Esta atividade pedagógica prática foi desenvolvida para alunos do 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de proporcionar uma compreensão profunda sobre as diferentes funções da linguagem (referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética) e como essas influenciam a percepção do receptor em contextos reais de comunicação. Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo representará uma função da linguagem, preparando e apresentando um debate sobre um tema atual utilizando predominantemente a função designada. Esta abordagem interativa visa não apenas o entendimento teórico das funções da linguagem mas também a aplicação prática em situações de comunicação real, fomentando o desenvolvimento de habilidades argumentativas, críticas e de apresentação em público dos alunos. A avaliação será realizada por meio de feedback entre pares e do professor, permitindo a reflexão sobre a eficácia e as características distintas de cada função da linguagem.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma compreensão aprofundada sobre as diferentes funções da linguagem e sua aplicabilidade em contextos reais de comunicação. Os estudantes terão a oportunidade de explorar, de forma prática, como cada função da linguagem influencia a percepção do receptor, desenvolvendo, assim, habilidades essenciais de argumentação, análise crítica e expressão. Além disso, a atividade visa estimular a colaboração e a empatia entre os alunos, conforme eles compartilham feedback e refletem sobre suas experiências de comunicação.
O conteúdo programático desta atividade cobre todas as seis funções da linguagem definidas por Roman Jakobson: referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética. Além da exploração teórica dessas funções, haverá um enfoque significativo na aplicação prática, especialmente através do preparo e da realização dos debates. Este elemento prático permitirá aos alunos visualizar como as diferentes funções influenciam a percepção e a eficácia da comunicação em situações reais, contribuindo para uma compreensão mais integrada e aplicada das teorias linguísticas.
A metodologia desta atividade é baseada em princípios de aprendizagem ativa, incentivando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Através de trabalho em grupo, debates e feedback entre pares, os estudantes não só aplicarão as teorias linguísticas em um contexto prático, mas também desenvolverão habilidades sócio-comunicativas importantes. Esta abordagem colaborativa fomenta a autonomia do estudante e uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos abordados.
A atividade terá uma duração total de 2 horas, dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e receberão introdução teórica sobre as funções da linguagem, iniciando a preparação para o debate. A segunda aula será dedicada à apresentação dos debates, avaliação entre pares e feedback do professor.
A avaliação desta atividade será baseada na participação, na qualidade da argumentação empregada durante o debate, no uso efetivo da função da linguagem designada e no feedback construtivo entre pares. Um rubrica detalhada será utilizada para avaliar os aspectos específicos das apresentações, incluindo clareza, coerência e engajamento. Além disso, a capacidade de resposta ao feedback e reflexões pós-debate também será considerada, visando uma avaliação holística do desempenho dos grupos.
Os recursos necessários para esta atividade incluem um espaço adequado para a realização dos debates, acesso a materiais de referência sobre as funções da linguagem e tecnologia de suporte (projetor, computer, sistema de som) para as apresentações. Materiais adicionais como marcadores, flip charts ou quadros brancos podem ser úteis para facilitar o planejamento dos argumentos pelos grupos.
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