Diálogos Literários: Criando Intertextualidades

Desenvolvida por: Greici… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Intertextualidade na Literatura Brasileira e Outras Expressões Artísticas

Esta atividade visa introduzir o conceito de intertextualidade para alunos do 3º ano do Ensino Médio, explorando a riqueza e a diversidade da literatura brasileira em diálogo com outras formas de arte como música, pintura e cinema. Os estudantes serão divididos em grupos e a cada um será atribuído trechos de importantes obras literárias brasileiras. Eles terão o desafio de buscar outras obras artísticas que se conectem com o texto-base, seja por temas relacionados, estilos artísticos semelhantes ou contexto histórico compartilhado. O objetivo é que eles sejam capazes de identificar e explicar as relações de intertextualidade entre as obras, promovendo um debate rico em sala de aula sobre as diversas interpretações e conexões artísticas. A metodologia ativa será aplicada para engajar os alunos ativamente no processo de aprendizado, incentivando a pesquisa, a colaboração entre pares e a comunicação efetiva.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos dessa atividade são fazer com que os estudantes compreendam o conceito de intertextualidade e a sua importância para a análise literária e artística, desenvolvam habilidades de pesquisa, análise e interpretação de textos e outras obras artísticas, além de fomentar o pensamento crítico e a habilidade de articular argumentos e ideias de forma clara. Espera-se também que essa atividade promova a apreciação pela diversidade da cultura brasileira e a capacidade de entender como diferentes formas de expressão artística podem dialogar entre si.

  • Compreender o conceito e a importância da intertextualidade
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de obras literárias e artísticas
  • Promover o pensamento crítico e a articulação de ideias
  • Apreciar a diversidade cultural e artística brasileira
  • Entender as relações e diálogos entre diferentes expressões artísticas

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP03: Analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a explicitação de relações dialógicas, a identificação de posicionamentos ou de perspectivas, a compreensão de paráfrases, paródias e estilizações, entre outras possibilidades.
  • EM13LP04: Estabelecer relações de interdiscursividade e intertextualidade para explicitar, sustentar e conferir consistência a posicionamentos e para construir e corroborar explicações e relatos, fazendo uso de citações e paráfrases devidamente marcadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático incluirá uma introdução teórica ao conceito de intertextualidade, explorando como textos e obras de arte podem dialogar entre si de maneira explícita ou implícita. Os alunos também serão introduzidos a diversas obras da literatura brasileira, além de exemplos de música, pintura e cinema que possam estar relacionados aos textos trabalhados, incentivando os estudantes a explorar e identificar conexões intertextuais.

  • Introdução ao conceito de intertextualidade
  • Análise de trechos de obras literárias brasileiras
  • Exploração de obras de música, pintura e cinema
  • Identificação e discussão de relações intertextuais

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade promove o aprendizado por meio da participação direta dos alunos. Iniciará com uma breve introdução teórica, seguida pela formação de grupos para a pesquisa de obras que dialoguem com o texto-base. Os alunos serão incentivados a utilizar diversos recursos, como bibliotecas e internet. Cada grupo deverá apresentar suas descobertas, promovendo um debate sobre as relações intertextuais encontradas.

  • Introdução teórica sobre intertextualidade
  • Formação de grupos e atribuição de trechos literários
  • Pesquisa de obras artísticas relacionadas
  • Apresentações em grupo e debates

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao conceito de intertextualidade e a apresentação das obras literárias. Na segunda aula, os alunos apresentarão suas pesquisas e participarão do debate sobre as conexões intertextuais encontradas.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de intertextualidade e distribuição das obras literárias.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e debate sobre as conexões intertextuais.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto na participação individual quanto no trabalho em grupo. Os critérios incluirão a qualidade da pesquisa realizada, a capacidade de análise e interpretação das relações intertextuais, a clareza e a coerência na apresentação das ideias durante a apresentação e o debate. Serão valorizados a originalidade e o esforço criativo na identificação das conexões entre as obras, bem como a habilidade de argumentação e defesa das ideias apresentadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa, cópias de trechos de obras literárias brasileiras, projetor para as apresentações e espaço adequado para a realização dos debates. Materiais adicionais, como livros de referência, podem ser úteis para aprofundar a pesquisa.

  • Acesso à internet
  • Cópias de trechos de obras literárias
  • Projetor e som para apresentações
  • Livros e referências adicionais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo