A atividade 'Narrativas do Futuro' propõe um mergulho criativo na criação de histórias que projetam o mundo 50 anos à frente. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio são desafiados a imaginar como temas contemporâneos como tecnologia, meio ambiente, sociedade, saúde e educação, podem evoluir e moldar o futuro. Divididos em grupos, os estudantes escolherão um desses temas para explorar através de narrativas futuristas. Esta tarefa não apenas estimula a criatividade, mas também aprofunda a compreensão dos alunos sobre a coerência e coesão textual ao tecer cenários que são ao mesmo tempo inventivos e plausíveis. Após a elaboração das histórias, cada grupo terá a oportunidade de apresentá-las para a classe. Essas apresentações serão seguidas de debates, onde os alunos discutirão as diversas visões de futuro expostas, promovendo uma reflexão crítica sobre as possibilidades e desafios que o futuro pode reservar. Este exercício não só aprimora as habilidades narrativas e de argumentação dos alunos, mas também as prepara para pensar criticamente sobre a direção em que nosso mundo está se encaminhando.
Os objetivos desta atividade envolvem o desenvolvimento da habilidade de escrita criativa, aprimorando a capacidade dos alunos de construir narrativas coesas e coerentes. Almeja-se também que eles sejam capazes de refletir criticamente sobre os temas contemporâneos explorados, considerando suas possíveis projeções futuras. Espera-se desenvolver habilidades de apresentação e argumentação, incentivando os estudantes a defender suas visões e considerar perspectivas diferentes durante os debates. A atividade busca ainda fomentar a habilidade de trabalhar em equipe, uma vez que a construção das narrativas será realizada coletivamente. Por fim, pretende-se que os alunos aprimorem sua capacidade de síntese e interpretação de texto, fundamentais para a compreensão de diferentes contextos e perspectivas.
A construção de narrativas futuristas que englobam temas contemporâneos conforme escolha dos grupos será o cerne da atividade. Os alunos serão guiados a refletir sobre os aspectos de coesão e coerência textual, fundamentais para o desenvolvimento de suas histórias. O uso de elementos narrativos - como personagens, enredo, cenário e conflito - dentro de contextos futurísticos também será explorado. Além disso, a atividade incluirá a prática de técnicas de apresentação e habilidades de debate, enfatizando a importância da argumentação bem fundamentada e da capacidade de envolver e persuadir a audiência. O conteúdo oferece uma oportunidade rica para abordar interdisciplinarmente os tópicos escolhidos, conectando-os às preocupações atuais e futuras da sociedade.
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão engajados em um processo ativo de pesquisa, discussão e criação. Inicialmente, será realizada uma discussão em sala de aula para introduzir os alunos aos temas contemporâneos e suas possíveis implicações futuras. Após a divisão em grupos, cada um escolherá um tema para explorar em suas narrativas. Os grupos realizarão pesquisas para fundamentar suas histórias, considerando avanços tecnológicos, desafios socioambientais e mudanças culturais. A criação das narrativas será orientada por critérios de coesão, coerência e criatividade, com os professores atuando como facilitadores nesse processo. As apresentações finais e os debates permitirão uma troca rica de ideias, incentivando a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades de argumentação e apresentação.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução dos temas, discussão inicial e formação de grupos. A segunda parte dessa aula será dedicada à escolha dos temas pelos grupos e início das pesquisas. A segunda aula será inteiramente voltada para a escrita das narrativas, preparação e realização das apresentações, seguidas de um debate enriquecedor sobre os diferentes futuros propostos.
A avaliação será baseada na originalidade e criatividade das narrativas, na eficácia da comunicação das ideias durante as apresentações, e na participação ativa nos debates. Será considerada também a capacidade de reflexão crítica dos alunos sobre os temas escolhidos e suas projeções futuras. Os critérios incluirão coesão e coerência textual, qualidade da pesquisa realizada, capacidade de trabalhar em equipe e habilidades de argumentação demonstradas durante o debate. Exemplos específicos de avaliação podem incluir a qualidade da integração dos temas contemporâneos com as projeções futuristas, a profundidade da análise crítica apresentada, e a clareza e persuasão das apresentações orais.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a realização de pesquisas, materiais para a escrita das narrativas (papel, canetas, computadores), um projetor para as apresentações e um espaço adequado para acomodar a classe durante as apresentações e debates. Recomenda-se também a utilização de plataformas digitais para o compartilhamento de ideias e progresso dos projetos entre os membros dos grupos fora do ambiente de sala de aula.
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