Nesta atividade interativa, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a mergulhar nas nuances da gramática tradicional em contraste com as gramáticas de uso contemporâneas. Ao serem divididos em grupos, receberão como preparação a tarefa de estudar, em casa, uma série de textos e vídeos abordando ambas as visões gramaticais. O objetivo é equipá-los com uma compreensão sólida e diversificada dos conceitos, permitindo um debate rico e fundamentado em sala de aula. Cada grupo representará um ponto de vista específico, defendendo o uso da norma-padrão ou a adoção da linguagem coloquial e das gramáticas de uso em contextos variados. Este debate visa promover uma reflexão crítica sobre as diferentes abordagens gramaticais, incentivando os alunos a utilizar exemplos concretos e fundamentação teórica em suas argumentações. Através desta dinâmica, esperamos fomentar a capacidade analítica e argumentativa dos alunos, além de uma compreensão mais aprofundada sobre a aplicabilidade e relevância das regras gramaticais na comunicação eficaz.
Este debate tem como objetivo principal promover um entendimento crítico e aprofundado sobre as diferenças fundamentais entre a gramática tradicional e as gramáticas de uso. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de argumentar de maneira coerente e fundamentada, demonstrando compreensão sobre o papel e a relevância de diferentes abordagens gramaticais na comunicação contemporânea. Além disso, esta atividade visa estimular o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise e debate, preparando os estudantes para a utilização eficaz da língua em variados contextos comunicativos.
A atividade incide sobre o estudo comparativo entre a gramática tradicional e as gramáticas de uso, enfocando a capacidade dos alunos de discernir e debater as principais ideias e conceitos que distinguem essas duas abordagens. Além disso, foca no desenvolvimento de habilidades de comunicação oral, através da preparação e participação em debates, e na capacidade dos estudantes de aplicar teorias linguísticas em análises práticas e argumentações fundamentadas.
Utilizando a metodologia de Sala de Aula Invertida, os alunos serão primeiro instruídos a explorar o conteúdo sobre gramática tradicional e gramáticas de uso em casa, por meio de textos e vídeos selecionados. Em sala, atividades como brainstorms e pequenos grupos de discussão prepararão o terreno para o debate principal. Aprendizagem Baseada em Jogos será incorporada ao introduzir elementos gamificados no debate, como pontuações por argumentos bem fundamentados, incentivando uma participação mais ativa e engajada.
Ao longo de duas horas, divididas em três aulas de 40 minutos, os alunos passarão por uma sequência de atividades cuidadosamente planejadas. Inicialmente, haverá uma revisão dos materiais de estudo e uma sessão de brainstorm. Posteriormente, os grupos se formarão para discutir e preparar seus argumentos. A última aula será dedicada ao debate, permitindo que cada grupo apresente suas ideias e responda aos questionamentos, sob a orientação do professor.
A avaliação se dará através de uma análise qualitativa dos argumentos apresentados por cada grupo durante o debate, considerando a profundidade, relevância, embasamento teórico e habilidade de comunicação. Será atribuída uma pontuação baseada na clareza, originalidade e eficácia do uso de exemplos e fundamentação teórica nas argumentações. Feedback individualizado será fornecido para promover o desenvolvimento contínuo das habilidades de argumentação e compreensão gramatical dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais de leitura e vídeos sobre gramática tradicional e gramáticas de uso, além de recursos para a gravação do debate, como câmera e microfone, para análise posterior. O uso de recursos digitais, como fóruns ou plataformas de votação eletrônica, pode enriquecer a experiência ao permitir a participação ativa de todos os alunos durante o debate.
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