Expedição Bibliográfica

Desenvolvida por: Letíci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Pesquisa e Análise de Informação

Nesta atividade, denominada Expedição Bibliográfica, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão levados a uma imersão nos diversos recursos oferecidos tanto por bibliotecas físicas quanto virtuais. Através da orientação do professor, eles aprenderão técnicas para realizar uma revisão bibliográfica eficiente, explorando como identificar fontes confiáveis, acessar bancos de dados acadêmicos e empregar ferramentas de busca avançadas para os seus projetos de pesquisa. A tarefa central dos alunos será a criação de um mapa conceitual que ilustre as conexões entre as diversas referências bibliográficas acerca de um tema previamente escolhido por cada um, promovendo desta forma, um entendimento aprofundado sobre como organizar e relacionar informações de forma lógica e estruturada. Esta atividade não só enfatiza a importância de uma leitura atenta e criteriosa, mas também permite que os estudantes descubram a vasta quantidade de recursos disponíveis, estimulando a construção de um sólido embasamento teórico para seus trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa futuros.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam equipar os estudantes com as habilidades essenciais para conduzir pesquisas acadêmicas de forma autônoma e eficaz. Espera-se que, ao final da Expedição Bibliográfica, os alunos sejam capazes de identificar e acessar fontes de informação confiáveis, utilizar de forma proficiente ferramentas de busca e bancos de dados acadêmicos, e desenvolver habilidades de leitura e análise crítica. A competência em organizar informações complexas em um mapa conceitual será também enfatizada, promovendo uma compreensão mais profunda dos temas de pesquisa e facilitando a visualização das conexões entre diferentes fontes e ideias.

  • Identificar fontes de informação confiáveis para pesquisa.
  • Utilizar bancos de dados acadêmicos e ferramentas de busca.
  • Desenvolver habilidades de leitura e análise crítica de textos.
  • Compor mapas conceituais para organizar e relacionar informações de forma lógica.
  • Construir um embasamento teórico sólido para projetos de pesquisa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG301: Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.
  • EM13LGG302: Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
  • EM13LGG303: Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.

Conteúdo Programático

A Expedição Bibliográfica abrange uma série de competências e habilidades relacionadas à pesquisa acadêmica. Os alunos serão introduzidos às práticas de revisão bibliográfica, aprendendo a diferenciar fontes confiáveis de fontes menos credíveis e a acessar uma variedade de bancos de dados acadêmicos. Além disso, desenvolverão competências para a utilização eficaz de ferramentas de busca, e exercitarão a leitura crítica, análise de textos, e a síntese de informações por meio da composição de mapas conceituais. Esta abordagem integrada tem como objetivo não apenas o aprimoramento das habilidades de pesquisa, mas também o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de argumentação.

  • Revisão bibliográfica eficaz: seleção e crítica de fontes.
  • Acesso e utilização de bancos de dados acadêmicos.
  • Ferramentas de busca online: dicas e estratégias.
  • Leitura crítica e análise de textos acadêmicos.
  • Composição de mapas conceituais para organização de ideias e referências.

Metodologia

A metodologia ativa será o cerne desta atividade, promovendo a participação ativa dos alunos em seu processo de aprendizado. Através de uma abordagem prática, os estudantes serão encorajados a assumir um papel mais ativo na exploração dos recursos bibliográficos, com a orientação e facilitação do professor servindo como um suporte. Trabalho em pequenos grupos, discussões em plenário, e o uso de tecnologia serão estratégias adotadas para fomentar a pesquisa, a colaboração e a construção autônoma do conhecimento. A criação do mapa conceitual permite uma reflexão sobre o processo de pesquisa, assim como a manifestação visual das redes de conhecimento construídas pelos alunos.

  • Orientação sobre fontes confiáveis e ferramentas de pesquisa.
  • Sessões práticas de pesquisa em bibliotecas físicas e virtuais.
  • Grupos de discussão para compartilhamento de descobertas e estratégias.
  • Atividades práticas para a criação de mapas conceituais.
  • Apresentações dos mapas conceituais e feedback coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A Expedição Bibliográfica será realizada em uma sessão de 60 minutos, precisamente planejada para abarcar desde a introdução dos conceitos fundamentais de pesquisa e revisão bibliográfica, passando pela exploração prática desses conceitos, até a criação e apresentação dos mapas conceituais pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de pesquisa e revisão bibliográfica (15 min), Pesquisa ativa em recursos bibliográficos (30 min), Início da elaboração dos mapas conceituais (15 min)

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final. Os alunos serão avaliados pela sua habilidade em identificar e acessar recursos relevantes, pela eficácia e criatividade na utilização das ferramentas de busca, e pela qualidade do mapeamento conceitual das informações obtidas. O envolvimento ativo durante as etapas de pesquisa e a capacidade de trabalhar de forma colaborativa também serão critérios importantes. Os mapas conceituais, como produtos finais, serão avaliados quanto à sua clareza, organização, e a profundidade com que refletem a compreensão do aluno sobre o tema pesquisado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos que incluem acesso a bibliotecas físicas e virtuais, computadores com conexão à internet para pesquisa em bancos de dados acadêmicos, ferramentas de criação de mapas conceituais digitais e materiais de escrita para notas. O professor também preparará uma lista de fontes confiáveis e bancos de dados recomendados como ponto de partida para as pesquisas dos alunos.

  • Acesso a bibliotecas físicas e virtuais.
  • Computadores com conexão à internet.
  • Ferramentas digitais para criação de mapas conceituais.
  • Listas de fontes confiáveis e bancos de dados recomendados.
  • Materiais de escrita para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo