Quiz: Variedades Linguísticas e Identidade Cultural

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Linguagem e identidade

Neste plano de aula, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio serão imersos em uma atividade interativa e reflexiva, participando de um quiz sobre variedades linguísticas. O foco será explorar como essas variedades refletem a identidade cultural e questões raciais, através de exemplos retirados de textos literários, letras de músicas, discursos históricos e programas televisivos que abordam gírias, dialetos e socioletos. Após o quiz, uma discussão guiada ajudará os alunos a compreenderem as respostas corretas e suas implicações no contexto da diversidade linguística e da preservação da identidade cultural de diferentes grupos raciais. Esta atividade busca não apenas transmitir conhecimento, mas também fomentar o respeito e a valorização das diferentes formas de expressão linguística enquanto manifestações culturais e raciais, utilizando para tanto uma metodologia ativa de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é levar os estudantes a reconhecerem a importância da diversidade linguística enquanto elemento constitutivo das identidades culturais e raciais, incentivando o respeito e a valorização dessas variedades. Espera-se fomentar um debate crítico sobre como a linguagem reflete contextos sociais, históricos e políticos, contribuindo para a formação de um olhar mais inclusivo e menos preconceituoso em relação às diferenças linguísticas e culturais.

  • Compreender as variações linguísticas como expressão de identidade cultural e racial.
  • Analisar como textos, músicas e discursos diversos podem refletir diferentes realidades sociolinguísticas.
  • Promover a valorização da diversidade linguística e cultural.
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).
  • EM13LP03: Analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a explicitação de relações dialógicas, a identificação de posicionamentos ou de perspectivas, a compreensão de paráfrases, paródias e estilizações, entre outras possibilidades.
  • EM13LP04: Estabelecer relações de interdiscursividade e intertextualidade para explicitar, sustentar e conferir consistência a posicionamentos e para construir e corroborar explicações e relatos, fazendo uso de citações e paráfrases devidamente marcadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abarca o estudo das variedades linguísticas, seus aspectos sociohistóricos e culturais e a relação entre linguagem, identidade e cultura. Enfatizaremos a análise crítica de textos multimodais que ilustram o uso de diferentes variedades linguísticas, a compreensão da importância da diversidade cultural e linguística e a reflexão sobre questões raciais e sociais implícitas na escolha e no uso da linguagem.

  • Variações linguísticas e seus contextos socioculturais.
  • Identidade cultural e linguagem.
  • Análise de textos, músicas e discursos que exemplificam diferentes variedades linguísticas.

Metodologia

A atividade será desenvolvida por meio de uma metodologia ativa, em que os alunos serão protagonistas do seu próprio aprendizado. O quiz, composto por perguntas baseadas em trechos selecionados que abordam diferentes variedades linguísticas, será a espinha dorsal da interação. Após a dinâmica do quiz, os alunos, divididos em grupos, discutirão as respostas corretas, incentivados a refletir e debater sobre a importância das variedades linguísticas para a identidade cultural e suas implicações socioculturais.

  • Aplicação de quiz interativo sobre variedades linguísticas.
  • Discussão em grupo sobre as respostas e suas implicações socioculturais.
  • Uso de exemplos reais (textos, músicas, discursos) para ilustrar as perguntas do quiz.

Aulas e Sequências Didáticas

Este plano de aula será executado em duas sessões de aproximadamente 50 minutos cada, totalizando 100 minutos de atividade. Na primeira sessão, será realizada a aplicação do quiz e início das discussões em grupos. Na segunda sessão, as discussões serão aprofundadas e haverá a apresentação das conclusões dos grupos.

  • Aula 1: Aplicação do quiz e início da discussão em grupos.
  • Aula 2: Continuação da discussão e apresentação das conclusões dos grupos.

Avaliação

A avaliação será formativa, focada na participação ativa dos alunos durante o quiz e na qualidade das discussões em grupo. Será dada ênfase à capacidade de análise crítica, à compreensão das implicações socioculturais das variedades linguísticas estudadas e à habilidade de expressar ideias coerentes durante o debate. Exemplos de manifestações orais perspicazes, argumentações bem fundamentadas e participação ativa serão elementos considerados na avaliação dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização do quiz incluem um computador com acesso à internet para a exibição de trechos de textos, músicas, discursos e programas de TV. Além disso, será utilizada uma plataforma de quizzes interativos, como o Kahoot ou o Quizizz, que permitirá a participação ativa dos alunos e a tabulação imediata dos resultados. Materiais de apoio para a discussão em grupos, como folhas de roteiro e canetas para anotações, também serão providenciados.

  • Computador com acesso à internet.
  • Plataforma de quizzes interativos (Kahoot, Quizizz).
  • Materiais de apoio para discussão em grupos (folhas, canetas).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo