Recriando a voz dos Modernistas

Desenvolvida por: Cristh… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Segunda Fase do Modernismo

Nesta atividade prática, após uma sessão de estudos dirigidos em casa sobre os principais autores e características da segunda fase do Modernismo, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão agrupados para desenvolver textos que reflitam o estilo e os temas dessa expressiva fase literária. Eles deverão se inspirar em aspectos como o questionamento social, a experimentação de uma nova linguagem e a exaltação da cultura nacional, elementos que marcaram profundamente o período. Esta tarefa visa não apenas aprofundar o conhecimento acerca da literatura modernista, mas também desenvolver habilidades críticas e criativas nos estudantes. Os grupos apresentarão suas criações num sarau literário organizado na sala de aula, promovendo um espaço de apreciação artística e debate acerca das diversas interpretações e expressões modernistas. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será empregada, incentivando os alunos a se tornarem protagonistas no processo de aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade são promover um aprofundamento nas características, autores e obras da segunda fase do Modernismo, desenvolver habilidades de interpretação textual e crítica literária, além de estimular a criatividade e expressão pessoal dos alunos por meio da redação de textos inspirados nesse movimento. Almeja-se também incentivar a apreciação da cultura nacional dentro de um contexto histórico e literário relevante, fomentando a discussão e o debate crítico entre os estudantes.

  • Aprofundar o conhecimento sobre a segunda fase do Modernismo.
  • Desenvolver habilidades críticas e de interpretação literária.
  • Estimular a criatividade por meio da redação de textos em estilo modernista.
  • Valorizar a cultura nacional através da literatura.
  • Promover discussões e debates literários em sala de aula.

Conteúdo Programático

O programa abordará uma revisão das principais características da segunda fase do Modernismo brasileiro, destacando autores e obras emblemáticas, com foco no questionamento social, na inovação linguística e na valorização da identidade cultural brasileira. Será dado especial atenção à forma como esses elementos podem ser reinterpretados e expressos nas produções textuais contemporâneas dos estudantes.

  • Características da segunda fase do Modernismo
  • Principais autores e obras
  • Questionamento social e inovação linguística
  • Valorização da identidade e cultura nacional

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os estudantes inicialmente se prepararão em casa por meio de estudos dirigidos sobre o tema. Em sala, serão formados pequenos grupos para a criação dos textos inspirados no Modernismo. Os trabalhos serão desenvolvidos com a orientação do professor, que atuará como facilitador, provendo recursos e esclarecendo dúvidas. O sarau literário será organizado para a apresentação e discussão dos trabalhos.

  • Estudo dirigido em casa
  • Formação de grupos e criação de textos em sala
  • Orientação e facilitação pelo professor
  • Organização e realização de um sarau literário

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizará 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a formação dos grupos e o início da criação dos textos. A segunda aula será dedicada à conclusão dos trabalhos e à realização do sarau literário, com apresentação dos textos e debates.

  • Aula 1: Formação dos grupos e início da criação dos textos.
  • Aula 2: Conclusão dos textos e realização do sarau literário.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto na participação individual durante as etapas de preparação e criação dos textos quanto na qualidade e originalidade dos trabalhos apresentados. Critérios como aderência ao estilo modernista, criatividade, coesão, coerência e correta utilização da língua serão considerados. A participação no debate durante o sarau também constituirá parte da avaliação, valorizando a capacidade de argumentação e compreensão crítica do movimento literário estudado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão materiais didáticos sobre o Modernismo, guias de estudo para o trabalho em casa, acesso a bibliografias complementares e exemplares de obras modernistas. Durante as aulas, serão utilizados meios audiovisuais para suporte na criação dos textos e na organização do sarau, além de dispositivos para a gravação e eventual compartilhamento dos trabalhos.

  • Materiais didáticos sobre o Modernismo
  • Guias de estudo
  • Bibliografias complementares
  • Obras modernistas para consulta
  • Equipamentos audiovisuais
  • Dispositivos de gravação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo