Em Busca da Argumentação Perfeita

Desenvolvida por: Nicoll… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Redação
Temática: Debates Contemporâneos

Esta atividade desafia os alunos do 3º ano do Ensino Médio a explorar e debater sobre temas controversos da sociedade atual com uma abordagem crítica e analítica. Antes da realização em sala, os estudantes deverão investigar em fontes confiáveis dados e argumentos sobre um tema polêmico selecionado pelo professor. Utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, eles prepararão apresentações que defendam suas posições, embasadas nas informações coletadas. Durante a aula, em uma Roda de Debate, os alunos terão a oportunidade de expor seus argumentos, promovendo um ambiente de discussão respeitosa e fundamentada. O objetivo é aprimorar a capacidade dos alunos de estabelecer relações lógico-discursivas, como causa/efeito ou problema/solução, e utilizar recursos coesivos para assegurar a coerência e continuidade de suas argumentações, desenvolvendo habilidades críticas imprescindíveis para o exercício consciente da cidadania.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de argumentar de forma crítica, coesa e coerente sobre temas complexos e polêmicos. Espera-se que eles sejam capazes de selecionar informações de fontes confiáveis, estabelecer relações lógico-discursivas claras em suas argumentações e utilizar recursos coesivos eficientes para garantir a continuidade e progressão temática de seu discurso. Além disso, a atividade busca promover o respeito às diversas opiniões e a compreensão da importância de debater com fundamentos sólidos, contribuindo para a formação de indivíduos capazes de intervir de maneira crítica e construtiva na sociedade.

  • Desenvolver habilidades de argumentação crítica e fundamentada.
  • Utilizar corretamente recursos coesivos para conferir coerência às argumentações.
  • Selecionar e analisar informações de fontes confiáveis para sustentar argumentos.
  • Promover o respeito e a compreensão de diferentes pontos de vista.

Conteúdo Programático

A atividade está estruturada em torno dos conceitos de argumentação, análise crítica, e uso efetivo de recursos coesivos e relações lógico-discursivas. Os alunos serão introduzidos aos princípios da Sala de Aula Invertida e da Roda de Debate como metodologias ativas que fomentam o aprendizado colaborativo e a profundidade na exploração dos temas. A capacidade de buscar, selecionar e analisar informações em meio a um volume extenso de dados disponíveis será enfatizada, assim como a importância de estabelecer um diálogo respeitoso e construtivo em ambientes de debate.

  • Princípios da argumentação eficaz.
  • Recursos coesivos e relações lógico-discursivas (causa/efeito, problema/solução).
  • Seleção e análise crítica de fontes de informação.
  • Metodologias ativas: Sala de Aula Invertida e Roda de Debate.

Metodologia

A metodologia desta atividade inclui o emprego da Sala de Aula Invertida, incentivando os alunos a se prepararem antes da aula através da pesquisa e análise crítica de dados sobre o tema proposto. Na sala, a Roda de Debate será utilizada para promover o compartilhamento das informações coletadas e das diversas perspectivas dos alunos, estimulando o desenvolvimento de habilidades argumentativas em um ambiente dialógico. A preparação prévia e o debate em sala visam à consolidação dos conhecimentos e ao aprimoramento da capacidade de argumentação dos estudantes.

  • Preparação pré-aula: pesquisa sobre o tema proposto.
  • Sala de Aula Invertida: apresentação das argumentações preparadas.
  • Roda de Debate: troca de argumentos e perspectivas entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 80 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos apresentarão suas argumentações e participarão da Roda de Debate. Na segunda sessão, o debate continua com reflexões finais dos alunos e feedback do professor.

  • Aula 1: Apresentação das argumentações e início da Roda de Debate.
  • Aula 2: Continuação da Roda de Debate e reflexões finais.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na clareza e fundamentação das argumentações apresentadas, na eficácia do uso de recursos coesivos, e na habilidade de estabelecer relações lógico-discursivas pertinentes. Será também considerada a competência do aluno em selecionar e analisar informações de fontes confiáveis. A participação ativa no debate, o respeito pelas opiniões alheias e a capacidade de refletir criticamente sobre o tema e as argumentações apresentadas também serão critérios avaliativos importantes. Exemplos de desempenho excelente incluem um equilíbrio entre argumentação própria e engajamento com os argumentos dos colegas, além do uso eficiente de dados e fontes confiáveis para suportar pontos de vista.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem acesso a computadores ou dispositivos móveis com internet para a pesquisa de informações, além de um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Materiais de apoio como artigos, vídeos e outros recursos digitais sobre técnicas de argumentação e análise crítica também serão disponibilizados aos alunos para auxiliar na preparação das suas apresentações.

  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet.
  • Artigos e vídeos sobre argumentação e técnicas de debate.
  • Espaço físico adequado para a Roda de Debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo