Poesia que Vem da Rua: Slam na Sala

Desenvolvida por: Kalyan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Slam e expressões poéticas urbanas

Nesta atividade, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao mundo enérgico e expressivo do slam, uma modalidade poética que mescla a palavra falada com performance, centrada em competições onde poetas recitam ou performam suas obras autorais. A atividade começará com uma breve exposição teórica sobre o slam, abordando sua origem, característica distintas, e sua importância como movimento cultural que proporciona uma plataforma para vozes marginalizadas. Além disso, serão mostrados exemplos de apresentações de slam para inspirar e ilustrar a prática. Após a imersão no universo do slam, os alunos serão instigados a escrever seus próprios textos poéticos, incentivando-os a explorar e expressar suas vivências pessoais ou refletir sobre questões sociais relevantes. Em seguida, formarão grupos para praticar a performance de seus textos, onde elementos como ritmo, entonação e uso de gestos serão explorados. O ponto alto da atividade será uma mini competição de slam na sala de aula, proporcionando um ambiente de apreciação mútua e análise construtiva entre os estudantes. Esta atividade oferece uma oportunidade singular de engajamento dos alunos com a literatura e a expressão poética, promovendo a criatividade, a expressão pessoal e a consciência social.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular o engajamento dos alunos com formas contemporâneas de literatura e expressão artística, promovendo o desenvolvimento de habilidades de escrita criativa, performance e análise literária. Através da imersão na prática do slam, os estudantes serão capazes de explorar e expressar suas próprias identidades, emoções e perspectivas sobre questões sociais por meio da poesia. Além disso, ao praticar e apresentar suas obras em um ambiente de competição amigável, os alunos desenvolverão habilidades de fala em público e performance, bem como a capacidade de oferecer e receber feedback construtivo. Essa abordagem pedagógica visa não apenas a apreciação literária, mas também a autoexpressão, a empatia e a consciência social.

  • Explorar a expressividade e a força da poesia slam como forma artística e cultural.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa, focando em expressão pessoal e questões sociais.
  • Praticar e aprimorar técnicas de performance poética, incluindo ritmo, entonação e gestos.
  • Fomentar habilidades de análise literária através da apreciação e feedback construtivo entre pares.
  • Promover a cultura de competição saudável, respeito mútuo e apreciação pela diversidade de expressões poéticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG602: Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
  • EM13LP49: Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
  • EM13LP50: Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se no estudo do slam como uma forma de expressão poética contemporânea que combina literatura e performance. Serão abordados temas como a história e origem do slam, suas características principais, e sua importância como forma de arte que promove a inclusão de vozes diversificadas na literatura contemporânea. Além disso, haverá uma ênfase especial na escrita criativa, técnicas de performance e no processo de feedback, visando desenvolver nos alunos a capacidade de expressão e apreciação crítica.

  • Introdução ao slam: origem, história e importância cultural.
  • Características principais do slam como forma de expressão poética.
  • Escrita criativa voltada para produção de poesia slam.
  • Técnicas de performance poética: ritmo, entonação e gestos.
  • A importância do feedback construtivo na prática do slam.

Metodologia

Esta atividade utiliza metodologias ativas de aprendizagem, centradas na participação ativa dos alunos. Ao longo da atividade, os estudantes serão encorajados a se envolverem ativamente na criação, prática e avaliação de poesia slam, promovendo uma aprendizagem significativa. As sessões teóricas serão curtas e focadas, dando maior ênfase à experimentação prática, feedback entre pares e reflexão. Esta abordagem visa promover não somente o desenvolvimento de competências literárias e artísticas, mas também habilidades sociais e emocionais importantes.

  • Exposição dialogada sobre o slam e suas características.
  • Sessões de escrita criativa guiadas por prompts temáticos.
  • Prática de performance em grupos pequenos, com feedback dos pares.
  • Mini competição de slam para aplicação prática dos aprendizados.
  • Análise e reflexão coletiva sobre as apresentações e feedback recebido.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos, dividida entre introdução teórica, escrita criativa, prática de performance e competição de slam, seguida de feedback e reflexão.

  • Aula 1: Introdução ao slam, escrita e prática de poesia, mini competição e feedback.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases, desde a criação até a performance de suas poesias slam. A originalidade, criatividade, aderência ao tema proposto, bem como a entrega durante a performance serão consideradas. O feedback construtivo oferecido aos colegas também fará parte dos critérios de avaliação. Além disso, a reflexão individual sobre o aprendizado ao longo da atividade será solicitada ao final, servindo como ferramenta de autoavaliação e metacognição. Essa abordagem avaliativa busca reconhecer o esforço, progresso, criatividade e capacidade de análise crítica dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e estimulante.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples, como acesso a exemplos de slam em vídeo, materiais para escrita (papel, lápis), um espaço adequado para as performances. A utilização de um projetor para a exibição de vídeos inspiracionais de slam e um aparelho de som (se disponível) para trabalhar os aspectos de entonação e ritmo da poesia falada também será benéfica. Estes recursos visam facilitar o processo de aprendizagem, tornando a experiência mais envolvente e eficaz para os alunos.

  • Exemplos de slam em vídeo
  • Papel e lápis para a escrita de poemas
  • Projetor (para vídeos)
  • Aparelho de som (opcional)
  • Espaço adequado para as performances

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo