e analítica em relação às informações disponíveis nas mídias sociais e digitais. Nosso objetivo é que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar notícias falsas com base em evidências factuais e métodos de verificação confiáveis, compreender a importância da checagem de fontes antes de compartilhar informações e desenvolver habilidades de pensamento crítico essenciais para navegar no ambiente de informações da mídia social contemporânea.
O conteúdo programático cobrirá tópicos essenciais para a compreensão e análise crítica de notícias e informações encontradas nas mídias. Concentrar-nos-emos na identificação de características de notícias falsas, métodos de verificação de fontes e a importância da literacia mediática na era digital. Esses tópicos são cruciais para que os alunos desenvolvam uma compreensão abrangente das complexidades envolvidas na avaliação da veracidade das informações online.
Utilizaremos uma metodologia ativa que promove o aprendizado por meio da participação direta dos alunos. Através da análise de diferentes mídias, os grupos trabalharão juntos para identificar as notícias falsas, empregando técnicas de verificação e análise crítica. Esta abordagem prática não só facilitará a compreensão dos conceitos introduzidos, mas também promoverá a colaboração e o diálogo entre os alunos, elementos fundamentais no processo de aprendizagem.
A carga horária total da atividade será de duas horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada.
A avaliação da atividade será formativa, baseando-se na participação ativa dos alunos, na qualidade da análise crítica realizada e na capacidade de justificar a identificação das notícias falsas. Será dada especial atenção às técnicas de verificação utilizadas e à profundidade da análise. Além disso, a participação no debate final e a reflexão sobre o impacto das fake news na sociedade serão também critérios importantes na avaliação. Exemplos de desempenho satisfatório incluem a demonstração de habilidade no uso de técnicas de verificação de fatos e a eficaz distinção entre notícias reais e falsas.
Para esta atividade, utilizaremos uma variedade de recursos, incluindo materiais impressos com exemplos de notícias verdadeiras e falsas, acesso a internet para verificação de informações, além de materiais de apoio sobre técnicas de verificação e análise crítica. Esses recursos são essenciais para oferecer aos alunos as ferramentas necessárias para realizar a tarefa de maneira eficaz e informada.
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