Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de desenvolver habilidades críticas e de produção de conteúdo audiovisual através da análise de podcasts sobre temas polêmicos atuais. Antes da aula, os estudantes se dedicarão a ouvir um podcast específico, anotando argumentos principais, discursos, possíveis preconceitos e ideologias presentes. Em sala, formarão grupos para discutir suas percepções e análises. Este debate fomentará a identificação de diferentes pontos de vista, promovendo a diversidade de pensamento. Posteriormente, cada grupo elaborará um roteiro de contra-argumentação sobre o tema, transformando-o em um episódio de podcast. Esta metodologia ativa permite que os alunos se posicionem de maneira crítica frente aos discursos midiáticos, ao mesmo tempo em que exercitam a produção de conteúdo relevante e reflexivo, utilizando as ferramentas da linguagem audiovisual.
O objetivo desta atividade é permitir aos alunos aprimorar suas habilidades de análise crítica e produção de conteúdo, compreendendo os impactos dos discursos midiáticos na sociedade. Almeja-se que, através da observação e reflexão sobre os argumentos, preconceitos e ideologias veiculados em mídias, eles possam desenvolver argumentações sólidas e fundamentadas. A prática visa também a promoção da competência midiática, essencial para o exercício consciente da cidadania e para a formação de indivíduos capazes de intervir positivamente na realidade.
A atividade se concentra no estudo crítico dos meios de comunicação, com ênfase na análise de discursos em podcasts. Será explorada a forma como os meios de comunicação podem influenciar percepções e comportamentos sociais, abordando a importância da argumentação crítica e fundamentada. Os alunos terão a oportunidade de entender e praticar o processo de produção de mídia audiovisual, desde a pesquisa e elaboração de roteiros até a gravação de episódios de podcasts, destacando a relevância da media literacy na era digital.
Utilizaremos a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos são encorajados a preparar-se previamente, engajando-se no conteúdo através da audição de podcasts sobre temas atuais. Em sala, o aprendizado será enriquecido por discussões em grupo, promovendo a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento. A elaboração de um episódio de podcast por cada grupo materializará a síntese de suas análises e contra-argumentações, fazendo uso de práticas de produção de conteúdo audiovisual.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução e orientação pelo professor, os alunos compartilharão suas análises dos podcasts ouvidos em casa, formarão os grupos de discussão e iniciarão a elaboração dos roteiros de contra-argumentação. Na segunda aula, os grupos finalizarão os roteiros e começarão a produção dos episódios de podcast, incluindo a gravação e edição. O objetivo é que cada grupo apresente seu podcast ao final da atividade.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas discussões em grupo, na qualidade e profundidade das análises apresentadas nos roteiros de contra-argumentação, e na produção criativa dos episódios de podcast. Será considerado o emprego adequado das técnicas de gravação e edição, bem como a clareza na comunicação das ideias. Importante destacar a capacidade de trabalho em equipe, a articulação dos argumentos e o respeito às diferentes opiniões apresentadas durante o processo.
Para a realização da atividade serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa e audição dos podcasts, equipamentos de gravação de áudio (podendo ser smartphones), software de edição de áudio (gratuitos ou disponíveis na escola) e um espaço adequado para as gravações. Além disso, materiais para anotações e elaboração dos roteiros, como cadernos ou dispositivos digitais, serão indispensáveis para o sucesso da atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula