Líderes do Futuro: Comunicando para Liderar

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Liderança e Comunicação

No mundo cada vez mais conectado e em constante mudança em que vivemos, a capacidade de liderar de maneira eficaz é crucial. A liderança, no entanto, vai além da capacidade de dar ordens ou delegar tarefas; requer a habilidade de comunicar visões, motivar indivíduos e inspirar a ação. No projeto Líderes do Futuro: Comunicando para Liderar, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão introduzidos aos conceitos de liderança e comunicação eficaz. Por meio de uma Roda de Debate, eles explorarão e discutirão as características essenciais de um líder eficaz, focando especialmente em como um líder comunica suas intenções e mobiliza sua equipe nas diversas circunstâncias. Utilizando contextos simulados de ambiente de trabalho, os estudantes terão a missão de criar seus próprios projetos de liderança, aplicando o que aprenderam sobre registros e variedades linguísticas para adaptar sua comunicação a diferentes situações e audiências. Este desafio prático visa não somente aprimorar seus entendimentos sobre liderança e comunicação, mas também desenvolver habilidades essenciais como persuasão, adaptação linguística e trabalho em equipe, preparando-os para o mercado de trabalho futuro.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal o desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes, com foco na liderança. Os alunos aprenderão a identificar e aplicar diferentes funções da linguagem e variedades linguísticas em contextos variados, além de aprimorar habilidades de argumentação, negociação e persuasão. Por meio da elaboração de projetos de liderança e participação em Rodas de Debate, pretendemos estimular a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em equipe. Este projeto também visa fomentar a autoconfiança dos alunos ao se expressarem e ao assumirem posições de liderança, qualidades indispensáveis no mercado de trabalho.

  • Compreender e aplicar variadas funções da linguagem e registros em contextos distintos
  • Desenvolver habilidades de comunicação eficaz, argumentação e persuasão
  • Estimular a liderança criativa e ética
  • Fomentar o trabalho em equipe e a capacidade de negociação
  • Promover a adaptação linguística como ferramenta de liderança

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT310: Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.
  • EM13LGG303: Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
  • EM13LGG305: Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.

Conteúdo Programático

A atividade será centrada em torno de conceitos chave de liderança e comunicação. Os alunos explorarão teorias de liderança, incluindo diferentes estilos e as qualidades necessárias para um líder ser eficaz. Será dada especial atenção às funções da linguagem e ao uso de registros linguísticos variados como ferramentas cruciais para líderes comunicarem eficazmente suas visões e mobilizarem suas equipes. Além disso, discussões irão girar em torno da importância da argumentação, persuasão e adaptação linguística em contextos profissionais e pessoais.

  • Teorias e estilos de liderança
  • Funções da linguagem e registros linguísticos
  • Comunicação eficaz e técnicas de persuasão
  • Simulação de ambiente de trabalho para desenvolvimento de projetos
  • Roda de Debate como metodologia ativa

Metodologia

A metodologia ativa Roda de Debate será um ponto central desta atividade, promovendo a interação, o diálogo e a troca de perspectivas entre os estudantes. Essa abordagem permitirá que os alunos coloquem em prática as habilidades desenvolvidas durante o curso da atividade, especialmente em relação à comunicação e liderança. Além disso, a elaboração de projetos de liderança em grupos estimulará a colaboração, o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas de forma criativa. Através dessa metodologia, os alunos terão a oportunidade de aplicar teorias e conceitos em situações práticas, preparando-os para desafios reais.

  • Introdução aos conceitos chave por meio de leituras e vídeos
  • Discussões grupais e rodas de debate
  • Desenvolvimento de projetos de liderança em grupo
  • Simulação de ambiente de trabalho
  • Apresentação e avaliação dos projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 20 horas, distribuídas em 30 aulas de 40 minutos cada. O cronograma inclui a introdução aos temas chave, discussões em grupo, desenvolvimento de projeto e simulações, culminando na apresentação dos projetos finais.

  • Aula 1-4: Introdução aos conceitos de liderança e comunicação
  • Aula 5-8: Teorias de liderança e funções da linguagem
  • Aula 9-12: Trabalho em grupo para esboço de projetos
  • Aula 13-16: Rodas de Debate sobre liderança eficaz
  • Aula 17-20: Desenvolvimento de projeto e simulação de ambiente de trabalho
  • Aula 21-24: Preparação da apresentação dos projetos
  • Aula 25-30: Apresentação dos projetos e feedback

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas Rodas de Debate, na qualidade e criatividade dos projetos de liderança desenvolvidos e na eficácia da comunicação e argumentação demonstradas durante as apresentações dos projetos. Serão considerados critérios como originalidade, aplicação dos conceitos de liderança e comunicação, capacidade de trabalhar em equipe e qualidade da argumentação. A participação ativa e construtiva nas discussões também será um fator importante na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão materiais de leitura sobre liderança e comunicação, vídeos educativos, acesso à internet para pesquisa, materiais para criação de projetos (por exemplo, cartolina, marcadores, notebooks), além de espaços adequados para a realização das Rodas de Debate e apresentações dos projetos.

  • Materiais de leitura específicos
  • Vídeos educativos
  • Acesso à internet
  • Materiais para projetos
  • Espaço para debates e apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo