EcoDebate: Sustentabilidade Urbana e Saúde

Desenvolvida por: Taiane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Sustentabilidade e Saúde

A atividade proposta busca integrar o aprendizado do espanhol com a conscientização sobre sustentabilidade urbana e saúde, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 e 3, respectivamente. Os alunos serão divididos em grupos e cada um investigará como diferentes aspectos da sustentabilidade urbana – como transporte limpo, áreas verdes e poluição – influenciam a promoção da saúde e bem-estar da população. Eles utilizarão recursos disponíveis em espanhol para realizar uma pesquisa rápida antes do debate, o que permitirá o desenvolvimento da habilidade de argumentação e a ampliação do vocabulário no idioma. A atividade será conduzida utilizando metodologias ativas, como 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', estimulando a participação ativa dos alunos, o pensamento crítico e a colaboração, enquanto discutem temas essenciais para o desenvolvimento sustentável e a saúde coletiva.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é ampliar o conhecimento dos alunos sobre sustentabilidade urbana e saúde pública, além de desenvolver competências linguísticas no espanhol, como vocabulário específico e habilidades de argumentação. Visamos também sensibilizar os estudantes para a importância de políticas públicas e ações individuais que promovam ambientes urbanos mais limpos e saudáveis, refletindo sobre como essas questões afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas. A interação em grupo e o uso de metodologias ativas favorecem o engajamento e a aprendizagem significativa, proporcionando uma experiência educacional dinâmica e participativa.

  • Desenvolver competências linguísticas em espanhol através do debate sobre temas relevantes.
  • Compreender a relação entre a sustentabilidade urbana e a saúde pública.
  • Promover a consciência sobre a importância das ações sustentáveis nas cidades.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.
  • Incentivar o trabalho colaborativo e a pesquisa ativa.

Conteúdo Programático

A atividade está fundamentada no estudo da sustentabilidade urbana, incluindo temas como transporte sustentável, poluição e áreas verdes, e sua conexão direta com a saúde pública. Será abordada a importância de entender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 e 3 para promover cidades mais sustentáveis e saudáveis. Utilizando o espanhol como meio de comunicação, os alunos terão a oportunidade de explorar como esses conceitos se aplicam no contexto das cidades latinas, ampliando sua visão global sobre os desafios e soluções em sustentabilidade urbana.

  • ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • ODS 3: Saúde e Bem-estar
  • Transporte sustentável e mobilidade urbana
  • Impacto da poluição na saúde pública
  • Papel das áreas verdes na promoção da saúde

Metodologia

A metodologia da atividade combina 'Atividade Mão-na-massa', para que os alunos realizem pesquisas ativas e preparem seus argumentos; 'Roda de Debate', onde poderão expressar suas opiniões e discutir as diferentes perspectivas sobre sustentabilidade urbana e saúde; e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', introduzindo dinâmicas que facilitam o aprendizado dos conteúdos de maneira lúdica. Esta abordagem promove a interatividade, o engajamento e uma compreensão mais profunda dos temas abordados, enquanto desenvolve habilidades essenciais como a argumentação, análise crítica e trabalho colaborativo.

  • Pesquisa rápida em espanhol sobre tópicos específicos
  • Formação de grupos para discussões e elaboração de argumentos
  • Organização de uma roda de debate para apresentação e discussão das ideias
  • Utilização de jogos e atividades lúdicas para reforçar os conceitos aprendidos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução dos temas, a divisão dos grupos e a pesquisa rápida. Na segunda aula, acontecerá o debate entre os grupos, seguido de uma sessão de reflexão coletiva sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução, divisão em grupos e pesquisa rápida.
  • Aula 2: Debate, apresentação dos grupos e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante as etapas da atividade. Serão considerados o engajamento na pesquisa, a qualidade dos argumentos desenvolvidos, a habilidade de colaboração dentro dos grupos e a participação na roda de debate. Feedbacks específicos serão fornecidos para estimular a reflexão e o desenvolvimento contínuo das habilidades de argumentação e comunicação em espanhol. Será estimulado um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os próprios alunos também poderão oferecer feedback aos colegas, promovendo uma cultura de aprendizado compartilhado e respeito mútuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa em espanhol, computadores ou dispositivos móveis, materiais para anotações, e espaços adequados para a realização das rodas de debate. Além disso, poderão ser utilizados jogos educativos online que abordem os temas de sustentabilidade e saúde, para a parte de aprendizagem baseada em jogos, enriquecendo a experiência de aprendizagem e tornando-a mais dinâmica e interativa.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Computadores ou dispositivos móveis
  • Materiais para anotações
  • Espaço adequado para a roda de debate
  • Jogos educativos online relacionados aos temas trabalhados

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo