Morfologia e a Arte da Persuasão

Desenvolvida por: Grasie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise de Discursos Famosos e Criação de Discursos Persuasivos

Nesta aula, os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão explorar a aplicação da morfologia na comunicação persuasiva, começando com a análise de discursos famosos e sua estrutura morfológica. O propósito é desenvolver a habilidade de construir argumentos dissertativo-argumentativos claros e convincentes, fundamentais para exames como o ENEM. Ao analisar discursos bem-sucedidos, os alunos compreenderão como as diferentes classes de palavras e suas funções semânticas contribuem para a formação de mensagens persuasivas e impactantes. Posteriormente, os alunos terão a oportunidade de criar seus próprios discursos sobre temas sociais relevantes, incorporando criticamente essa aprendizagem em suas produções autorais. A atividade promove a capacidade dos alunos de relacionar conteúdos escolares com desafios contemporâneos, como ética e ciência, e discuti-los em um ambiente de respeito à diversidade de opiniões.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento das habilidades de comunicação e interpretação de textos persuasivos, essenciais para o protagonismo estudantil e desempenho acadêmico. Ao analisar discursos e criar seus próprios, os alunos serão incentivados a refletir criticamente sobre o uso das classes de palavras e suas implicações semânticas, ampliando seu repertório linguístico. Essa abordagem não apenas melhora a competência linguística, mas também promove a capacidade de análise crítica de informações e construção de argumentos fundamentados, preparando os alunos para situações de exame e debates sociais.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica de discursos persuasivos.
  • Construir e apresentar discursos autorais coerentes utilizando morfologia adequadamente.
  • Ampliar o repertório linguístico e sua aplicação em contextos práticos e contemporâneos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG704: Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.
  • EM13LP17: Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.
  • EM13LP23: Analisar criticamente o histórico e o discurso político de candidatos, propagandas políticas, políticas públicas, programas e propostas de governo, de forma a participar do debate político e tomar decisões conscientes e fundamentadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático será direcionado à análise e prática de discursos persuasivos, abordando a importância da morfologia na elaboração desses discursos. O foco será na compreensão e uso das diferentes classes de palavras, com ênfase em sua função semântica e pragmática dentro dos textos. Além disso, os alunos serão incentivados a reconhecer a influência das palavras em discursos famosos e a aplicarem esse conhecimento em suas produções discursivas. Isso permitirá que desenvolvam habilidades essenciais para a formulação de argumentos sólidos e persuasivos, integrando esse aprendizado em suas práticas acadêmicas e no cotidiano.

  • Análise de discursos famosos e suas estruturas morfológicas.
  • Aplicação de classes de palavras na criação de discursos persuasivos.
  • Estrutura semântica e pragmática na morfologia.

Metodologia

As metodologias serão baseadas na análise de exemplos práticos e na prática direta dos alunos na construção de seus discursos. Através do estudo de discursos famosos, os alunos terão a oportunidade de identificar estratégias morfológicas eficazes. Posteriormente, a prática de criação e apresentação de discursos permitirá que a teoria e a prática estejam sempre conectadas, promovendo a aplicação do conhecimento de forma significativa. Além disso, discussões em grupo e feedback construtivo serão incorporados para fomentar o aprendizado colaborativo e a melhoria contínua.

  • Análise crítica de discursos famosos.
  • Exercícios práticos de criação de discursos.
  • Discussões em grupo e feedback.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade se desenvolverá em uma aula de 60 minutos, permitindo a exploração aprofundada do tema e a prática das habilidades desejadas. A aula única será suficiente para abordar os conteúdos e possibilitar a prática discursiva dos alunos. A estrutura do tempo permitirá uma introdução teórica, prática de análise crítica, e a produção autoral, garantindo uma experiência de aprendizado completa e significativa.

  • Aula 1: Introdução ao tema, análise de discursos famosos e elaboração de discursos autorais pelos alunos.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula contextualizando os alunos sobre a importância da morfologia na comunicação persuasiva. Utilize exemplos simples do cotidiano para esclarecer como as diferentes classes de palavras contribuem para construções eficazes. É importante que você engaje os alunos, perguntando sobre situações em que se sentiram persuadidos por um discurso ou mensagem.

    Momento 2: Análise de Discursos Famosos (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua cópias de discursos famosos para os alunos. Oriente-os a identificar e anotar as classes de palavras utilizadas e suas funções no texto. Permita que trabalhem em pequenos grupos para discussão. Observe se eles conseguem reconhecer a estrutura morfológica dos textos. Durante a atividade, circule entre os grupos, promovendo intervenções que estimulem a análise crítica. Avalie a participação ativa e a capacidade de identificar elementos chave nos discursos.

    Momento 3: Discussão Coletiva e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Organize uma discussão baseada nas observações coletadas pelos grupos. Permita que cada grupo apresente suas conclusões, destacando pontos interessantes sobre a utilização da morfologia nos discursos. É importante que todos os alunos tenham a chance de falar. Apresente feedback imediato, destacando insights e alinhando as observações para melhorar as interpretações.

    Momento 4: Elaboração de Discursos Autorais (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a criarem um pequeno discurso sobre um tema social relevante de sua escolha. Reforce a importância do uso adequado da morfologia. Dê liberdade para que cada aluno elabore seu texto, incentivando a originalidade e a reflexão crítica. Monitorar enquanto escrevem, oferecendo suporte e dicas para melhorar a coerência e persuasão do texto. Ao final, recolha os textos para uma avaliação mais detalhada, que considere clareza, uso da morfologia e originalidade.

Avaliação

A avaliação da atividade considerará a capacidade dos alunos de analisar efetivamente discursos famosos e aplicar esses aprendizados na criação de discursos próprios. Serão utilizadas avaliações diversificadas para garantir a inclusão e motivação dos alunos. Uma avaliação formativa ocorrerá durante as discussões em grupo, onde o professor fornecerá feedback imediato. Avaliações somativas serão baseadas na elaboração e apresentação dos discursos. Critérios específicos incluirão clareza na argumentação, uso eficaz da morfologia e originalidade. A adaptação de critérios para alunos com dificuldades em participações orais também será considerada, priorizando uma avaliação inclusiva e ética. Exemplos práticos incluirão a análise da estrutura dos discursos escritos e a observação das apresentações dos alunos, fornecendo feedback direcionado ao progresso individual e à melhoria coletiva das habilidades discursivas.

  • Avaliação formativa: Feedback contínuo durante discussões em grupo.
  • Avaliação somativa: Apresentação e análise escrita de discursos.
  • Critérios: Clareza, uso da morfologia, originalidade e adaptação para inclusão.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluirão textos e vídeos de discursos famosos, bem como materiais para a anotação e construção dos discursos dos alunos, como folhas e canetas ou acesso a documentos digitais. Estas ferramentas garantem o suporte necessário para as análises e para a criação autoral. Além disso, a utilização de um projetor ou quadro interativo pode facilitar a apresentação e análise dos exemplos discursivos. O uso destes recursos, digitais ou impressos, estará em conformidade com a ética educacional, preservando a segurança e privacidade dos alunos quando necessário.

  • Textos impressos ou digitais de discursos famosos.
  • Materiais de anotação (papel, canetas).
  • Projetor ou quadro interativo para apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a carga de trabalho que os professores enfrentam e garantimos que as estratégias para inclusão e acessibilidade são práticas e viáveis dentro do escopo da atividade. Na ausência de condições ou deficiências específicas na turma, podemos focar em práticas gerais de inclusão, como garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário aos recursos e oportunidades de participação. Recomenda-se a promoção da interação entre alunos com diferentes níveis de habilidade, a adaptação de atividades para variabilidade na dinâmica de grupo, e a personalização do feedback de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. Para enriquecer a experiência de aprendizagem sem custos adicionais, é crucial proporcionar um ambiente seguro, respeitoso e colaborativo, onde a diversidade de perspectivas e experiências seja valorizada e os alunos sintam-se confortáveis para expressar suas ideias.

  • Promoção de interação inclusiva entre alunos.
  • Adaptação de dinâmicas para diferentes habilidades.
  • Feedback personalizado de acordo com as necessidades.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo