Metáforas do Mundo Moderno

Desenvolvida por: Jose F… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Metáforas em diferentes mídias

Nesta atividade prática, intitulada 'Metáforas do Mundo Moderno', os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a explorar o uso de metáforas em diversos meios de comunicação - músicas, poemas, propagandas e redes sociais - utilizando plataformas digitais para sua pesquisa. Divididos em grupos, os estudantes irão identificar e coletar exemplos de metáforas, analisando como essas figuras de linguagem refletem diferentes visões de mundo e ideologias. Após a coleta, cada grupo fará uma apresentação de suas descobertas, proporcionando uma base para uma discussão mais ampla sobre como os exemplos encontrados se relacionam com conflitos de interesse e preconceitos sociais presentes na sociedade atual. Esta atividade visa não apenas aprofundar a compreensão dos alunos sobre o uso da metáfora como recurso expressivo, mas também fomentar o pensamento crítico, a análise de linguagem e a capacidade de debater constructivamente sobre questões sociais relevantes, tudo isso por meio de uma abordagem pedagógica ativa e participativa.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam habilidades críticas de análise e interpretação de diferentes linguagens, por meio do estudo de metáforas. Visamos capacitar os estudantes a reconhecer como as metáforas podem refletir, confrontar e até mesmo questionar visões de mundo, ideologias e preconceitos, estimulando uma compreensão mais profunda dos meios de comunicação e da sociedade em geral. Através da pesquisa em grupo e da discussão coletiva, os alunos também aprenderão a valorizar a colaboração e o debate construtivo como meios para solver conflitos e explorar novas perspectivas.

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de metáforas em diferentes mídias.
  • Identificar como as metáforas refletem ideologias e preconceitos.
  • Estimular o pensamento crítico sobre linguagem e sociedade.
  • Promover habilidades de colaboração e comunicação em grupo.
  • Proporcionar uma compreensão mais ampla dos discursos midiáticos.

Conteúdo Programático

Esta atividade cobrirá conceitos importantes relacionados ao estudo de metáforas, análise de linguagens, e as relações entre linguagem, sociedade e ideologia. Os alunos examinarão exemplos concretos de metáforas em variados contextos, como literatura, música, publicidade e redes sociais, para entender como essas figuras de linguagem operam para refletir, criticiar e moldar percepções e atitudes sociais. A discussão subsequente irá encorajar os estudantes a explorar as implicações de suas descobertas, estabelecendo conexões com conflitos de interesse e questões de preconceito na sociedade atual.

  • Definição e tipos de metáforas.
  • Análise de metáforas em diferentes mídias.
  • Relação entre metáfora, ideologia e sociedade.
  • Metáforas e representação de conflitos e preconceitos.
  • Discussão e reflexão crítica sobre os exemplos encontrados.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' para esta aula. Os alunos serão divididos em grupos e orientados a utilizar plataformas digitais para pesquisar metáforas em diferentes mídias. Esse approach prático incentivar participação ativa, colaboração entre os alunos e busca por aprendizado autônomo. Cada grupo apresentará suas descobertas, seguido de uma discussão em classe que irá promover a reflexão crítica sobre os temas abordados. Esta metodologia busca engajar os alunos de maneira significativa, tornando-os protagonistas de sua aprendizagem.

  • Divisão da turma em grupos para a pesquisa.
  • Utilização de plataformas digitais para a busca de metáforas.
  • Apresentação das descobertas pelos grupos.
  • Discussão em classe sobre as metáforas encontradas.
  • Reflexão sobre a relação entre metáforas, ideologia e sociedade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução do tema e a divisão dos alunos em grupos. Em seguida, os alunos começarão a pesquisa de metáforas. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas pesquisas e realizarão as apresentações, seguidas de uma discussão coletiva sobre as descobertas e suas implicações sociais.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da pesquisa em grupos.
  • Aula 2: Apresentação dos grupos e discussão coletiva.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em diversos critérios, incluindo a profundidade e relevância das metáforas coletadas, a clareza e criatividade na apresentação das descobertas, além da participação na discussão subsequente. A avaliação também levará em consideração o trabalho em equipe, avaliando como os membros do grupo colaboraram entre si para alcançar os objetivos da atividade. Exemplos específicos, análises bem fundamentadas e conexões claras entre as metáforas encontradas e os temas discutidos contribuirão para uma avaliação positiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, projetor para as apresentações e plataformas digitais adequadas para pesquisa. Recomenda-se a utilização de sites confiáveis e ferramentas de pesquisa acadêmica. Também será providenciado um guia de pesquisa para ajudar os alunos na busca por metáforas relevantes, além de uma lista de sugestões de mídias e temas para explorar.

  • Acesso à internet.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Guias de pesquisa e listas de sugestões.
  • Plataformas digitais para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo