EcoLiteratura: o Mundo Através dos Livros

Desenvolvida por: George… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Conscientização Ambiental através da Literatura

A atividade 'EcoLiteratura: o Mundo Através dos Livros' é projetada para envolver alunos do 3º ano do Ensino Médio na exploração da literatura estrangeira com foco em práticas sustentáveis e conscientização ambiental, especialmente as práticas de reciclagem. Os alunos realizarão pesquisas sobre como a reciclagem é abordada e praticada nos países da Inglaterra e Estados Unidos, tanto na realidade quanto em obras literárias. Posteriormente, os estudantes criarão apresentações comparativas donde analisarão a representação da reciclagem nessas literaturas e sua relevância social e ambiental. O grande objetivo é estimular uma leitura crítica sobre a importância das práticas sustentáveis e sua retratação na arte, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência ambiental nos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fomentar nos alunos do Ensino Médio a capacidade de analisar criticamente como a literatura estrangeira aborda questões de práticas sustentáveis, com foco na reciclagem, e a importância dessas práticas para a sociedade. Pretende-se, assim, desenvolver habilidades de pesquisa, interpretação de textos, análise crítica e apresentação. Além disso, busca-se despertar nos alunos uma consciência ambiental mais sólida e incentivar discussões sobre a responsabilidade que todos compartilhamos na preservação do meio ambiente.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica, focando no conteúdo ambiental das obras literárias estrangeiras.
  • Promover pesquisa e análise comparativa sobre práticas de reciclagem retratadas na literatura e na realidade.
  • Estimular o pensamento crítico e a conscientização ambiental.
  • Incentivar a elaboração e apresentação de argumentos bem fundamentados sobre temas contemporâneos de sustentabilidade.

Conteúdo Programático

Nosso conteúdo programático engloba estudo da literatura estrangeira voltada para a temática ambiental, com enfoque nas práticas de reciclagem nos países da Inglaterra e Estados Unidos. Inclui pesquisa sobre representações literárias da reciclagem e análise crítica sob a ótica da importância das práticas sustentáveis na sociedade atual. O ponto culminante é a criação de apresentações que comparem as práticas de reciclagem reais com suas representações na literatura, destacando a arte como meio de reflexão e conscientização ambiental.

  • Introdução à literatura ambiental estrangeira.
  • Pesquisa sobre práticas de reciclagem na Inglaterra e Estados Unidos.
  • Análise de obras literárias que abordem o tema da reciclagem.
  • Elaboração de apresentações comparativas sobre a reciclagem na realidade e na literatura.

Metodologia

Utilizaremos uma metodologia ativa, denominada 'Mão-na-massa', na qual os alunos terão um papel central no seu aprendizado através da pesquisa direta, análise e criação. A partir da exploração de obras literárias e pesquisas sobre práticas reais de reciclagem, os estudantes serão incentivados a debater, criar e apresentar suas descobertas e análises. Esta abordagem prática visa promover um envolvimento profundo com o tema e estimular o desenvolvimento de habilidades de análise crítica e comunicação eficaz.

  • Atividade de Research sobre reciclagem prática e literária.
  • Análise e discussão em grupo de trechos selecionados de obras literárias.
  • Desenvolvimento de apresentações comparativas em grupos.
  • Sessão de debates sobre as apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e iniciarão suas pesquisas e análises de obras literárias. Na segunda aula, os alunos finalizarão e apresentarão suas descobertas em um formato de apresentação comparativa, seguido de debates.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da pesquisa e análise.
  • Aula 2: Finalização das apresentações e realização dos debates.

Avaliação

A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de conduzir uma pesquisa aprofundada, na qualidade de suas análises literárias e na efetividade de suas apresentações comparativas. Será considerada a criatividade, clareza, argumentação lógica e fundamentação das posições tomadas durante os debates. Os critérios incluirão também a participação ativa nas discussões em classe e a colaboração no trabalho em grupo. Exemplos específicos de desempenho excelente podem incluir a identificação de temas ambientais únicos nas obras literárias ou argumentações excepcionalmente convincentes durante os debates.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets, cópias ou acesso online a obras literárias selecionadas que abordam a reciclagem, além de um projetor para as apresentações. Materiais de apoio como artigos acadêmicos ou vídeos educativos sobre reciclagem também serão utilizados para complementar as pesquisas dos alunos.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Computadores ou tablets para os alunos.
  • Acesso a obras literárias selecionadas.
  • Projetor para as apresentações.
  • Materiais de apoio sobre reciclagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo