Poema Quebra-Cabeça: Subordinadas em Jogo

Desenvolvida por: Leosma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Orações Subordinadas em Poemas Brasileiros

A atividade 'Poema Quebra-Cabeça: Subordinadas em Jogo' propõe a desmontagem e montagem de poemas brasileiros pelos alunos, enfatizando a análise das estruturas de orações subordinadas. Essa abordagem prática visa não apenas familiarizá-los com as funções gramaticais, mas também ilustrar como pequenas alterações na sintaxe podem transformar o significado poético. Durante a atividade, na metodologia de Sala de Aula Invertida, os estudantes trabalharão em grupos para reconstruir os versos, investigando como a gramática influencia a interpretação e a complexidade do texto. Ao final, uma roda de debates será conduzida para discutir as observações. A atividade promove o desenvolvimento de competências como a identificação de funções sintáticas e seu impacto no significado textual, proporcionando uma aprendizagem colaborativa e multissensorial, sem o uso de tecnologias digitais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa aula centram-se no desenvolvimento de competências essenciais do Ensino Médio, tais como a compreensão das estruturas de orações subordinadas e sua aplicação prática em contextos literários. Os alunos serão incentivados a analisar criticamente como a gramática impacta a interpretação e o significado de textos, promovendo uma apreciação mais profunda da língua portuguesa. Além disso, esta atividade buscará desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, através da reconstrução de poemas e da discussão de suas implicações gramaticais. Ao envolver os alunos ativamente na montagem e análise de poemas, a atividade visa aprimorar também suas habilidades de comunicação e discussão em grupo.

  • Compreender e aplicar estruturas de orações subordinadas em contextos literários.
  • Analisar criticamente o impacto da gramática no significado de textos.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula abordará as estruturas de orações subordinadas através da análise prática de poemas brasileiros. Os alunos serão expostos a diferentes tipos de orações subordinadas, como causal, consecutiva, condicional, e comparativa, e aprenderão a identificar suas funções e efeitos em contextos poéticos. Esta abordagem irá explorar como a manipulação sintática contribui para a construção de significados complexos em textos literários, promovendo uma compreensão mais sofisticada da linguagem. A interação prática com o texto permitirá uma experiência de aprendizado envolvente, onde os alunos poderão experimentar e observar diretamente os efeitos das estruturas linguísticas que estudam.

  • Estruturas de orações subordinadas.
  • Análise de poemas brasileiros.
  • Impacto das orações subordinadas na construção do significado.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade baseia-se na Sala de Aula Invertida, onde os alunos inicialmente trabalham individualmente ou em grupos para reordenar versos de poemas brasileiros, destacando as orações subordinadas em seu contexto. A interação entre os estudantes visa promover discussões enriquecedoras sobre as escolhas gramaticais e seus efeitos no poema. O uso de metodologias ativas, como debates e reconstrução prática, busca engajar os alunos no processo de aprendizagem de forma dinâmica. Essas estratégias incentivam a autonomia, o pensamento crítico e a colaboração, favorecendo a construção do conhecimento de maneira compartilhada e participativa.

  • Sala de Aula Invertida.
  • Reorganização de versos e análise crítica.
  • Discussões em grupo e debates.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê uma estrutura de aula única, com duração de 60 minutos, dedicada à reconstrução e análise dos poemas. Esta única sessão será dividida em etapas: introdução à atividade, reconstrução em grupos, análise e discussão dos resultados, e fechamento com um debate coletivo sobre as descobertas feitas e o impacto das estruturas estudadas. Esse formato compacto e focado permite que os estudantes passem por um ciclo completo de envolvimento, compreensão e reflexão sobre o tema proposto, maximizando o tempo de contato com o conteúdo e promovendo aprendizados significativos.

  • Aula 1: Introdução, reconstrução dos poemas, discussão e avaliação dos resultados.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula contextualizando a importância das orações subordinadas nos poemas e como isso se relaciona com a compreensão literária. Explique brevemente a metodologia da sala de aula invertida e como os alunos irão desenvolver a atividade.

    Momento 2: Reconstrução dos Poemas (Estimativa: 25 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos de 4 a 5 alunos. Distribua as cópias impressas dos poemas, cartões e tiras de papel. Oriente os grupos a colaborarem na desmontagem e posterior remontagem dos poemas, experimentando diferentes ordens, e anotando as diferentes interpretações que surgem de suas alterações. Circule entre os grupos, observe as discussões e intervenha quando necessário para estimular reflexões ou sanar dúvidas. Avalie a participação e colaboração dos alunos durante a atividade.

    Momento 3: Discussão Geral (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna os grupos e promova uma roda de discussão sobre as descobertas feitas durante a reconstrução dos poemas. Incentive os alunos a compartilhar suas interpretações e as múltiplas formas de compreender um texto poético a partir da gramática. É importante que os alunos reconheçam as diferentes percepções surgidas dos rearranjos sintáticos. Faça perguntas provocativas para estimular o pensamento crítico.

    Momento 4: Avaliação e Fechamento (Estimativa: 10 minutos)
    Solicite que os grupos compartilhem reflexões sobre a atividade e como o uso das orações subordinadas impactou suas interpretações. Peça para cada aluno refletir individualmente sobre o que aprendeu e entregar uma autoavaliação breve por escrito, tratando de sua experiência com a atividade.

Avaliação

Os processos avaliativos desta atividade estarão centrados na observação contínua e no feedback formativo durante toda a atividade. A avaliação será pautada em três aspectos principais: o entendimento e aplicação da gramática na construção poética, a qualidade e profundidade das discussões em grupo, e a contribuição individual para a atividade coletiva. Opções de avaliação incluem: 1. Análise qualitativa, onde o professor registra as interações dos alunos e seu pensamento crítico durante as atividades; 2. Portfólio de aprendizagem colaborativa, em que os grupos entregam registros escritos de suas percepções e reflexões sobre a atividade; 3. Autoavaliação, onde os alunos refletem sobre suas contribuições e experiências no processo de aprendizagem. Todas essas opções são flexíveis e podem ser adaptadas para atender melhor ao contexto dos alunos.

  • Análise qualitativa de interações e pensamento crítico.
  • Portfólio de aprendizagem colaborativa.
  • Autoavaliação da experiência e contribuições individuais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são simples e econômicos, focando em materiais físicos para apoiar a desmontagem e remontagem dos poemas. Tais materiais promovem o envolvimento ativo dos alunos e evitam a dependência de tecnologia, em concordância com a diretriz de não utilização de dispositivos digitais. Os materiais impressos e ferramentas manuais são adequados para permitir uma exploração prática das orações subordinadas, enquanto incentivam um ambiente de aprendizado inclusivo e acessível, sem onerar os recursos escolares.

  • Cópias impressas dos poemas.
  • Cartões ou tiras de papel para reorganização.
  • Material de escrita para anotações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos da sobrecarga de trabalho dos professores, mas não podemos ignorar a importância de garantir a inclusão e a acessibilidade em nossas aulas. Esta atividade foi estruturada para ser universalmente acessível, minimizando a necessidade de adaptações complexas. Várias estratégias simples podem ser implementadas para assegurar que todos os alunos sintam-se incluídos. Recomenda-se o uso de textos acessíveis e tamanho de fonte adequado para todos, além de instruções claras e sequenciais. Promover a discussão em pares ou pequenos grupos pode ajudar aqueles que se sentem mais confortáveis em ambientes menores. Estas práticas asseguram que cada aluno participa plenamente, respeitando o ritmo e estilo de cada um, enquanto promovem um ambiente acolhedor e estimulante.

  • Textos acessíveis e fonte de tamanho adequado.
  • Instruções claras e graduais.
  • Discussões em grupos pequenos ou pares.

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