A atividade Duelo de Podcasts: A Batalha dos Argumentos é uma proposta interativa e dinâmica destinada a alunos do 3º ano do Ensino Médio, centrada no desenvolvimento das habilidades de pesquisa, argumentação e expressão oral e escrita. Nesta atividade, os estudantes serão divididos em grupos e a cada um será atribuído um ponto de vista distinto sobre um tema controverso contemporâneo. O objetivo é que eles pesquisem a fundo o tema, preparem e gravem um podcast defendendo sua posição com argumentos robustos e convincentes. Após a produção, os podcasts serão apresentados à turma em uma sessão coletiva de escuta. Esta fase é seguida por uma rodada intensa de perguntas e debates, permitindo aos alunos a oportunidade de questionar e confrontar as posições dos adversários, fomentando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação. Este projeto não apenas promove a aquisição de conhecimento sobre questões atuais complexas, mas também desenvolve competências linguísticas e expressivas essenciais, preparando os alunos para a comunicação efetiva em várias esferas da vida.
Este projeto visa habilitar os alunos a compreender e analisar profundamente questões controversas, desenvolver e estruturar argumentos persuasivos, e expressá-los de maneira clara e eficaz. Além disso, busca fomentar o respeito pelas diferentes opiniões e a habilidade de engajar em diálogos construtivos, permitindo aos estudantes aprimorar suas capacidades de pesquisa, síntese de informações e reflexão crítica. Ao assumirem o papel de criadores de conteúdo, os alunos também exercitarão competências técnicas e criativas relacionadas à produção de podcasts, incluindo roteirização, gravação e edição de áudio.
O conteúdo programático desta atividade abrange técnicas de pesquisa e síntese de informações, estratégias de argumentação e retórica, fundamentos da produção audiovisual focada em podcasts, incluindo roteirização, gravação e edição de áudio, além de práticas de debate e diálogo construtivo. Através desta abordagem compreensiva, os alunos são preparados para uma participação ativa e crítica em discussões sobre temas da atualidade, enquanto desenvolvem habilidades essenciais de comunicação e expressão.
A metodologia ativa será o principal pilar desta atividade, incentivando os alunos a assumirem um papel ativo em seu processo de aprendizado. As sessões iniciais serão destinadas à formação de grupos e escolha dos temas, seguidas por sessões dedicadas à pesquisa e ao desenvolvimento dos argumentos. Em seguida, workshops práticos sobre produção de podcasts orientarão os alunos no processo de gravação e edição. A atividade culminará em uma sessão de escuta coletiva dos podcasts, seguida de debate, permitindo a aplicação prática dos conceitos aprendidos.
A atividade será dividida em quatro sessões de 50 minutos. A primeira sessão será dedicada à introdução do projeto, formação dos grupos e escolha dos temas. Na segunda e terceira sessões, os alunos trabalharão na pesquisa e produção dos podcasts. A última sessão será destinada à apresentação dos podcasts e ao debate.
A avaliação considerará a qualidade da pesquisa realizada, a solidez dos argumentos, a clareza e persuasão da comunicação, a criatividade e técnica na produção do podcast, e a participação ativa no debate. A contribuição individual e a colaboração efetiva dentro do grupo também serão critérios fundamentais. Será empregado um sistema de pontuação equitativo, onde cada critério receberá uma nota, culminando em uma avaliação final que reflita o desempenho geral do grupo e a participação individual.
Os recursos necessários incluem acesso à internet para pesquisa, computadores com softwares de edição de áudio para a produção dos podcasts, microfones e fones de ouvido. Além disso, materiais de referência sobre argumentação, pesquisa e produção audiovisual serão providenciados para auxiliar os alunos em suas tarefas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula