A atividade 'Ortografia no Mundo Real' busca integrar o estudo do Novo Acordo Ortográfico ao cotidiano dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os estudantes deverão pesquisar em jornais, revistas e sites de notícias, exemplos que ilustrem mudanças e aplicações das novas regras ortográficas. Cada aluno irá selecionar um texto específico e, em uma apresentação para a turma, destacar as alterações ortográficas, explicando-as conforme as regras adaptadas desde a implementação do Novo Acordo. Esta tarefa é projetada para fortalecer habilidades de análise crítica e interpretação textual, relacionando a teoria estudada em sala de aula com casos reais do uso da língua portuguesa, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa.
O objetivo principal desta atividade é consolidar o aprendizado do Novo Acordo Ortográfico promovendo a observação prática e crítica por parte dos alunos em relação à língua utilizada na mídia escrita atual. Ao fazerem essa análise crítica, os alunos serão levados a compreender a importância da ortografia nas diversas formas de comunicação, estimulando sua capacidade de análise textual e compreensão de regras ortográficas de maneira prática e efetiva.
O conteúdo programático da atividade focará nas regras do Novo Acordo Ortográfico aplicadas em textos reais. Os alunos terão a oportunidade de revisar conceitos previamente estudados e observar sua aplicação prática, desenvolvendo assim uma maior compreensão e habilidade em viver a língua portuguesa em sua forma escrita cotidiana.
A metodologia adotada para esta atividade envolve pesquisa ativa dos alunos, apresentações individuais e discussão em grupo. A interação entre os alunos na discussão das apresentações fomenta um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde todos podem compartilhar suas descobertas e insights, gerando maior engajamento com o conteúdo ortográfico.
Com uma carga horária de duas horas, a atividade será dividida em dois encontros de 60 minutos cada. No primeiro encontro, será feita a introdução ao tema e os alunos iniciarão a pesquisa por textos exemplificativos. No segundo encontro, os alunos apresentarão suas descobertas e participações das discussões em grupo, promovendo um debate enriquecedor sobre os usos da ortografia na prática.
A avaliação dos alunos será baseada em dois componentes principais: a apresentação e a participação nas discussões. Na apresentação, os alunos serão avaliados quanto à clareza e precisão ao explicar as mudanças ortográficas no texto escolhido. Serão considerados explicações corretas e o uso de exemplos coerentes e relevantes. Por exemplo, um aluno que explica corretamente a nova regra de acentuação para paroxítonas utilizando um exemplo pertinente receberá uma boa nota por essa parte. Nas discussões, a avaliação focará no envolvimento e na capacidade do aluno de contribuir para um debate produtivo e respeitoso sobre os temas abordados. A participação ativa, com argumentos bem fundamentados, será altamente valorizada.
Para a realização desta atividade, os alunos terão à disposição uma variedade de recursos, que permitirão tanto a pesquisa quanto a apresentação de suas descobertas de forma eficaz. Esses recursos incluem acesso a materiais impressos e digitais, além de equipamentos para apresentação, que incentivam o uso de diferentes meios de comunicação para alcançar os objetivos de aprendizagem.
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