Projeto Zero a Mil: Redação que Brilha!

Desenvolvida por: Renan … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Produção de Texto e Argumentação

A atividade 'Projeto Zero a Mil: Redação que Brilha!' tem como objetivo central auxiliar os alunos do 3º ano do Ensino Médio a desenvolver estruturas eficazes para redações de alto nível, utilizando uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Nesta atividade, os alunos serão organizados em grupos para trabalharem colaborativamente na criação de um 'esqueleto' de redação capaz de atingir a nota máxima. Partindo da identificação de temas contemporâneos relevantes, como questões sociais, ambientais e políticas, cada grupo selecionará argumentos sólidos e criará um planejamento detalhado para introdução, desenvolvimento e conclusão do texto. Durante as apresentações, os grupos receberão feedbacks construtivos dos colegas, promovendo um processo de melhoria contínua de suas propostas por meio de uma revisão colaborativa. Essa dinâmica não apenas aprimora a capacidade de escrita dos alunos, mas também estimula suas habilidades de argumentação, crítica e cooperação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal intuito educacional da atividade é proporcionar aos estudantes um entendimento aprofundado de como estruturar uma redação eficaz que seja coerente e coesa. Eles irão aprender a escolher temas contemporâneos relevantes e a integrar argumentos baseados em fontes confiáveis ao seu texto. Este projeto também reforça habilidades de colaboração e comunicação, uma vez que os alunos trabalharão em grupos e passarão por um ciclo de revisão entre pares, essencial para a construção do senso crítico e para o aprimoramento das ideias desenvolvidas.

  • Identificar temas contemporâneos relevantes para a construção da redação
  • Selecionar argumentos fundamentados em fontes confiáveis
  • Desenvolver introdução, desenvolvimento e conclusão coesas
  • Aprimorar a habilidade de revisão crítico-colaborativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP01: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
  • EM13LP12: Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.
  • EM13LP15: Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade contempla o desenvolvimento de temas contemporâneos, integrando sua relevância social e histórica na composição de textos dissertativos-argumentativos. Os alunos serão incentivados a buscar fontes seguras de informações, garantindo que suas produções possuam fundamentação crítica e embasamento factual. Compreender as partes estruturais de uma redação, dominar recursos linguísticos e respeitar normas gramaticais são componentes centrais deste projeto pedagógico, essencial para a formação de escritores críticos e conscientes.

  • Identificação de temas contemporâneos
  • Pesquisa e seleção de argumentos
  • Planejamento de textos
  • Revisão de redação em grupo

Metodologia

A atividade será mediada por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que promove a autonomia do estudante e o aprendizado ativo. Os alunos, organizados em grupos, seguirão etapas estruturadas de identificação de tema, pesquisa de argumentos, desenvolvimento textual e feedback entre pares. Esta abordagem é um catalisador para o conhecimento aplicado e demonstrou eficácia significativa na retenção de informação e no desenvolvimento de habilidades práticas entre os estudantes.

  • Divisão em grupos para atividade colaborativa
  • Uso da Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Revisão e feedback entre pares
  • Discussão e aprimoramento das propostas

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será de 2 horas, divididas em uma única aula de 120 minutos. Durante esse período, os alunos passarão pelas diversas fases do projeto, desde a pesquisa até a apresentação final, recebendo feedbacks que irão aprimorar suas produções.

  • Aula única de 120 minutos destinada ao desenvolvimento completo da atividade

Avaliação

A avaliação será conduzida em duas frentes: autoavaliação e avaliação por pares. Os alunos serão encorajados a refletir sobre suas próprias contribuições e o processo colaborativo, atribuindo notas ao seu desempenho e ao do grupo. Além disso, cada grupo será avaliado pelos colegas com base em critérios pré-definidos, como clareza da estrutura do esqueleto da redação, relevância dos argumentos apresentados e capacidade de diálogo nas apresentações. Um exemplo prático seria utilizar uma rubrica de avaliação contendo critérios como coerência, originalidade, consistência argumentativa e participação colaborativa. A retroalimentação desempenhará um papel crucial, proporcionando insights para a melhoria contínua no processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade envolverão tanto materiais físicos quanto digitais, que auxiliarão na pesquisa e no desenvolvimento dos projetos. O uso de dispositivos eletrônicos é fundamental para acessar bases de dados e garantir que as fontes de informação sejam abrangentes e atualizadas. Ferramentas de apresentação estimulam uma comunicação eficaz e facilitada, tanto na exposição das ideias como no recebimento dos feedbacks.

  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet
  • Material de apoio impresso sobre estrutura de redação
  • Quadro branco e marcadores para brainstormings
  • Projetor multimídia para apresentação dos projetos

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