Nesta atividade, com duração total de 2 horas divididas em duas aulas, os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão se aprofundar na análise crítica de diferentes veículos de mídia, como notícias, artigos e vídeos. Eles serão encorajados a identificar os interesses subjacentes e os exercícios de poder por meio da linguagem utilizada nesses meios. Formando grupos, os estudantes se engajarão na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde cada etapa do processo, desde a escolha do material até a apresentação das análises, demandará colaboração, pesquisa e reflexão crítica. O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva que permita aos alunos compreender como as mensagens midiáticas podem moldar percepções e ideologias na sociedade, destacando a importância de um consumo crítico e responsável das informações. Eles explorarão como notícias e conteúdos propagam certas narrativas e valores, discernindo os interesses econômicos, políticos e socioculturais envolvidos. A finalização da atividade ocorrerá com a apresentação dos grupos, onde compartilharão suas descobertas, promovendo um debate rico sobre a influência dos meios de comunicação.
Por meio desta atividade, objetiva-se desenvolver nos alunos a habilidade de analisar criticamente os conteúdos midiáticos, identificando os interesses e o poder manifestos na linguagem. Será fomentado o pensamento crítico necessário para questionar e compreender as complexidades da mídia e seu impacto na sociedade. Os alunos aprenderão a avaliar fontes de informação, distinguindo fatos de opiniões e reconhecendo possíveis viés e manipulações. Almeja-se que, ao final, eles sejam capazes de exercer uma cidadania mais consciente e participativa, consumindo e disseminando informações de maneira crítica e responsável.
O conteúdo programático contempla o estudo dos meios de comunicação, o papel da mídia na sociedade e o processo de construção de mensagens e narrativas. Será abordada a análise de diferentes formatos de mídia (digitais e tradicionais), enfocando os métodos utilizados para persuadir e influenciar a opinião pública. Além disso, será discutida a importância da checagem de fatos e da responsabilidade no compartilhamento de informações, com o objetivo de formar alunos críticos, reflexivos e ativos na sociedade informacional.
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão guiados em um processo onde a colaboração, investigação e aplicação prática do conhecimento são fundamentais. Inicialmente, os grupos escolherão os veículos de mídia a serem analisados e formularão questões de investigação. Seguirão com a pesquisa e análise, utilizando ferramentas digitais e bibliográficas, e prepararão uma apresentação final que demonstre suas descobertas, favorecendo a interação e o debate. Esta metodologia ativa permite que os alunos se tornem agentes de seu próprio aprendizado, conectando teoria e prática de maneira significativa.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução do projeto, formação dos grupos, escolha dos veículos de mídia e início da pesquisa. A segunda aula será dedicada à finalização da pesquisa, preparação das apresentações e compartilhamento das descobertas com a turma, culminando em um debate sobre os temas abordados.
A avaliação se baseará na participação ativa dos alunos durante todo o processo, a profundidade da análise crítica realizada, a clareza e criatividade da apresentação, e a contribuição para o debate final. Será levado em consideração o esforço colaborativo do grupo, a habilidade de argumentação e o uso de evidências para apoiar as análises. Pontos extra podem ser concedidos para grupos que apresentarem soluções inovadoras ou insights originais sobre o impacto da mídia na sociedade.
Para a execução da atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisa, jornais, revistas, plataformas de vídeo e biblioteca escolar para consulta de livros e artigos. Além disso, será empregado o uso de tecnologias para a preparação e apresentação das análises, como software de apresentação (PowerPoint, Prezi) e ferramentas de edição de vídeo, se aplicável.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula