Mitos e Verdades: Desvendando a Nutrição Infantil

Desenvolvida por: Irone … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia, Nutrição, Ciências da Saúde
Temática: Nutrição e Saúde

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio investigarão, em grupos, crenças populares sobre alimentação na infância e adolescência, como 'crianças precisam de mais proteínas que adultos' ou 'adolescentes que comem muito açúcar são mais hiperativos'. Cada grupo terá a responsabilidade de analisar um mito ou uma verdade, buscando fontes confiáveis de informações, incluindo artigos científicos. A atividade visa promover a análise crítica das informações e o desenvolvimento de habilidades argumentativas e de pesquisa. Ao final, uma roda de debate será organizada para que os grupos apresentem suas descobertas, promovendo uma discussão rica sobre a importância da informação qualificada na formação de hábitos alimentares saudáveis e na desmistificação de informações incorretas que circulam na sociedade. Este plano de aula incorpora metodologias ativas de aprendizagem e fomenta o desenvolvimento de competências essenciais para o exercício da cidadania e da autonomia intelectual dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular a capacidade de análise crítica dos alunos a respeito das crenças populares em nutrição, aprimorando suas habilidades de pesquisa, argumentação e comunicação. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de buscar, selecionar e analisar informações de fontes confiáveis, bem como de apresentar suas descobertas de forma clara e convincente. Além disso, os estudantes deverão demonstrar respeito às opiniões alheias e habilidade para o diálogo construtivo durante o debate, reconhecendo a importância da informação qualificada na formação de hábitos alimentares saudáveis.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Aprimorar a capacidade de argumentação e comunicação.
  • Promover a compreensão sobre a importância de fontes confiáveis de informação.
  • Incentivar o respeito e a habilidade para o diálogo construtivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.

Conteúdo Programático

Esta atividade abrange temas cruciais da nutrição e da saúde, destacando a relevância da alimentação na infância e adolescência e a influência de crenças populares nesse contexto. Explorando o método científico aplicado à investigação de mitos e verdades sobre a alimentação, os alunos praticarão a pesquisa por fontes confiáveis de informações, como artigos científicos, e desenvolverão habilidades críticas para discernir entre mitos e fatos reais a respeito da nutrição e saúde.

  • Introdução às crenças populares sobre alimentação na infância e adolescência.
  • Métodos de pesquisa e seleção de fontes confiáveis.
  • Análise crítica de informações relacionadas à nutrição.
  • Importância da nutrição qualificada na formação de hábitos alimentares saudáveis.

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade é a Roda de Debate. Este formato propicia um ambiente dinâmico e participativo, onde os alunos poderão expor suas pesquisas, argumentar e discutir os diferentes pontos de vista em grupo. Assim, o aprendizado é construído de forma colaborativa, estimulando a argumentação, a escuta ativa e o respeito mútuo. A investigação prévia e a elaboração de argumentos baseados em fontes confiáveis são aspectos centrais desta abordagem.

  • Divisão da classe em grupos, cada um com um tema específico para pesquisa.
  • Pesquisa e análise de informações em fontes confiáveis.
  • Preparação para a roda de debate com a elaboração de argumentos baseados nas descobertas.
  • Roda de debate com apresentação das descobertas e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será distribuída em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e a divisão dos grupos, seguida pelo início da pesquisa. Na segunda aula, os alunos irão finalizar suas pesquisas e participarão da roda de debate.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Conclusão da pesquisa e realização da roda de debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada por cada grupo, na capacidade de argumentação e na participação ativa e respeitosa no debate. Será considerada a habilidade dos alunos em utilizar fontes confiáveis de informação para fundamentar suas argumentações, bem como a clareza e a persuasão de suas apresentações. Exemplos práticos de aplicação serão considerados para estimular uma análise mais detalhada e crítica. Além disso, a capacidade de escuta ativa e a interação com os argumentos dos colegas durante o debate também serão critérios importantes na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para a pesquisa de artigos científicos e outras fontes confiáveis, além de materiais para a organização da roda de debate, como cadeiras dispostas em círculo, projetor para apresentações e quadro para anotações. Materiais de escrita para os alunos anotarem suas pesquisas e prepararem suas apresentações também serão essenciais.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais para organização da roda de debate (cadeiras, projetor, quadro).
  • Materiais de escrita (papel, canetas).

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