Sarau da Linguagem

Desenvolvida por: Heloís… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Análise e Interpretação Crítica de Textos Literários com Ênfase em Figuras de Linguagem

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio participarão de um sarau onde apresentarão poesias e textos literários que contenham figuras de linguagem. Após as apresentações, uma roda de debate será realizada para discutir como cada figura de linguagem enriquece o texto e influi na percepção do ouvinte. Esta atividade tem como propósito incentivar a análise e interpretação crítica de textos literários, conectando o estilo literário e a coesão textual, além de favorecer a compreensão do papel persuasivo das figuras de linguagem nos discursos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade englobam o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos em relação às nuances do estilo literário, a coesão textual e o uso de figuras de linguagem. Busca-se não apenas incentivar a apreciação estética e análise literária, mas também promover a comunicação eficaz através de apresentações orais que exercitem a expressão individual e criativa. Os alunos aprenderão a interagir de forma colaborativa, partilhando perspectivas sobre a literatura e desenvolvendo habilidades de argumentação e escuta ativa.

  • Promover a análise crítica e interpretação de textos literários.
  • Estimular a apreciação estética e a compreensão do estilo literário.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral e escrita.
  • Fortalecer a capacidade de escuta ativa e argumentação.
  • Fomentar a cooperação e troca de ideias entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático propõe uma imersão no uso e função das figuras de linguagem em textos literários. Durante a atividade, aspectos variados do estilo literário e da coesão textual serão explorados. A relação entre diferentes elementos linguísticos e suas funções persuasivas será central para incentivar a análise profunda das obras literárias. Os alunos terão a oportunidade de se aprofundar na interpretação dos textos e avaliar criticamente as intenções comunicativas e estéticas presentes nos discursos literários.

  • Reconhecimento e análise de figuras de linguagem.
  • Estudo do estilo literário e suas características.
  • Coesão textual em poesias e textos.
  • Função persuasiva das figuras de linguagem.
  • Interpretação crítica de discursos literários.

Metodologia

A metodologia adotada englobará abordagens interativas e colaborativas para engajar os alunos em atividades de leitura e interpretação. Com foco em apresentações orais e debates, a atividade possibilitará práticas dinâmicas que reforçam tanto a aprendizagem individual quanto o trabalho em grupo. A combinação de leitura individual e discussões coletivas visa fomentar o pensamento crítico e a troca de ideias, criando um ambiente de aprendizado integrador e democrático.

  • Leitura e seleção de textos literários.
  • Preparação individual e ensaio das apresentações.
  • Realização do sarau com participação ativa dos alunos.
  • Roda de discussão e debate sobre figuras de linguagem.
  • Feedback colaborativo entre colegas e professores.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser executada em duas aulas de 60 minutos, durante as quais os alunos terão tempo para se preparar e apresentar suas poesias, bem como participar nos debates. Um cronograma bem estruturado assegura a fluidez do sarau e da roda de debate, permitindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar efetivamente, promovendo uma gestão eficiente do tempo.

  • Aula 1: Preparação e ensaio das poesias e textos literários; orientações sobre apresentação.
  • Aula 2: Sarau com apresentações e roda de debate sobre as figuras de linguagem e análise crítica dos textos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será qualitativa e contínua, focando na participação e no desenvolvimento ao longo da atividade. Critérios para a avaliação incluem a escolha e a originalidade dos textos, a clareza e expressividade na apresentação, a capacidade de análise crítica demonstrada no debate e o envolvimento colaborativo durante as discussões. Exemplos incluem a análise da correlação entre a escolha do texto e a efetividade da figura de linguagem, assim como a coerência e articulação dos argumentos no debate. O uso efetivo de figuras de linguagem, bem como o seu impacto na percepção dos ouvintes, será também um ponto focal na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade envolvem materiais que suportem o ensino interativo e colaborativo, promovendo um ambiente de aprendizado vibrante e envolvente. Serão utilizados recursos audiovisuais para enriquecer as apresentações e apoiar o aprendizado sobre as figuras de linguagem.

  • Textos literários e poesias selecionados.
  • Materiais audiovisuais para auxílio nas apresentações.
  • Equipamentos de áudio, como microfones, para o sarau.
  • Espaço amplo para realização do sarau e da roda de debate.
  • Materiais de apoio, como projetor e quadros.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo