Missão Realismo: Caça ao Contexto Histórico

Desenvolvida por: Ana Ju… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Literatura e História

Esta atividade propõe uma imersão no movimento literário do Realismo por meio de uma dinâmica interativa e tecnológica. Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio serão divididos em equipes e receberão um conjunto inicial de pistas que os conduzirá através de um percurso de descobertas sobre o contexto histórico e as peculiaridades do Realismo. Equipados com tablets ou smartphones, os alunos acessarão um aplicativo de caça ao tesouro, projetado para conduzir esta jornada educativa. Cada pista os levará a encontrar um QR Code escondido em locais estratégicos da escola. Ao escanear os códigos, os grupos descobrirão textos, imagens e diferentes materiais didáticos que abordam desde aspectos fundamentais do Realismo até suas obras e autores mais emblemáticos. Ao final do percurso, com todas as pistas coletadas, os alunos serão desafiados a construir coletivamente um mapa conceitual digital, conectando todas as informações reunidas de maneira lógica e coerente. Adicionalmente, o jogo incluirá questões inspiradas no ENEM e no SSA, promovendo um debate enriquecedor sobre os temas abordados e incentivando a aplicação prática do conhecimento em questões de vestibulares.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular o aprendizado ativo e significativo sobre o Realismo, favorecendo o desenvolvimento de habilidades analíticas, críticas e colaborativas nos estudantes. Pretende-se, através de uma metodologia lúdica e tecnológica, promover um envolvimento profundo com o conteúdo, incentivando a pesquisa, o raciocínio lógico e a criatividade. Além disso, objetiva-se preparar os estudantes para aplicar esse conhecimento de forma prática, não apenas na compreensão literária, mas também no enfrentamento de questões de exames de vestibular, como ENEM e SSA.

  • Compreender o contexto histórico e as características do Realismo.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Criar conexões lógicas entre diferentes fragmentos de conhecimento por meio da construção de um mapa conceitual.
  • Aplicar o conhecimento adquirido na resolução de questões de vestibulares.

Conteúdo Programático

O conteúdo abrangido nesta atividade engloba o estudo do Realismo enquanto movimento literário, seus principais autores e obras, contexto histórico, características marcantes e diferenças para outros movimentos literários anteriores e posteriores. Além disso, o exercício de aplicação de conceitos em questões de vestibulares constitui um aprofundamento prático das competências leitora e analítica dos estudantes.

  • Contexto histórico do Realismo
  • Principais autores e obras do Realismo
  • Características do Realismo literário
  • Comparação entre Realismo e outros movimentos literários
  • Resolução de questões de vestibular sobre o tema

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade utiliza o princípio da Aprendizagem Baseada em Jogos, colocando o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem. Por meio da gamificação, a atividade se desenvolve com o uso de tecnologia (tablets ou smartphones) para acessar um aplicativo de caça ao tesouro, promovendo a interação, a exploração e a descoberta. Este método dinamiza o aprendizado, favorece a retenção de conteúdo de forma mais eficaz e promove habilidades socioemocionais como trabalho em equipe e liderança.

  • Uso de app de caça ao tesouro para exploração do tema
  • Leitura e análise de material via QR Codes
  • Construção coletiva de mapas conceituais digitais
  • Debate e resolução de questões de vestibular
  • Feedback coletivo e discussão dos resultados

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em um total de duas horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, as equipes serão formadas, as instruções serão dadas, e o jogo de caça ao tesouro começará. Na segunda aula, os alunos trabalharão na construção do mapa conceitual e na discussão das questões de vestibular.

  • Aula 1: Formação de equipes, explicação do jogo e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Construção de mapas conceituais e resolução coletiva de questões de vestibular.

Avaliação

A avaliação considerará a participação ativa, a colaboração em equipe, a qualidade e a acurácia do mapa conceitual digital produzido, bem como o engajamento e as contribuições individuais e coletivas nas discussões das questões de vestibular. Será adotado um sistema de pontuação que valoriza tanto o produto final quanto o processo, incentivando a participação de todos e a aprendizagem significativa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários tablets ou smartphones com acesso à internet, aplicativo de caça ao tesouro previamente configurado, QR Codes impressos e distribuídos pela escola, materiais de apoio sobre o Realismo (textos, imagens, vídeos) que serão acessados via QR Code, plataforma digital para a criação de mapas conceituais e acesso a questões de vestibular relacionadas ao tema.

  • Tablets ou smartphones com acesso à internet
  • Aplicativo de caça ao tesouro educativo
  • QR Codes relacionados ao tema
  • Materiais digitais sobre Realismo
  • Ferramenta online para mapas conceituais
  • Questões de vestibular para discussão

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