Laboratório de Memes

Desenvolvida por: Érica … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Comunicação e expressão na era digital

O Laboratório de Memes é uma atividade pedagógica prática destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, com o objetivo de explorar as funções da linguagem e conceitos de semiótica na criação de memes sobre temas atuais e relevantes para a juventude. Por meio desta atividade, os alunos terão a oportunidade de analisar e praticar o funcionamento das linguagens em uma das formas de comunicação mais populares na internet, os memes. Através da criação de memes, os estudantes poderão refletir criticamente sobre como textos multimodais - que combinam imagens, textos e ícones - são utilizados para comunicar eficazmente em diversos contextos. Este exercício permite aos alunos explorar e compreender melhor o impacto de suas escolhas linguísticas em suas comunicações, além de estimular a criatividade e o pensamento crítico ao abordar temas de relevância social e cultural.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada das funções da linguagem e da semiótica, aplicadas ao contexto dos memes, que são uma forma expressiva e influente de comunicação na internet. Os estudantes serão incentivados a pensar criticamente sobre o uso de linguagem e imagens para criar mensagens que sejam ao mesmo tempo envolventes e significativas. Este exercício visa desenvolver habilidades de análise de texto, compreensão da importância do contexto na comunicação, e a capacidade de aplicar teorias linguísticas e semióticas na prática de criação de conteúdo digital. Além disso, espera-se que os alunos reconheçam a relevância dos memes como meio de refletir e criticar aspectos da cultura e sociedade contemporâneas.

  • Compreender as funções da linguagem e conceitos de semiótica na criação de memes.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica de textos multimodais.
  • Explorar a influência da escolha linguística e imagética na eficácia da comunicação.
  • Estimular a criatividade na expressão de ideias sobre temas atuais.
  • Fomentar a reflexão sobre o papel dos memes na cultura e comunicação digitais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

A atividade abordará os fundamentos da semiótica e das funções da linguagem, focando em como esses conceitos se aplicam à criação e interpretação de memes. Os alunos explorarão a semiose, o processo pelo qual sinais e símbolos (textuais, visuais, e outros) produzem significado, em contexto com a cultura juvenil atual. Através da análise de exemplos de memes populares e da criação de seus próprios memes, os estudantes aplicarão teorias da comunicação e semiótica, compreendendo a importância da escolha de imagens, textos e símbolos na transmissão eficaz de mensagens.

  • Introdução às funções da linguagem
  • Conceitos básicos de semiótica e semiose
  • Análise de memes como textos multimodais
  • Reflexão sobre o impacto social e cultural dos memes
  • Práticas de criação de memes

Metodologia

Seguindo a metodologia ativa 'Mão-na-massa', a atividade será desenvolvida em duas fases principais. Inicialmente, os alunos participarão de uma breve exposição teórica sobre as funções da linguagem e conceitos básicos de semiótica. Após essa etapa, eles serão divididos em pequenos grupos para a fase prática, onde criarão seus próprios memes baseados em temas atuais, aplicando os conceitos aprendidos. Será incentivada a colaboração entre os alunos, permitindo a troca de ideias e feedbacks construtivos. O uso de ferramentas digitais e recursos online será essencial para a pesquisa de imagens, edição e composição dos memes.

  • Exposição teórica sobre linguagem e semiótica
  • Análise dirigida de exemplos de memes
  • Trabalho em grupo para criação de memes
  • Apresentação e discussão dos memes criados
  • Feedback coletivo e reflexão sobre o processo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá a duração total de 1 hora, dividida em duas sessões de 30 minutos cada. Na primeira sessão, será realizada a exposição teórica e análise de exemplos. A segunda sessão será destinada à criação de memes pelos alunos, seguida de uma discussão coletiva sobre as produções.

  • Aula 1: Introdução teórica e análise de exemplos (30 minutos)
  • Aula 2: Criação de memes e discussão coletiva (30 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, incluindo as etapas de discussão teórica, criação de memes, e contribuição para as discussões coletivas. Especial atenção será dada à aplicação criativa dos conceitos de linguagem e semiótica na criação dos memes, bem como à capacidade de reflexão e crítica sobre os temas abordados. Serão considerados critérios como a originalidade, relevância, e coerência dos memes criados, além da qualidade da análise e discussão em grupo. Esta avaliação formativa tem como objetivo principal incentivar o pensamento crítico e a expressão criativa, mais do que julgar o desempenho individual estritamente.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos digitais como computadores ou tablets com acesso à internet, programas ou sites de edição de imagens, e plataformas para compartilhamento e discussão de conteúdo, como fóruns ou redes sociais educacionais. Além disso, materiais de apoio sobre linguagem e semiótica serão providenciados para auxiliar na fase teórica da atividade.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Programas ou sites de edição de imagens
  • Plataformas para compartilhamento e discussão
  • Materiais de apoio sobre linguagem e semiótica

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo