Mídia e Poder: Um Olhar Crítico

Desenvolvida por: Verôni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Mídia e Influência Social

Nesta atividade, com duração total de 2 horas divididas em duas aulas, os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão se aprofundar na análise crítica de diferentes veículos de mídia, como notícias, artigos e vídeos. Eles serão encorajados a identificar os interesses subjacentes e os exercícios de poder por meio da linguagem utilizada nesses meios. Formando grupos, os estudantes se engajarão na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde cada etapa do processo, desde a escolha do material até a apresentação das análises, demandará colaboração, pesquisa e reflexão crítica. O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva que permita aos alunos compreender como as mensagens midiáticas podem moldar percepções e ideologias na sociedade, destacando a importância de um consumo crítico e responsável das informações. Eles explorarão como notícias e conteúdos propagam certas narrativas e valores, discernindo os interesses econômicos, políticos e socioculturais envolvidos. A finalização da atividade ocorrerá com a apresentação dos grupos, onde compartilharão suas descobertas, promovendo um debate rico sobre a influência dos meios de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Por meio desta atividade, objetiva-se desenvolver nos alunos a habilidade de analisar criticamente os conteúdos midiáticos, identificando os interesses e o poder manifestos na linguagem. Será fomentado o pensamento crítico necessário para questionar e compreender as complexidades da mídia e seu impacto na sociedade. Os alunos aprenderão a avaliar fontes de informação, distinguindo fatos de opiniões e reconhecendo possíveis viés e manipulações. Almeja-se que, ao final, eles sejam capazes de exercer uma cidadania mais consciente e participativa, consumindo e disseminando informações de maneira crítica e responsável.

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica de conteúdos midiáticos
  • Identificar interesses e relações de poder na mídia
  • Compreender o impacto da mídia nas perspectivas e ideologias da sociedade
  • Promover o consumo consciente e crítico de informações
  • Estimular a pesquisa, o trabalho em equipe e a comunicação eficaz

Conteúdo Programático

O conteúdo programático contempla o estudo dos meios de comunicação, o papel da mídia na sociedade e o processo de construção de mensagens e narrativas. Será abordada a análise de diferentes formatos de mídia (digitais e tradicionais), enfocando os métodos utilizados para persuadir e influenciar a opinião pública. Além disso, será discutida a importância da checagem de fatos e da responsabilidade no compartilhamento de informações, com o objetivo de formar alunos críticos, reflexivos e ativos na sociedade informacional.

  • Papel dos meios de comunicação na sociedade
  • Análise de notícias, artigos e vídeos
  • Relações de poder e interesses na mídia
  • Chaveamento de informação e responsabilidade na disseminação
  • Fomento ao pensamento crítico e à cidadania consciente

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão guiados em um processo onde a colaboração, investigação e aplicação prática do conhecimento são fundamentais. Inicialmente, os grupos escolherão os veículos de mídia a serem analisados e formularão questões de investigação. Seguirão com a pesquisa e análise, utilizando ferramentas digitais e bibliográficas, e prepararão uma apresentação final que demonstre suas descobertas, favorecendo a interação e o debate. Esta metodologia ativa permite que os alunos se tornem agentes de seu próprio aprendizado, conectando teoria e prática de maneira significativa.

  • Formação de grupos e escolha dos veículos de mídia
  • Formulação de questões de investigação
  • Pesquisa e análise dos conteúdos selecionados
  • Preparação e apresentação das descobertas
  • Debate e reflexão sobre as conclusões

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução do projeto, formação dos grupos, escolha dos veículos de mídia e início da pesquisa. A segunda aula será dedicada à finalização da pesquisa, preparação das apresentações e compartilhamento das descobertas com a turma, culminando em um debate sobre os temas abordados.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da pesquisa
  • Aula 2: Preparação e apresentação das descobertas

Avaliação

A avaliação se baseará na participação ativa dos alunos durante todo o processo, a profundidade da análise crítica realizada, a clareza e criatividade da apresentação, e a contribuição para o debate final. Será levado em consideração o esforço colaborativo do grupo, a habilidade de argumentação e o uso de evidências para apoiar as análises. Pontos extra podem ser concedidos para grupos que apresentarem soluções inovadoras ou insights originais sobre o impacto da mídia na sociedade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisa, jornais, revistas, plataformas de vídeo e biblioteca escolar para consulta de livros e artigos. Além disso, será empregado o uso de tecnologias para a preparação e apresentação das análises, como software de apresentação (PowerPoint, Prezi) e ferramentas de edição de vídeo, se aplicável.

  • Acesso à internet
  • Jornais e revistas
  • Plataformas de vídeo
  • Biblioteca escolar
  • Software de apresentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo