Esta atividade prática procura envolver alunos do 3º ano do Ensino Médio na criação de uma revista literária, com foco sobre a Geração de 45. Este movimento literário, marcante na literatura brasileira, será explorado pelos estudantes através de uma imersão no universo dos editores. Eles serão encarregados de selecionar, organizar e editar conteúdo relacionado ao movimento, incluindo análises literárias, biografias de autores e reproduções de obras-chave. O projeto pedirá ainda que os grupos produzam artigos discutindo o impacto dessa geração na literatura contemporânea brasileira. A culminância do projeto será a publicação digital da revista, oferecendo aos alunos uma experiência realística do processo editorial - desde a concepção inicial, passando pela edição e organização do conteúdo, até chegar na distribuição do produto final. Além de estimular o aprendizado colaborativo, essa atividade visa proporcionar um entendimento mais profundo sobre os aspectos literários, históricos e culturais da Geração de 45, enquanto desenvolve competências críticas, analíticas e de escrita nos estudantes.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos estudantes um entendimento complexo sobre a Geração de 45 e sua influência na literatura brasileira, através de uma abordagem prática e colaborativa. Os alunos irão desenvolver habilidades de pesquisa, crítica literária, escrita criativa e edição. Além disso, o projeto visa fomentar no estudante a capacidade de trabalho em equipe, gestão do tempo e planejamento do projeto, essenciais no processo editorial. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos estejam aptos a analisar e contextualizar obras literárias, compreender a importância da Geração de 45 na literatura nacional e demonstrar competência na produção e edição de conteúdos literários.
O conteúdo programático foi cuidadosamente selecionado para proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente da Geração de 45, incluindo seu contexto histórico, principais autores e obras, características estilísticas e thematicas. Será abordada a importância do movimento na evolução da literatura brasileira, destacando-se a transição para a modernidade e o contexto político e social da época. Além disso, os alunos estudarão o impacto da Geração de 45 na literatura contemporânea, analisando a permanência de suas influências.
A atividade será conduzida através da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão protagonistas de seu aprendizado, imergindo no processo editorial de uma revista literária. Divididos em grupos, eles irão pesquisar, selecionar e editar o conteúdo da revista. Essa abordagem incentiva a investigação autônoma e a colaboração, permitindo que os alunos apliquem o conhecimento teórico em um projeto concreto, desenvolvendo habilidades de gestão e trabalho em equipe.
A atividade terá uma carga horária total de 1 hora, dividida em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos à tarefa e começarão a pesquisa e seleção de conteúdo. Na segunda sessão, focarão na edição, organização e finalização da revista para a publicação digital.
A avaliação considerará a qualidade e profundidade da pesquisa, a capacidade de análise literária, originalidade e relevância dos artigos produzidos, além da eficácia na organização e apresentação da revista. A habilidade de trabalhar em equipe, gestão do tempo e aderência ao cronograma do projeto também serão critérios avaliados. Será utilizada uma rubrica para avaliar cada aspecto do projeto, permitindo feedback detalhado e construtivo. A participação ativa de todos os membros do grupo será essencial para uma boa avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa e publicação da revista, computadores ou tablets, programas de edição de texto e layout (como o Microsoft Word, Google Docs ou Adobe InDesign) e acesso a bibliotecas ou bases de dados literárias online. Será fornecida uma lista de sugestões de leituras sobre a Geração de 45 para auxiliar nas pesquisas dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula