Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio participarão de um sarau onde apresentarão poesias e textos literários que contenham figuras de linguagem. Após as apresentações, uma roda de debate será realizada para discutir como cada figura de linguagem enriquece o texto e influi na percepção do ouvinte. Esta atividade tem como propósito incentivar a análise e interpretação crítica de textos literários, conectando o estilo literário e a coesão textual, além de favorecer a compreensão do papel persuasivo das figuras de linguagem nos discursos.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade englobam o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos em relação às nuances do estilo literário, a coesão textual e o uso de figuras de linguagem. Busca-se não apenas incentivar a apreciação estética e análise literária, mas também promover a comunicação eficaz através de apresentações orais que exercitem a expressão individual e criativa. Os alunos aprenderão a interagir de forma colaborativa, partilhando perspectivas sobre a literatura e desenvolvendo habilidades de argumentação e escuta ativa.
O conteúdo programático propõe uma imersão no uso e função das figuras de linguagem em textos literários. Durante a atividade, aspectos variados do estilo literário e da coesão textual serão explorados. A relação entre diferentes elementos linguísticos e suas funções persuasivas será central para incentivar a análise profunda das obras literárias. Os alunos terão a oportunidade de se aprofundar na interpretação dos textos e avaliar criticamente as intenções comunicativas e estéticas presentes nos discursos literários.
A metodologia adotada englobará abordagens interativas e colaborativas para engajar os alunos em atividades de leitura e interpretação. Com foco em apresentações orais e debates, a atividade possibilitará práticas dinâmicas que reforçam tanto a aprendizagem individual quanto o trabalho em grupo. A combinação de leitura individual e discussões coletivas visa fomentar o pensamento crítico e a troca de ideias, criando um ambiente de aprendizado integrador e democrático.
A atividade está planejada para ser executada em duas aulas de 60 minutos, durante as quais os alunos terão tempo para se preparar e apresentar suas poesias, bem como participar nos debates. Um cronograma bem estruturado assegura a fluidez do sarau e da roda de debate, permitindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar efetivamente, promovendo uma gestão eficiente do tempo.
A avaliação dos alunos será qualitativa e contínua, focando na participação e no desenvolvimento ao longo da atividade. Critérios para a avaliação incluem a escolha e a originalidade dos textos, a clareza e expressividade na apresentação, a capacidade de análise crítica demonstrada no debate e o envolvimento colaborativo durante as discussões. Exemplos incluem a análise da correlação entre a escolha do texto e a efetividade da figura de linguagem, assim como a coerência e articulação dos argumentos no debate. O uso efetivo de figuras de linguagem, bem como o seu impacto na percepção dos ouvintes, será também um ponto focal na avaliação.
Os recursos necessários para a realização da atividade envolvem materiais que suportem o ensino interativo e colaborativo, promovendo um ambiente de aprendizado vibrante e envolvente. Serão utilizados recursos audiovisuais para enriquecer as apresentações e apoiar o aprendizado sobre as figuras de linguagem.
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