Na atividade 'Flashbacks Literários: Vidas Secas em Cena', alunos do 3º ano do Ensino Médio irão explorar a obra 'Vidas Secas', de Graciliano Ramos, através de uma imersão literária única que une leitura e fotografia. Inicialmente, os estudantes serão divididos em grupos para discutir capítulos específicos da obra, focando na seleção de cenas que ressaltam as temáticas sociais, históricas e políticas presentes no texto. Após essa análise profunda, cada grupo terá a tarefa de recriar as cenas escolhidas utilizando a fotografia, buscando captar a essência do contexto, dos personagens e dos ambientes descritos por Ramos. As fotografias resultantes, juntamente com reflexões escritas elaboradas pelos alunos, visa não apenas a reconstrução visual da narrativa, mas também a conexão das temáticas literárias com as realidades contemporâneas brasileiras. Esta atividade culminará em uma exposição aberta à comunidade escolar, promovendo um diálogo enriquecedor entre as artes visuais e a literatura, e permitindo uma reflexão coletiva sobre as questões abordadas pela obra.
Esta atividade tem como objetivo fomentar a apreciação literária e a criatividade dos alunos por meio da intersecção entre literatura e fotografia. Almeja-se desenvolver competências críticas e analíticas nos estudantes ao incentivá-los a interpretar e conectar as temáticas de 'Vidas Secas' com contextos históricos, sociais e políticos atuais. Ademais, busca-se estimular habilidades de colaboração e comunicação, essenciais para o trabalho em grupo e para a articulação de ideias e sentimentos por meio de diferentes linguagens – textual e visual. Espera-se que ao final da atividade, os alunos possam compreender mais profundamente a realidade retratada na obra de Graciliano Ramos, bem como sua relevância para a compreensão da cultura e sociedade brasileiras.
O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo aprofundado de 'Vidas Secas', focando em sua importância literária e histórica como retrato da realidade social e econômica do sertão nordestino. Além disso, incluiremos noções básicas de fotografia e composição visual, essenciais para a recriação artística das cenas escolhidas pelos alunos. Discutiremos também a forma como a literatura pode ser um espelho da sociedade, refletindo e criticando suas condições e transformações.
A metodologia desta atividade será pautada em atividades mão-na-massa e em rodas de debate. Inicialmente, os alunos serão agrupados e orientados a discutir os capítulos selecionados do livro, analisando-os sob uma perspectiva crítica e escolhendo cenas para recriar. Posteriormente, serão introduzidos à fotografia, recebendo orientações básicas sobre composição visual para capturar as cenas selecionadas. Todas as etapas terão como suporte a dinâmica de roda de debate, promovendo discussões que aprofundem o entendimento das obras e estimulem a reflexão sobre as interseções entre literatura, sociedade e arte.
A atividade será desenvolvida ao longo de 8 aulas de 60 minutos, distribuídas em duas semanas. Inicialmente, dedicar-se-á tempo à formação dos grupos e à leitura e análise dos capítulos. Nas aulas seguintes, os alunos trabalharão na seleção e planejamento das cenas, introdução à fotografia e captura das imagens. As últimas aulas serão dedicadas à escrita das reflexões e à organização da exposição. Este cronograma permite uma imersão gradual e profunda, tanto no conteúdo literário quanto na expressão artística.
A avaliação dos alunos será composta por diversos critérios, englobando a participação nas discussões, a criatividade e originalidade na recriação fotográfica das cenas, a profundidade das reflexões escritas, bem como o envolvimento e colaboração no trabalho em grupo. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos de conectar as cenas escolhidas com as realidades sociais, históricas e políticas discutidas, assim como a qualidade estética e técnica das fotografias. Além disso, a organização e apresentação na exposição também farão parte dos critérios de avaliação, proporcionando uma visão completa do engajamento e compreensão dos alunos em relação à atividade proposta.
Para a execução desta atividade serão necessários diversos recursos, incluindo cópias do livro 'Vidas Secas' para cada grupo, câmeras fotográficas ou smartphones com boa qualidade de câmera, acesso a computadores com softwares de edição de fotos para ajustes básicos, materiais para a montagem da exposição como cartolinas, tintas e canetas para as legendas explicativas, além de um espaço adequado para a realização da exposição. Estes recursos são essenciais para proporcionar uma experiência imersiva e produtiva, permitindo que os alunos expressam suas visões criativas e críticas de forma concreta e impactante.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula