Palavras em Jogo: O Poder da Escolha Linguística

Desenvolvida por: Lariss… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Variações linguísticas e interpretação de textos

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio explorarão a importância das variações linguísticas e como a escolha de palavras específicas pode alterar significativamente o sentido de um texto. Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os estudantes se prepararão antes da aula por meio da leitura de uma lista previamente fornecida contendo textos literários e não literários que exemplificam distintas variações linguísticas. Na aula, os alunos serão divididos em grupos para participar de um jogo de análise linguística. Cada grupo receberá trechos de textos com algumas palavras omitidas e deverá escolher, dentre as opções dadas, qual palavra alteraria dramaticamente o sentido do texto. A justificativa de sua escolha basear-se-á nas nuances de significado e variações linguísticas estudadas, consolidando o aprendizado sobre como detalhes linguísticos influenciam a interpretação textual.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre as variações linguísticas e a importância das escolhas lexicais na interpretação de textos. Os alunos aprenderão a identificar e analisar como mudanças aparentemente sutis na escolha das palavras podem afetar profundamente os sentidos transmitidos, desenvolvendo habilidades analíticas e críticas que são essenciais tanto para a leitura quanto para a escrita eficaz. Além disso, a atividade promove a colaboração e o debate crítico entre os estudantes, incentivando a troca de ideias e o aprimoramento do pensamento crítico.

  • Compreender a influência das variações linguísticas na interpretação textual
  • Desenvolver habilidades analíticas para identificar nuances de sentido
  • Promover a habilidade de argumentação e justificativa de escolhas lexicais
  • Fomentar o trabalho em equipe e o debate crítico
  • Aprofundar o conhecimento sobre a riqueza e diversidade da língua

Conteúdo Programático

A sequência didática desta atividade abordará importantes conceitos relacionados às variações linguísticas e ao papel crucial que a escolha de palavras desempenha na interpretação de textos. Além do mais, será dada ênfase na aplicação prática desses conceitos por meio de atividades que promovem a análise crítica e a reflexão sobre a linguagem.

  • Conceitos de variações linguísticas
  • Análise de textos literários e não literários
  • O papel das escolhas lexicais na interpretação de textos
  • Práticas de argumentação e justificativa
  • Discussão e reflexão sobre a diversidade linguística

Metodologia

Utilizando a abordagem de Sala de Aula Invertida, os alunos realizarão leituras prévias em casa para familiarizar-se com o tema. Na sala de aula, a atividade se desdobrará em um jogo de análise linguística, onde os alunos, organizados em grupos, discutirão e decidirão sobre a escolha de palavras em textos com lacunas. Este formato promove a interação, o debate e a construção coletiva do conhecimento, essenciais para o desenvolvimento das competências propostas.

  • Leitura prévia de textos
  • Discussão em grupo
  • Jogo de escolha e análise de palavras
  • Apresentação e justificativa das escolhas
  • Feedback para os grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a explicação da atividade e a divisão dos grupos, seguida da parte inicial do jogo. Na segunda aula, os grupos continuarão o jogo, apresentarão suas decisões e justificarão suas escolhas. Ao final, será feito um debate em plenária sobre as aprendizagens e impressões da atividade.

  • Aula 1: Introdução e início do jogo de análise linguística
  • Aula 2: Continuação do jogo, apresentação das escolhas e debate

Avaliação

A avaliação será realizada por meio da observação contínua das discussões em grupo e das justificativas apresentadas para as escolhas feitas, considerando o embasamento teórico e a capacidade de argumentação. Ademais, será valorizada a participação ativa dos alunos nas discussões e no debate final. Será importante verificar a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos estudados previamente para fundamentar suas escolhas e análises.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes materiais e recursos: textos literários e não literários previamente selecionados, trechos de textos para análise com palavras omitidas, opções de palavras para escolha, equipamento de som para facilitar as discussões em sala, quadro branco ou papelógrafo para anotações e sistematização das discussões. Além disso, o uso de projetor para exibição de trechos pode enriquecer a atividade.

  • Textos pré-selecionados
  • Trechos com palavras omitidas
  • Opções de palavras para escolha
  • Equipamento de som
  • Quadro branco ou papelógrafo
  • Projetor (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo