Literatura Olímpica: A Narrativa por Trás dos Jogos

Desenvolvida por: Erika … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Olímpiadas e Literatura

Esta atividade propõe uma imersão na história e nas narrativas que formam o tecido das Olimpíadas, desde os seus primórdios na Grécia Antiga até a atualidade, sob o prisma da literatura brasileira e mundial que se debruça sobre o esporte. Através da leitura e análise de trechos selecionados de obras literárias brasileiras, bem como de artigos históricos e biografias de atletas olímpicos brasileiros emblemáticos, os alunos serão convidados a participar de uma roda de debate, a fim de discutir as diversas facetas de representação dos Jogos Olímpicos na literatura. Esta discussão tem como objetivo principal estimular uma reflexão crítica sobre como os eventos esportivos maiores, como as Olimpíadas, influenciam e são influenciados pelos contextos socioculturais de suas épocas. Ao encorajar os estudantes a explorar a interseção entre esporte, literatura e sociedade, esperamos proporcionar uma compreensão mais profunda não apenas da história dos jogos, mas também do papel que desempenham na cultura e na formação de identidades nacionais e individuais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade englobam a compreensão da influência recíproca entre esporte e sociedade, observada através da lente da literatura, bem como o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas em relação à leitura e à interpretação de textos literários e históricos. Pretende-se que os alunos possam identificar e analisar as diferentes perspectivas e representações das Olimpíadas em diversos gêneros literários, reconhecendo tanto o valor cultural do esporte quanto o seu impacto social ao longo dos tempos. Além disso, espera-se promover um ambiente de discussão e troca de ideias que incentive o respeito por diferentes pontos de vista, assim como a capacidade de argumentação e o exercício do pensamento crítico.

  • Analisar e debater as representações das Olimpíadas na literatura brasileira e sua evolução histórica.
  • Refletir sobre o impacto dos grandes eventos esportivos na cultura e na sociedade.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos literários e históricos.
  • Estimular a capacidade de argumentação e o pensamento crítico.
  • Promover o respeito e o entendimento de diferentes perspectivas culturais e históricas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Analisar, de maneira cada vez mais aprofundada, o funcionamento dos sistemas simbólicos nos diferentes campos do saber, das artes e da literatura, interpretando textos e discursos em seus aspectos formais e conteudísticos.
  • EM13LP26 - Utilizar as linguagens verbal e não verbal na produção de textos que articulem diferentes posições argumentativas relacionadas às questões socioculturais e aos valores humanos em questão, em diferentes situações de interlocução.
  • EM13CHS101 - Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas a confrontar interpretações sobre as sociedades e culturas do passado e do presente.
  • EM13CHS102 - Utilizar os conhecimentos históricos para analisar crítica e eticamente os conflitos e as questões contemporâneas, reconhecendo as posições de diferentes agentes e as desigualdades estruturais neles implicadas.
  • EM13CHS106 - Analisar as dimensões das práticas, representações e valores do esporte e do lazer nas diferentes sociedades, inclusive naquelas pertencentes aos povos originários e às comunidades tradicionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo das Olimpíadas desde suas origens na Grécia Antiga até os dias atuais, com foco nas representações literárias desses eventos em obras brasileiras. Os alunos irão explorar a evolução dos Jogos Olímpicos, compreendendo os contextos históricos, políticos e culturais que influenciaram e foram influenciados por eles. Serão analisadas as representações da competição, do espírito olímpico e dos atletas nas literaturas, refletindo sobre as narrativas construídas em torno dessa competição global e seu papel na formação da identidade nacional e individual.

  • História das Olimpíadas: origens, evolução e importância.
  • Análise de obras literárias brasileiras que retratam as Olimpíadas.
  • Estudo de biografias de atletas olímpicos brasileiros marcantes.
  • Discussão sobre o impacto dos Jogos Olímpicos na sociedade e na cultura.
  • Reflexão crítica sobre o papel dos eventos esportivos globais na formação de identidades.

Metodologia

A metodologia da atividade será pautada na Roda de Debate, promovendo uma discussão ativa e participativa dos alunos sobre o tema. Antes do debate, será feita a leitura compartilhada de trechos das obras literárias selecionadas, além do estudo de biografias de atletas olímpicos e artigos históricos. Esta preparação visa fornecer o embasamento necessário para uma participação informada e crítica. Durante o debate, os alunos serão encorajados a expressar suas opiniões, fazer conexões entre os textos lidos e as questões contemporâneas relacionadas aos Jogos Olímpicos, sempre mediados pelo professor, que guiará a discussão de modo produtivo.

  • Leitura compartilhada de trechos escolhidos de literatura que aborda o esporte.
  • Análise de artigos históricos e biografias de atletas.
  • Roda de Debate sobre as diferentes formas de representação das Olimpíadas na literatura.
  • Reflexão coletiva sobre o impacto cultural e social dos Jogos Olímpicos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Inicialmente, será feita uma breve introdução sobre o tema (15 minutos), seguida pela leitura compartilhada e análise dos trechos selecionados (20 minutos). A maior parte da aula será dedicada à Roda de Debate (20 minutos), e, por último, uma síntese das discussões e reflexões finais (5 minutos).

  • Aula 1: Introdução ao tema, leitura e análise de trechos, Roda de Debate, e síntese final.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa e engajamento dos alunos durante toda a atividade, incluindo a fase de leitura e análise dos textos e, principalmente, durante a Roda de Debate. Será valorizada a capacidade dos alunos de expressarem suas opiniões de forma respeitosa, fazerem conexões relevantes entre os textos e o contexto dos Jogos Olímpicos, além da habilidade de argumentação crítica e reflexão sobre o impacto cultural e social dos eventos esportivos. Exemplos concretos de participações destacadas e insights profundos serão usados para ilustrar os critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como cópias de trechos de obras literárias que abordam o tema das Olimpíadas, além de artigos históricos e biografias de atletas olímpicos brasileiros para a fase de preparação. Equipamentos de projeção podem ser empregados para exibir imagens ou vídeos curtos que ilustrem momentos marcantes dos Jogos Olímpicos, favorecendo uma imersão visual no tema. A sala de aula deverá ser arranjada de forma a facilitar a interação entre os alunos durante a Roda de Debate.

  • Cópias de trechos de obras literárias e artigos.
  • Biografias de atletas olímpicos brasileiros.
  • Equipamento de projeção.
  • Sala de aula preparada para facilitar a interação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo