Ortografia no Mundo Real

Desenvolvida por: Annaly… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Novo Acordo Ortográfico

A atividade 'Ortografia no Mundo Real' busca integrar o estudo do Novo Acordo Ortográfico ao cotidiano dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os estudantes deverão pesquisar em jornais, revistas e sites de notícias, exemplos que ilustrem mudanças e aplicações das novas regras ortográficas. Cada aluno irá selecionar um texto específico e, em uma apresentação para a turma, destacar as alterações ortográficas, explicando-as conforme as regras adaptadas desde a implementação do Novo Acordo. Esta tarefa é projetada para fortalecer habilidades de análise crítica e interpretação textual, relacionando a teoria estudada em sala de aula com casos reais do uso da língua portuguesa, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é consolidar o aprendizado do Novo Acordo Ortográfico promovendo a observação prática e crítica por parte dos alunos em relação à língua utilizada na mídia escrita atual. Ao fazerem essa análise crítica, os alunos serão levados a compreender a importância da ortografia nas diversas formas de comunicação, estimulando sua capacidade de análise textual e compreensão de regras ortográficas de maneira prática e efetiva.

  • Desenvolver a capacidade de interpretação crítica de textos presentes em mídias diversas.
  • Conectar o aprendizado teórico das regras ortográficas a exemplos práticos e cotidianos.
  • Estimular a habilidade de explicar regras ortográficas observadas em textos reais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP09: Analisar, interpretar e criticar textos veiculados pelos meios de comunicação de massa, a partir da observação e exame das estratégias argumentativas e dos recursos linguísticos utilizados.
  • EM13LP12: Aplicar as normas ortográficas, gramaticais e de estruturação textual na produção de textos em diferentes mídias.
  • EM13LP25: Refletir sobre os usos efetivos das variedades linguísticas em práticas sociais distintas, reconhecendo a importância da norma-padrão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade focará nas regras do Novo Acordo Ortográfico aplicadas em textos reais. Os alunos terão a oportunidade de revisar conceitos previamente estudados e observar sua aplicação prática, desenvolvendo assim uma maior compreensão e habilidade em viver a língua portuguesa em sua forma escrita cotidiana.

  • Revisão das alterações propostas pelo Novo Acordo Ortográfico.
  • Discussão de exemplos práticos de aplicação das novas regras em textos midiáticos.
  • Análise crítica de textos com foco nas normas ortográficas.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade envolve pesquisa ativa dos alunos, apresentações individuais e discussão em grupo. A interação entre os alunos na discussão das apresentações fomenta um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde todos podem compartilhar suas descobertas e insights, gerando maior engajamento com o conteúdo ortográfico.

  • Pesquisa individual de exemplos em jornais, revistas e sites.
  • Apresentações orais individuais para a turma.
  • Discussão em grupo sobre as descobertas apresentadas.

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária de duas horas, a atividade será dividida em dois encontros de 60 minutos cada. No primeiro encontro, será feita a introdução ao tema e os alunos iniciarão a pesquisa por textos exemplificativos. No segundo encontro, os alunos apresentarão suas descobertas e participações das discussões em grupo, promovendo um debate enriquecedor sobre os usos da ortografia na prática.

  • 1ª Aula: Introdução ao tema e início das pesquisas de exemplos.
  • 2ª Aula: Apresentação dos textos escolhidos e discussão em grupo.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em dois componentes principais: a apresentação e a participação nas discussões. Na apresentação, os alunos serão avaliados quanto à clareza e precisão ao explicar as mudanças ortográficas no texto escolhido. Serão considerados explicações corretas e o uso de exemplos coerentes e relevantes. Por exemplo, um aluno que explica corretamente a nova regra de acentuação para paroxítonas utilizando um exemplo pertinente receberá uma boa nota por essa parte. Nas discussões, a avaliação focará no envolvimento e na capacidade do aluno de contribuir para um debate produtivo e respeitoso sobre os temas abordados. A participação ativa, com argumentos bem fundamentados, será altamente valorizada.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, os alunos terão à disposição uma variedade de recursos, que permitirão tanto a pesquisa quanto a apresentação de suas descobertas de forma eficaz. Esses recursos incluem acesso a materiais impressos e digitais, além de equipamentos para apresentação, que incentivam o uso de diferentes meios de comunicação para alcançar os objetivos de aprendizagem.

  • Jornais, revistas e sites de notícias para pesquisa.
  • Computadores com acesso à internet.
  • Projetor e quadro branco para as apresentações.

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