Duelo de Podcasts: A Batalha dos Argumentos

Desenvolvida por: Humber… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Argumentação e Debate

A atividade Duelo de Podcasts: A Batalha dos Argumentos é uma proposta interativa e dinâmica destinada a alunos do 3º ano do Ensino Médio, centrada no desenvolvimento das habilidades de pesquisa, argumentação e expressão oral e escrita. Nesta atividade, os estudantes serão divididos em grupos e a cada um será atribuído um ponto de vista distinto sobre um tema controverso contemporâneo. O objetivo é que eles pesquisem a fundo o tema, preparem e gravem um podcast defendendo sua posição com argumentos robustos e convincentes. Após a produção, os podcasts serão apresentados à turma em uma sessão coletiva de escuta. Esta fase é seguida por uma rodada intensa de perguntas e debates, permitindo aos alunos a oportunidade de questionar e confrontar as posições dos adversários, fomentando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação. Este projeto não apenas promove a aquisição de conhecimento sobre questões atuais complexas, mas também desenvolve competências linguísticas e expressivas essenciais, preparando os alunos para a comunicação efetiva em várias esferas da vida.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa habilitar os alunos a compreender e analisar profundamente questões controversas, desenvolver e estruturar argumentos persuasivos, e expressá-los de maneira clara e eficaz. Além disso, busca fomentar o respeito pelas diferentes opiniões e a habilidade de engajar em diálogos construtivos, permitindo aos estudantes aprimorar suas capacidades de pesquisa, síntese de informações e reflexão crítica. Ao assumirem o papel de criadores de conteúdo, os alunos também exercitarão competências técnicas e criativas relacionadas à produção de podcasts, incluindo roteirização, gravação e edição de áudio.

  • Compreender e analisar criticamente questões controversas atuais.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão.
  • Fomentar a expressão clara e eficaz de ideias, tanto oralmente quanto por escrito.
  • Promover a capacidade de pesquisa, análise e síntese de informações.
  • Estimular o trabalho em equipe e o respeito por perspectivas distintas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange técnicas de pesquisa e síntese de informações, estratégias de argumentação e retórica, fundamentos da produção audiovisual focada em podcasts, incluindo roteirização, gravação e edição de áudio, além de práticas de debate e diálogo construtivo. Através desta abordagem compreensiva, os alunos são preparados para uma participação ativa e crítica em discussões sobre temas da atualidade, enquanto desenvolvem habilidades essenciais de comunicação e expressão.

  • Técnicas de pesquisa e síntese de informações
  • Princípios de argumentação e retórica
  • Produção de podcasts: roteirização, gravação e edição de áudio
  • Práticas de debate e diálogo construtivo

Metodologia

A metodologia ativa será o principal pilar desta atividade, incentivando os alunos a assumirem um papel ativo em seu processo de aprendizado. As sessões iniciais serão destinadas à formação de grupos e escolha dos temas, seguidas por sessões dedicadas à pesquisa e ao desenvolvimento dos argumentos. Em seguida, workshops práticos sobre produção de podcasts orientarão os alunos no processo de gravação e edição. A atividade culminará em uma sessão de escuta coletiva dos podcasts, seguida de debate, permitindo a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

  • Trabalho em grupo
  • Pesquisa independente
  • Workshops de produção de podcasts
  • Sessão de escuta e debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro sessões de 50 minutos. A primeira sessão será dedicada à introdução do projeto, formação dos grupos e escolha dos temas. Na segunda e terceira sessões, os alunos trabalharão na pesquisa e produção dos podcasts. A última sessão será destinada à apresentação dos podcasts e ao debate.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos e escolha dos temas
  • Aula 2: Pesquisa e desenvolvimento dos argumentos
  • Aula 3: Workshop de produção de podcasts e gravação
  • Aula 4: Apresentação dos podcasts e debate

Avaliação

A avaliação considerará a qualidade da pesquisa realizada, a solidez dos argumentos, a clareza e persuasão da comunicação, a criatividade e técnica na produção do podcast, e a participação ativa no debate. A contribuição individual e a colaboração efetiva dentro do grupo também serão critérios fundamentais. Será empregado um sistema de pontuação equitativo, onde cada critério receberá uma nota, culminando em uma avaliação final que reflita o desempenho geral do grupo e a participação individual.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso à internet para pesquisa, computadores com softwares de edição de áudio para a produção dos podcasts, microfones e fones de ouvido. Além disso, materiais de referência sobre argumentação, pesquisa e produção audiovisual serão providenciados para auxiliar os alunos em suas tarefas.

  • Acesso à internet
  • Computadores com softwares de edição de áudio
  • Microfones e fones de ouvido
  • Materiais de referência sobre argumentação e produção de podcasts

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo