Produção Coletiva de Podcasts

Desenvolvida por: Eden J… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação e análise crítica de podcasts

Este projeto permite aos alunos do 3º ano do Ensino Médio explorar, de maneira integrada, a linguagem oral e digital por meio da criação de podcasts. Nesta atividade interdisciplinar, os estudantes serão incentivados a formar grupos para escolher temas de seu interesse ou de relevância social, cultural ou científica, para então realizar pesquisas aprofundadas. Após a escolha do tema, os grupos deverão elaborar roteiros, discutir e selecionar os argumentos mais persuasivos para embasar suas opiniões e, finalmente, gravar e editar seus podcasts. Este processo englobará desde a concepção da ideia até a publicação do produto final, estimulando habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico, capacidade argumentativa e expressão criativa. Ao integrar tecnologia, conteúdo e expressão, os alunos exercitarão não apenas competências linguísticas, mas também digitais, preparando-os para as demandas da sociedade contemporânea.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação, trabalho em equipe e competências digitais. Espera-se que os alunos sejam capazes de explorar diversos pontos de vista sobre o tema escolhido, organizando e sintetizando informações de várias fontes. Eles aprenderão a articular seus argumentos de forma coesa e convincente, respeitando as diferenças e promovendo a discussão saudável. Além disso, ao criar podcasts, os estudantes aplicarão conhecimentos técnicos sobre gravação e edição, utilizando ferramentas digitais apropriadas. Este projeto vai além da sala de aula, preparando os jovens para uma participação mais ativa e crítica na sociedade digital.

  • Desenvolver capacidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Fomentar habilidades de argumentação e expressão oral.
  • Estimular o trabalho em equipe e a divisão de tarefas.
  • Aplicar conhecimentos técnicos em gravação e edição de áudio.
  • Promover a análise crítica de temas atuais utilizando as TDIC.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange desde a teoria e prática da argumentação até o conhecimento técnico necessário para a produção de podcasts. Inclui elementos de retórica, técnicas de pesquisa, estruturação de roteiros, além de noções básicas de edição de áudio. Os alunos também serão introduzidos a princípios de ética no uso de tecnologias digitais e meios de comunicação, considerando a importância da verificação de fontes e do respeito aos direitos autorais.

  • Técnicas de pesquisa e validação de informações.
  • Princípios de argumentação e retórica.
  • Elaboração de roteiros para podcasts.
  • Gravação e edição de áudio.
  • Ética digital e direitos autorais.

Metodologia

Esta atividade será guiada pela metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, permitindo que os estudantes se envolvam profundamente com o conteúdo enquanto desenvolvem um produto final significativo. Os alunos serão encorajados a realizar pesquisas independentes, colaborar com colegas, tomar decisões críticas e explorar soluções criativas para problemas surgidos durante o projeto. As sessões em sala de aula serão utilizadas tanto para o desenvolvimento do projeto quanto para discussões em grupo, workshops sobre ferramentas digitais e sessões de feedback entre pares e do professor.

  • Formação de grupos e escolha dos temas.
  • Pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Workshops sobre argumentação e técnicas de gravação.
  • Sessões de ensaios e gravação dos podcasts.
  • Feedback entre pares e reflexão crítica sobre os trabalhos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerão as etapas de introdução ao projeto, formação dos grupos, escolha do tema e início da pesquisa. Na segunda aula, os alunos focarão na finalização da pesquisa, elaboração do roteiro, ensaios e gravação do podcast. Será dedicado um tempo para a edição dos podcasts após as aulas, com orientação do professor.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos, escolha do tema e início da pesquisa.
  • Aula 2: Elaboração do roteiro, ensaios, gravação e orientações para a edição.

Avaliação

A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de integrar as informações pesquisadas de maneira coesa em seus podcasts, na utilização efetiva de argumentos sólidos para sustentar suas opiniões, na qualidade técnica da gravação e edição, e na habilidade de trabalhar de forma colaborativa. A originalidade e criatividade dos temas escolhidos e a apresentação dos podcasts também serão consideradas. Serão utilizados critérios como clareza, coesão, coerência, precisão técnica e eficácia comunicativa para avaliar os trabalhos. Feedback detalhado será oferecido para promover o desenvolvimento contínuo das habilidades dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acessos a computadores com microfones e softwares de edição de áudio, além de acesso à internet para pesquisa. Recomenda-se a utilização de softwares de edição de áudio de código aberto e plataformas de hospedagem de podcasts. Materiais de apoio incluirão guias de pesquisa, listas de verificação para a elaboração de roteiros e tutoriais sobre técnicas de gravação e edição de áudio.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Microfones e outros equipamentos de gravação.
  • Softwares de edição de áudio (ex.: Audacity).
  • Guias de pesquisa e argumentação.
  • Tutoriais de gravação e edição de podcast.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo