Produzindo o próximo Hit do YouTube

Desenvolvida por: Antôni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Literatura Brasileira e Letramento Literário Digital

Esta atividade tem como objetivo engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio em um projeto criativo e prático, onde terão a oportunidade de produzir um videoclipe para uma música de sua autoria ou uma paródia sobre temas contemporâneos. O processo incluirá a elaboração de um roteiro, a definição do estilo visual, a escolha dos locais para filmagem, e a decisão sobre os elementos visuais e audiovisuais. A atividade será conduzida seguindo as etapas de brainstorm para desenvolvimento de ideias iniciais, pesquisa de referências na Internet, discussões em grupo para refinamento das ideias, produção do vídeo e, finalizando com uma sessão de exibição para a turma e um debate sobre as escolhas criativas e a recepção dos vídeos. Esta experiência permitirá aos estudantes aplicar conhecimentos adquiridos em Literatura Brasileira e explorar o letramento literário digital, através de um formato atual e relevante para eles.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é permitir que os alunos compreendam e coloquem em prática conceitos de Literatura Brasileira e letramento literário digital, estimulando a criatividade, capacidade crítica e habilidades de colaboração. Os alunos aprenderão a articular suas ideias de forma coerente para produzir conteúdo digital que reflete questões literárias e contemporâneas, compreenderão como utilizar recursos digitais para expressão criativa e fortalecerão suas habilidades de trabalho em equipe, crítica e análise.

  • Entender e aplicar conceitos de Literatura Brasileira em contextos contemporâneos.
  • Desenvolver habilidades de letramento literário digital.
  • Praticar a elaboração de roteiros e a produção de vídeos criativos.
  • Explorar o trabalho colaborativo e a discussão crítica sobre produções artísticas.
  • Fortalecer a capacidade de análise e interpretação de conteúdos audiovisuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda Literatura Brasileira, letramento literário digital, elementos de produção audiovisual e análise crítica de produções artísticas. Através desta atividade, pretende-se envolver os alunos em um aprendizado que ultrapassa a sala de aula, aplicando conhecimentos teóricos em projetos práticos que refletem questões atuais por meio das tecnologias digitais.

  • Conceitos fundamentais de Literatura Brasileira
  • Princípios do letramento literário digital
  • Técnicas de elaboração de roteiros para produções audiovisuais
  • Elementos de produção e edição de vídeos
  • Estratégias para o trabalho em equipe e análise crítica

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será adotada para encorajar a participação direta dos alunos no processo de aprendizagem. Eles serão guiados por etapas práticas que envolvem a criação, desenvolvimento e análise de um projeto audiovisual. As sessões de brainstorm, pesquisas online, discussões em grupo e a produção do videoclipe proporcionarão uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa.

  • Sessões de brainstorm para geração de ideias
  • Pesquisa de referências na Internet
  • Discussões em grupo para aprimoramento das ideias
  • Produção do videoclipe
  • Sessão de exibição dos vídeos e debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos passarão por etapas de brainstorm, pesquisa e discussão de ideias. A segunda aula será dedicada à produção do videoclipe e à preparação para a sessão de exibição.

  • Aula 1: Brainstorm, pesquisa de referências e discussão de ideias.
  • Aula 2: Produção do videoclipe e preparação para exibição.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, qualidade criativa e técnica do videoclipe produzido, eficácia na comunicação de temas literários de forma contemporânea e a capacidade de análise crítica durante o debate. Pontuações serão atribuídas para cada aspecto do projeto, incluindo o roteiro, criatividade, colaboração no grupo, uso das ferramentas digitais e capacidade de argumentação durante o debate.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à Internet para pesquisa, câmeras ou smartphones para filmagem, computadores com softwares de edição de vídeo e um espaço na escola para a exibição dos vídeos produzidos. Ferramentas de colaboração online também podem ser usadas para facilitar a comunicação e o trabalho em grupo.

  • Acesso à Internet
  • Câmeras ou smartphones
  • Computadores com software de edição de vídeo
  • Espaço para exibição dos vídeos
  • Ferramentas de colaboração online

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo