Flashbacks Literários: Vidas Secas em Cena

Desenvolvida por: Moema … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Literatura e Artes Visuais

Na atividade 'Flashbacks Literários: Vidas Secas em Cena', alunos do 3º ano do Ensino Médio irão explorar a obra 'Vidas Secas', de Graciliano Ramos, através de uma imersão literária única que une leitura e fotografia. Inicialmente, os estudantes serão divididos em grupos para discutir capítulos específicos da obra, focando na seleção de cenas que ressaltam as temáticas sociais, históricas e políticas presentes no texto. Após essa análise profunda, cada grupo terá a tarefa de recriar as cenas escolhidas utilizando a fotografia, buscando captar a essência do contexto, dos personagens e dos ambientes descritos por Ramos. As fotografias resultantes, juntamente com reflexões escritas elaboradas pelos alunos, visa não apenas a reconstrução visual da narrativa, mas também a conexão das temáticas literárias com as realidades contemporâneas brasileiras. Esta atividade culminará em uma exposição aberta à comunidade escolar, promovendo um diálogo enriquecedor entre as artes visuais e a literatura, e permitindo uma reflexão coletiva sobre as questões abordadas pela obra.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo fomentar a apreciação literária e a criatividade dos alunos por meio da intersecção entre literatura e fotografia. Almeja-se desenvolver competências críticas e analíticas nos estudantes ao incentivá-los a interpretar e conectar as temáticas de 'Vidas Secas' com contextos históricos, sociais e políticos atuais. Ademais, busca-se estimular habilidades de colaboração e comunicação, essenciais para o trabalho em grupo e para a articulação de ideias e sentimentos por meio de diferentes linguagens – textual e visual. Espera-se que ao final da atividade, os alunos possam compreender mais profundamente a realidade retratada na obra de Graciliano Ramos, bem como sua relevância para a compreensão da cultura e sociedade brasileiras.

  • Fomentar a apreciação da literatura brasileira clássica.
  • Desenvolver habilidades críticas e analíticas.
  • Estimular a criatividade na intersecção entre diferentes linguagens artísticas.
  • Promover a consciência sobre contextos sociais, históricos e políticos brasileiros.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG603: Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas.
  • EM13LP47: Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.
  • EM13LP48: Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone ocidental, em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos estéticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo aprofundado de 'Vidas Secas', focando em sua importância literária e histórica como retrato da realidade social e econômica do sertão nordestino. Além disso, incluiremos noções básicas de fotografia e composição visual, essenciais para a recriação artística das cenas escolhidas pelos alunos. Discutiremos também a forma como a literatura pode ser um espelho da sociedade, refletindo e criticando suas condições e transformações.

  • Análise literária de 'Vidas Secas'.
  • Noções básicas de fotografia e composição visual.
  • A literatura como reflexo da sociedade.

Metodologia

A metodologia desta atividade será pautada em atividades mão-na-massa e em rodas de debate. Inicialmente, os alunos serão agrupados e orientados a discutir os capítulos selecionados do livro, analisando-os sob uma perspectiva crítica e escolhendo cenas para recriar. Posteriormente, serão introduzidos à fotografia, recebendo orientações básicas sobre composição visual para capturar as cenas selecionadas. Todas as etapas terão como suporte a dinâmica de roda de debate, promovendo discussões que aprofundem o entendimento das obras e estimulem a reflexão sobre as interseções entre literatura, sociedade e arte.

  • Leitura e discussão em grupo dos capítulos do livro.
  • Seleção e análise crítica de cenas para recriação fotográfica.
  • Introdução à fotografia e composição visual.
  • Roda de debate sobre as obras e suas conexões com a realidade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 8 aulas de 60 minutos, distribuídas em duas semanas. Inicialmente, dedicar-se-á tempo à formação dos grupos e à leitura e análise dos capítulos. Nas aulas seguintes, os alunos trabalharão na seleção e planejamento das cenas, introdução à fotografia e captura das imagens. As últimas aulas serão dedicadas à escrita das reflexões e à organização da exposição. Este cronograma permite uma imersão gradual e profunda, tanto no conteúdo literário quanto na expressão artística.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2-3: Leitura e discussão dos capítulos selecionados.
  • Aula 4-5: Workshop de fotografia e planejamento das cenas.
  • Aula 6: Captura das fotos em locais escolhidos.
  • Aula 7: Escrita das reflexões sobre as cenas fotografadas.
  • Aula 8: Organização e montagem da exposição.

Avaliação

A avaliação dos alunos será composta por diversos critérios, englobando a participação nas discussões, a criatividade e originalidade na recriação fotográfica das cenas, a profundidade das reflexões escritas, bem como o envolvimento e colaboração no trabalho em grupo. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos de conectar as cenas escolhidas com as realidades sociais, históricas e políticas discutidas, assim como a qualidade estética e técnica das fotografias. Além disso, a organização e apresentação na exposição também farão parte dos critérios de avaliação, proporcionando uma visão completa do engajamento e compreensão dos alunos em relação à atividade proposta.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários diversos recursos, incluindo cópias do livro 'Vidas Secas' para cada grupo, câmeras fotográficas ou smartphones com boa qualidade de câmera, acesso a computadores com softwares de edição de fotos para ajustes básicos, materiais para a montagem da exposição como cartolinas, tintas e canetas para as legendas explicativas, além de um espaço adequado para a realização da exposição. Estes recursos são essenciais para proporcionar uma experiência imersiva e produtiva, permitindo que os alunos expressam suas visões criativas e críticas de forma concreta e impactante.

  • Cópias do livro 'Vidas Secas'.
  • Câmeras fotográficas ou smartphones.
  • Computadores com softwares de edição de fotos.
  • Materiais para montagem da exposição.
  • Espaço para realização da exposição.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo