Gramática X Realidade: Um Debate de Ideias

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Gramática tradicional vs. gramáticas de uso

Nesta atividade interativa, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a mergulhar nas nuances da gramática tradicional em contraste com as gramáticas de uso contemporâneas. Ao serem divididos em grupos, receberão como preparação a tarefa de estudar, em casa, uma série de textos e vídeos abordando ambas as visões gramaticais. O objetivo é equipá-los com uma compreensão sólida e diversificada dos conceitos, permitindo um debate rico e fundamentado em sala de aula. Cada grupo representará um ponto de vista específico, defendendo o uso da norma-padrão ou a adoção da linguagem coloquial e das gramáticas de uso em contextos variados. Este debate visa promover uma reflexão crítica sobre as diferentes abordagens gramaticais, incentivando os alunos a utilizar exemplos concretos e fundamentação teórica em suas argumentações. Através desta dinâmica, esperamos fomentar a capacidade analítica e argumentativa dos alunos, além de uma compreensão mais aprofundada sobre a aplicabilidade e relevância das regras gramaticais na comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

Este debate tem como objetivo principal promover um entendimento crítico e aprofundado sobre as diferenças fundamentais entre a gramática tradicional e as gramáticas de uso. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de argumentar de maneira coerente e fundamentada, demonstrando compreensão sobre o papel e a relevância de diferentes abordagens gramaticais na comunicação contemporânea. Além disso, esta atividade visa estimular o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise e debate, preparando os estudantes para a utilização eficaz da língua em variados contextos comunicativos.

  • Compreender as diferenças entre a gramática tradicional e as gramáticas de uso.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Aplicar o conhecimento teórico sobre gramática em análises concretas.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o uso da língua.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP09: Comparar o tratamento dado pela gramática tradicional e pelas gramáticas de uso contemporâneas em relação a diferentes tópicos gramaticais, de forma a perceber as diferenças de abordagem e o fenômeno da variação linguística e analisar motivações que levam ao predomínio do ensino da norma-padrão na escola.
  • EM13LP16: Produzir e analisar textos orais, considerando sua adequação aos contextos de produção, à forma composicional e ao estilo do gênero em questão, à clareza, à progressão temática e à variedade linguística empregada, como também aos elementos relacionados à fala (modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc.) e à cinestesia (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.).

Conteúdo Programático

A atividade incide sobre o estudo comparativo entre a gramática tradicional e as gramáticas de uso, enfocando a capacidade dos alunos de discernir e debater as principais ideias e conceitos que distinguem essas duas abordagens. Além disso, foca no desenvolvimento de habilidades de comunicação oral, através da preparação e participação em debates, e na capacidade dos estudantes de aplicar teorias linguísticas em análises práticas e argumentações fundamentadas.

  • Gramática Tradicional vs. Gramáticas de Uso
  • Variação Linguística
  • Norma-Padrão e Linguagem Coloquial
  • Técnicas de Debate e Argumentação
  • Aplicação de Teorias Linguísticas

Metodologia

Utilizando a metodologia de Sala de Aula Invertida, os alunos serão primeiro instruídos a explorar o conteúdo sobre gramática tradicional e gramáticas de uso em casa, por meio de textos e vídeos selecionados. Em sala, atividades como brainstorms e pequenos grupos de discussão prepararão o terreno para o debate principal. Aprendizagem Baseada em Jogos será incorporada ao introduzir elementos gamificados no debate, como pontuações por argumentos bem fundamentados, incentivando uma participação mais ativa e engajada.

  • Instrução prévia com materiais de leitura e vídeos
  • Brainstorms e discussões em pequenos grupos
  • Debate estruturado com papéis definidos para cada grupo
  • Elementos gamificados para engajar os alunos

Aulas e Sequências Didáticas

Ao longo de duas horas, divididas em três aulas de 40 minutos, os alunos passarão por uma sequência de atividades cuidadosamente planejadas. Inicialmente, haverá uma revisão dos materiais de estudo e uma sessão de brainstorm. Posteriormente, os grupos se formarão para discutir e preparar seus argumentos. A última aula será dedicada ao debate, permitindo que cada grupo apresente suas ideias e responda aos questionamentos, sob a orientação do professor.

  • Aula 1: Revisão dos materiais e brainstorm inicial.
  • Aula 2: Formação dos grupos e preparação dos argumentos.
  • Aula 3: Realização do debate e feedback final.

Avaliação

A avaliação se dará através de uma análise qualitativa dos argumentos apresentados por cada grupo durante o debate, considerando a profundidade, relevância, embasamento teórico e habilidade de comunicação. Será atribuída uma pontuação baseada na clareza, originalidade e eficácia do uso de exemplos e fundamentação teórica nas argumentações. Feedback individualizado será fornecido para promover o desenvolvimento contínuo das habilidades de argumentação e compreensão gramatical dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais de leitura e vídeos sobre gramática tradicional e gramáticas de uso, além de recursos para a gravação do debate, como câmera e microfone, para análise posterior. O uso de recursos digitais, como fóruns ou plataformas de votação eletrônica, pode enriquecer a experiência ao permitir a participação ativa de todos os alunos durante o debate.

  • Textos e vídeos sobre gramática tradicional e gramáticas de uso
  • Câmera e microfone para gravação do debate
  • Fóruns ou plataformas de votação eletrônica

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo