Diário Musical: Expressando Emoções Através de Canções

Desenvolvida por: Kalian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Expressão de emoções através da música

Nesta aula prática, os alunos são incentivados a escolher uma canção que expresse suas emoções atuais. A atividade começa com a escolha pessoal da música e a escrita de um breve diário que reflita sobre a escolha, considerando a letra e melodia que ressoam com seus sentimentos. Após esta etapa introspectiva, os alunos participam voluntariamente de uma roda de conversa onde podem compartilhar suas experiências e reflexões. O propósito é fomentar a introspecção individual e criar um ambiente de empatia e compreensão mútua, ilustrando o poder da música como uma forma de expressão para emoções complexas. A atividade promove a análise crítica de textos musicais e a reflexão sobre a própria vivência emocional, fomentando o respeito às diferentes perspectivas e contribuindo para o desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos serão capazes de desenvolver habilidades de autoconhecimento e reflexão através da análise de músicas que expressam suas emoções. A atividade também visa ao fortalecimento da comunicação interpessoal, promovendo um ambiente de respeito e compreensão mútua. Ao interpretar aspectos da letra e melodia das canções, os alunos serão capazes de relacionar a música com suas experiências pessoais, ampliando sua capacidade de análise crítica e emocional.

  • Identificar e expressar suas emoções através da escolha de músicas.
  • Desenvolver a habilidade de analisar criticamente letras e melodias.
  • Promover o respeito e a empatia em interações interpessoais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP02: Analisar criticamente diferentes conteúdos midiáticos, considerando suas condições de produção, circulação e recepção, em diferentes contextos.
  • EM13LP24: Produzir textos de diferentes gêneros e mídias com autoria e criatividade, considerando o contexto de produção, a mobilização das capacidades e convenções de linguagem, a construção do repertório lexical e o uso adequado das normas padrão da língua portuguesa.
  • EM13LP26: Exercitar-se no uso criativo de gêneros textuais multimodais e multissemióticos, considerando as especificidades da oralidade, da escrita e do contexto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve a compreensão e a expressão de emoções através da música. Os alunos explorarão aspectos líricos e sonoros que impactam suas emoções, desenvolvendo sua capacidade de análise crítica. A atividade proporcionará uma plataforma para que os alunos articulem suas experiências emocionais através da música, promovendo um suporte para o desenvolvimento pessoal e coletivo.

  • Análise crítica de letras de músicas.
  • Expressão de emoções através da música.
  • Reflexão sobre experiências pessoais.
  • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Metodologia

A metodologia aplicada nas atividades envolve práticas de aprendizado ativo e colaborativo. A escolha de uma música pessoal seguida pelo registro reflexivo em um diário permite a introspecção, enquanto a roda de conversa promove a socialização de sentimentos e ideias, estimulando o respeito e a empatia entre os colegas. Esta combinação metodológica integra aprendizado individual e coletivo, promovendo um ambiente construtivo e sensível.

  • Aprendizado ativo através da escolha pessoal da música.
  • Registro reflexivo em diário.
  • Roda de conversa para compartilhamento de experiências.
  • Estímulo ao respeito e empatia.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. O cronograma está dividido em partes claras que guiarão os alunos desde a escolha da canção até a participação na roda de conversa. Essa estrutura visa garantir que cada aluno tenha tempo suficiente para a escolha e análise da canção, bem como para a elaboração de seu diário reflexivo e, se desejado, a participação no debate coletivo.

  • Início da aula e explicação da atividade (10 minutos).
  • Escolha da canção e reflexão individual (20 minutos).
  • Escrita do diário reflexivo (15 minutos).
  • Roda de conversa e compartilhamento de experiências (15 minutos).

Avaliação

A avaliação será qualitativa, focando no envolvimento do aluno em cada etapa da atividade. A escolha da música e a qualidade da reflexão escrita no diário serão observadas, destacando a habilidade do aluno em relacionar aspectos emocionais às suas escolhas musicais. Na roda de conversa, será considerada a disposição para participar e compartilhar ideias, promovendo a empatia e o respeito mútuo. Exemplos de avaliação incluem a análise da profundidade da reflexão escrita e a participação construtiva no diálogo com os colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem ferramentas de registro das reflexões dos alunos e materiais que permitam a livre escolha e apreciação de músicas. Esses recursos são fundamentais para possibilitar a expressão pessoal e fomentar um ambiente de compartilhamento e aprendizado colaborativo.

  • Cadernos ou dispositivos digitais para diário.
  • Acesso a plataformas de música online.
  • Espaço adequado para a roda de conversa.
  • Materiais de apoio para análise das músicas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo