Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a criar curtas de áudio ou vídeo que representem uma das seis funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética. Esta atividade emprega a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, utilizando também a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos, com cada grupo responsável por explorar uma função específica através da criação de um script e a produção de um curta que evidencie o uso dessa função em diferentes contextos de comunicação. Após a produção, os curtas serão apresentados em um festival, onde a classe discutirá as peculiaridades e os impactos de cada função no dia a dia, promovendo assim uma aprendizagem significativa sobre as várias formas de comunicação.
O propósito desta atividade é desenvolver uma compreensão profunda sobre as funções da linguagem, destacando como elas se manifestam em diversos contextos e impactam a comunicação diária. Os alunos aprenderão a analisar e a produzir discursos em múltiplos formatos, aprimorando suas habilidades de interpretação, criação e crítica. Este projeto busca também fomentar a colaboração e a comunicação entre os alunos, habilidades essenciais no século XXI.
O conteúdo programático abrangido neste projeto inclui um estudo detalhado das seis funções da linguagem. Os alunos explorarão exemplos de cada função na mídia, literatura e em interações do dia a dia, além de discutir a importância dessas funções para a eficácia comunicativa e expressiva. O projeto também contemplará as etapas de escrita de scripts e produção audiovisual, abordando técnicas básicas de narração, filmagem e edição.
Esta atividade será conduzida através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, incorporando a Sala de Aula Invertida para que os alunos possam realizar pesquisas e preparo fora da sala. Durante as aulas, haverá momentos destinados a discussões em grupo, planejamento e revisão dos curtas, coordenando-se com atividades práticas de filmagem e edição. A sala de aula será um ambiente dinâmico onde os alunos poderão compartilhar ideias, receber feedback e refinar seus projetos.
O projeto será distribuído ao longo de 6 aulas de 50 minutos, permitindo adequado tempo para pesquisa, criação, produção e revisão dos curtas. A primeira aula será dedicada à introdução do projeto e divisão dos grupos. A segunda e terceira aulas focarão na pesquisa e planejamento dos curtas. As aulas quatro e cinco serão reservadas para a produção e edição, e a sexta aula será o festival de apresentação dos curtas.
A avaliação desta atividade será baseada na eficácia com que cada grupo representa a função da linguagem atribuída, a qualidade técnica e criativa do curta, e a participação e colaboração dos membros do grupo durante o processo. A apresentação dos curtas proporcionará um momento de autoavaliação e avaliação por pares, onde cada grupo receberá feedback de seus colegas e professores. A qualidade do script, a interpretação dos atores, e a edição final também serão consideradas na avaliação.
Os materiais para esta atividade incluem acesso a câmeras ou smartphones com capacidade de filmagem, computadores com softwares de edição de vídeo, e acesso à internet para pesquisa. Materiais de escrita como papel e canetas serão necessários para o planejamento inicial e criação dos scripts. Além disso, a escola deve fornecer um espaço adequado para a finalização e apresentação dos curtas, como um auditório ou sala com projetor.
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