Dissecação de Frases: A Anatomia da Linguagem

Desenvolvida por: Simoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sintaxe da Língua Portuguesa

Esta atividade, voltada para alunos do 3º ano do Ensino Médio, envolve uma abordagem prática e visual do estudo da sintaxe, por meio da 'dissecação' de sentenças. Os alunos, organizados em grupos, receberão diferentes sentenças para analisar e decompor seus elementos constitutivos, tais como sujeito, predicado, objetos direto e indireto, adjuntos adverbiais, entre outros. Utilizando cartões coloridos para representar cada categoria sintática, eles terão o desafio de reconstruir essas sentenças em um grande papel kraft. Esta técnica permitirá aos estudantes explorar a estrutura dos sintagmas e compreender os efeitos que a inversão da ordem dos constituintes exerce sobre o significado e a compreensão da mensagem. Além de promover a compreensão prática e visual da organização sintática, a atividade tem o objetivo de facilitar o entendimento das diversas funções que os elementos da oração podem exercer, contribuindo para uma maior competência linguística e habilidades analíticas em relação à língua.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade são proporcionar aos alunos um entendimento concreto e aprofundado sobre a sintaxe da língua portuguesa, desenvolver habilidades analíticas relacionadas à estrutura frasal e promover a capacidade de reflexão crítica sobre o uso e a disposição dos elementos constituintes das sentenças. Por meio de uma metodologia ativa e interativa, espera-se que os alunos se engajem na construção do conhecimento de forma colaborativa, explorando as relações sintáticas de modo prático. Esse processo visa também a ampliar a competência comunicativa dos alunos, permitindo que façam escolhas estilísticas e gramaticais mais informadas em suas próprias produções textuais.

  • Compreender as funções dos diferentes elementos que compõem a estrutura das sentenças.
  • Analisar os efeitos da inversão da ordem dos constituintes nas sentenças.
  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de textos a partir de sua estrutura sintática.
  • Promover o trabalho colaborativo e a aprendizagem baseada em problematização.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de reflexão sobre a língua.

Conteúdo Programático

Esta atividade está alinhada ao estudo avançado da sintaxe na língua portuguesa, focando na análise e compreensão das categorias sintáticas e dos arranjos possíveis dentro da estrutura frasal. Ao envolver os alunos na decomposição e reconstrução das sentenças, o conteúdo programático é explorado de maneira dinâmica, incentivando a aplicação prática do conhecimento teórico. Destaca-se também a importância do estudo da ordem dos constituintes e dos efeitos de sentido que sua alteração pode provocar, contribuindo para uma compreensão mais ampla e nuanciada da sintaxe da língua portuguesa.

  • Estrutura da sentença e funções sintáticas
  • Categorias sintáticas: sujeito, predicado, complementos e adjuntos
  • Processos de coordenação e subordinação
  • Efeitos de sentido da ordem dos constituintes
  • Sintaxe de concordância e de regência

Metodologia

Adotando a metodologia ativa 'Mão-na-Massa', esta atividade engaja os alunos em um processo de aprendizagem colaborativa, onde a construção do conhecimento ocorre por meio da experimentação e da prática direta. Os alunos trabalharão em grupos para analisar e reconstruir sentenças, utilizando cartões coloridos representando as diferentes categorias sintáticas. Esta abordagem promove a interação entre os estudantes, favorece o debate e a troca de ideias, e torna o aprendizado mais significativo e duradouro. A dinâmica da atividade estará focada em fazer com que os alunos 'visualizem' a sintaxe, movendo-se além do aprendizado meramente teórico.

  • Formação de grupos e distribuição de sentenças e cartões coloridos
  • Análise e classificação dos elementos sintáticos das sentenças
  • Reconstrução das sentenças no papel kraft, utilizando os cartões
  • Discussão sobre os efeitos da inversão da ordem dos constituintes
  • Reflexão coletiva e compartilhamento das descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, serão introduzidos os conceitos e distribuídos os materiais, e os alunos começarão a dissecar e reconstruir as sentenças. A segunda aula será dedicada à conclusão das reconstruções, discussões sobre os efeitos das inversões sintáticas e à reflexão coletiva sobre as descobertas realizadas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início da dissecação das sentenças.
  • Aula 2: Conclusão da reconstrução das sentenças e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade da análise sintática realizada, na precisão da reconstrução das sentenças e na contribuição para as discussões em grupo. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de explicar os efeitos da inversão dos constituintes nas sentenças e à profundidade das reflexões compartilhadas durante a atividade. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar a reflexão e o crescimento contínuo dos alunos. Exemplares de trabalhos bem realizados poderão ser usados como referência para futuras atividades, promovendo o reconhecimento das habilidades desenvolvidas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem cartões coloridos para representar as categorias sintáticas, grandes folhas de papel kraft para a reconstrução das sentenças, sentenças impressas para análise, e marcadores ou canetas de cores diversas. Além disso, o acesso a guias de sintaxe para consulta pode enriquecer as discussões e esclarecimentos de dúvidas. Esses materiais proporcionam um ambiente rico e estimulante, suportando o engajamento prático dos alunos na exploração da sintaxe da língua portuguesa.

  • Cartões coloridos
  • Papel kraft
  • Sentenças impressas para análise
  • Marcadores ou canetas
  • Guias de sintaxe para consulta

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo