Festival das Funções Linguísticas

Desenvolvida por: Amanda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Funções da Linguagem

Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a criar curtas de áudio ou vídeo que representem uma das seis funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética. Esta atividade emprega a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, utilizando também a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos, com cada grupo responsável por explorar uma função específica através da criação de um script e a produção de um curta que evidencie o uso dessa função em diferentes contextos de comunicação. Após a produção, os curtas serão apresentados em um festival, onde a classe discutirá as peculiaridades e os impactos de cada função no dia a dia, promovendo assim uma aprendizagem significativa sobre as várias formas de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver uma compreensão profunda sobre as funções da linguagem, destacando como elas se manifestam em diversos contextos e impactam a comunicação diária. Os alunos aprenderão a analisar e a produzir discursos em múltiplos formatos, aprimorando suas habilidades de interpretação, criação e crítica. Este projeto busca também fomentar a colaboração e a comunicação entre os alunos, habilidades essenciais no século XXI.

  • Compreender as funções da linguagem e suas aplicações no cotidiano.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, interpretação e produção textual e audiovisual.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Promover a análise crítica de textos multimodais.
  • Exercitar a criatividade na criação de scripts e produção de curtas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangido neste projeto inclui um estudo detalhado das seis funções da linguagem. Os alunos explorarão exemplos de cada função na mídia, literatura e em interações do dia a dia, além de discutir a importância dessas funções para a eficácia comunicativa e expressiva. O projeto também contemplará as etapas de escrita de scripts e produção audiovisual, abordando técnicas básicas de narração, filmagem e edição.

  • Introdução às funções da linguagem
  • Análise de exemplos de cada função da linguagem
  • Técnicas de escrita de script
  • Fundamentos da produção de áudio e vídeo
  • Edição de matéria audiovisual

Metodologia

Esta atividade será conduzida através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, incorporando a Sala de Aula Invertida para que os alunos possam realizar pesquisas e preparo fora da sala. Durante as aulas, haverá momentos destinados a discussões em grupo, planejamento e revisão dos curtas, coordenando-se com atividades práticas de filmagem e edição. A sala de aula será um ambiente dinâmico onde os alunos poderão compartilhar ideias, receber feedback e refinar seus projetos.

  • Pesquisa e estudo de exemplos fora da sala de aula
  • Discussões em grupo e brainstorming
  • Produção de scripts e storyboards
  • Filmagem e edição dos curtas
  • Apresentação e discussão dos projetos em festival

Aulas e Sequências Didáticas

O projeto será distribuído ao longo de 6 aulas de 50 minutos, permitindo adequado tempo para pesquisa, criação, produção e revisão dos curtas. A primeira aula será dedicada à introdução do projeto e divisão dos grupos. A segunda e terceira aulas focarão na pesquisa e planejamento dos curtas. As aulas quatro e cinco serão reservadas para a produção e edição, e a sexta aula será o festival de apresentação dos curtas.

  • Aula 1: Introdução e divisão de grupos
  • Aula 2 e 3: Pesquisa e planejamento
  • Aula 4 e 5: Produção e edição dos curtas
  • Aula 6: Festival de apresentação e discussão

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na eficácia com que cada grupo representa a função da linguagem atribuída, a qualidade técnica e criativa do curta, e a participação e colaboração dos membros do grupo durante o processo. A apresentação dos curtas proporcionará um momento de autoavaliação e avaliação por pares, onde cada grupo receberá feedback de seus colegas e professores. A qualidade do script, a interpretação dos atores, e a edição final também serão consideradas na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os materiais para esta atividade incluem acesso a câmeras ou smartphones com capacidade de filmagem, computadores com softwares de edição de vídeo, e acesso à internet para pesquisa. Materiais de escrita como papel e canetas serão necessários para o planejamento inicial e criação dos scripts. Além disso, a escola deve fornecer um espaço adequado para a finalização e apresentação dos curtas, como um auditório ou sala com projetor.

  • Câmeras ou smartphones
  • Computadores com software de edição
  • Acesso à internet
  • Materiais de escrita
  • Espaço para apresentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo