Podcast: Discursos e Ideologias em Análise

Desenvolvida por: Amauri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise Crítica de Mídia

Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de desenvolver habilidades críticas e de produção de conteúdo audiovisual através da análise de podcasts sobre temas polêmicos atuais. Antes da aula, os estudantes se dedicarão a ouvir um podcast específico, anotando argumentos principais, discursos, possíveis preconceitos e ideologias presentes. Em sala, formarão grupos para discutir suas percepções e análises. Este debate fomentará a identificação de diferentes pontos de vista, promovendo a diversidade de pensamento. Posteriormente, cada grupo elaborará um roteiro de contra-argumentação sobre o tema, transformando-o em um episódio de podcast. Esta metodologia ativa permite que os alunos se posicionem de maneira crítica frente aos discursos midiáticos, ao mesmo tempo em que exercitam a produção de conteúdo relevante e reflexivo, utilizando as ferramentas da linguagem audiovisual.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir aos alunos aprimorar suas habilidades de análise crítica e produção de conteúdo, compreendendo os impactos dos discursos midiáticos na sociedade. Almeja-se que, através da observação e reflexão sobre os argumentos, preconceitos e ideologias veiculados em mídias, eles possam desenvolver argumentações sólidas e fundamentadas. A prática visa também a promoção da competência midiática, essencial para o exercício consciente da cidadania e para a formação de indivíduos capazes de intervir positivamente na realidade.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica de discursos midiáticos.
  • Exercitar a argumentação fundamentada em discussões sobre temas polêmicos.
  • Praticar a produção de conteúdo audiovisual através da criação de podcasts.
  • Promover o entendimento de diferentes pontos de vista e a construção de contra-argumentações.
  • Estimular a competência midiática e o exercício da cidadania.

Conteúdo Programático

A atividade se concentra no estudo crítico dos meios de comunicação, com ênfase na análise de discursos em podcasts. Será explorada a forma como os meios de comunicação podem influenciar percepções e comportamentos sociais, abordando a importância da argumentação crítica e fundamentada. Os alunos terão a oportunidade de entender e praticar o processo de produção de mídia audiovisual, desde a pesquisa e elaboração de roteiros até a gravação de episódios de podcasts, destacando a relevância da media literacy na era digital.

  • Análise crítica de mídia.
  • Identificação de argumentos, preconceitos e ideologias em discursos.
  • Técnicas de gravação e edição de podcasts.
  • Práticas de argumentação e contra-argumentação.
  • Media literacy e cidadania digital.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos são encorajados a preparar-se previamente, engajando-se no conteúdo através da audição de podcasts sobre temas atuais. Em sala, o aprendizado será enriquecido por discussões em grupo, promovendo a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento. A elaboração de um episódio de podcast por cada grupo materializará a síntese de suas análises e contra-argumentações, fazendo uso de práticas de produção de conteúdo audiovisual.

  • Preparação prévia com audição de podcast.
  • Discussões em grupo sobre o conteúdo ouvido.
  • Elaboração de roteiros de contra-argumentação.
  • Produção de episódios de podcast.
  • Aplicação de técnicas de gravação e edição audiovisual.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução e orientação pelo professor, os alunos compartilharão suas análises dos podcasts ouvidos em casa, formarão os grupos de discussão e iniciarão a elaboração dos roteiros de contra-argumentação. Na segunda aula, os grupos finalizarão os roteiros e começarão a produção dos episódios de podcast, incluindo a gravação e edição. O objetivo é que cada grupo apresente seu podcast ao final da atividade.

  • Aula 1: Discussão em grupos e início da elaboração dos roteiros.
  • Aula 2: Finalização dos roteiros e produção dos episódios de podcast.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas discussões em grupo, na qualidade e profundidade das análises apresentadas nos roteiros de contra-argumentação, e na produção criativa dos episódios de podcast. Será considerado o emprego adequado das técnicas de gravação e edição, bem como a clareza na comunicação das ideias. Importante destacar a capacidade de trabalho em equipe, a articulação dos argumentos e o respeito às diferentes opiniões apresentadas durante o processo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa e audição dos podcasts, equipamentos de gravação de áudio (podendo ser smartphones), software de edição de áudio (gratuitos ou disponíveis na escola) e um espaço adequado para as gravações. Além disso, materiais para anotações e elaboração dos roteiros, como cadernos ou dispositivos digitais, serão indispensáveis para o sucesso da atividade.

  • Acesso à internet.
  • Equipamentos de gravação de áudio.
  • Software de edição de áudio.
  • Espaço para gravações.
  • Materiais para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo