Virando Jornalista por um Dia

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Mídia e Comunicação no Contexto Atual

Na atividade 'Virando Jornalista por um Dia', estudantes do 3º ano do Ensino Médio serão engajados em uma simulação realística do ambiente de uma redação jornalística, onde assumirão o papel de jornalistas para debater, pesquisar e escrever sobre temas atuais e relevantes, como mudanças climáticas e a intersecção entre tecnologia e educação. Sob a luz das competências requeridas pela redação do Enem, os alunos serão estimulados a desenvolver e aprimorar suas capacidades de argumentação, coesão e coerência textual, crítica e reflexiva, além de trabalhar a importância da clareza e precisão na comunicação. Cada grupo será responsável pela elaboração de um artigo opinativo, que, ao final, será compartilhado com os demais colegas para uma sessão de feedback e debate coletivo. Esta é uma grande oportunidade para os alunos colocarem em prática as habilidades de escrita em um contexto significativo e relevante, além de promover a análise crítica de temas pertinentes à sociedade contemporânea.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é oferecer aos estudantes uma experiência educativa integrada que não somente reforce seu entendimento e aplicação das competências da redação do Enem, mas também desperte a consciência crítica e a reflexão sobre temas atuais que afetam a sociedade. Almeja-se promover o refinamento das habilidades de argumentação, além de estimular a pesquisa, a cooperação entre pares e o debate saudável. Ao exercitar a escrita opinativa, os estudantes terão a oportunidade de articular suas visões, considerando a importância da estruturação lógica do discurso, uso apropriado da língua e a capacidade de persuasão, fundamentais para um comunicador competente.

  • Desenvolver a capacidade de argumentação e persuasão em textos opinativos.
  • Refinar habilidades de escrita, coesão e coerência textual, alinhadas às competências da redação do Enem.
  • Promover a reflexão crítica sobre temas atuais e relevantes para a sociedade.
  • Estimular o trabalho em equipe e a capacidade de apresentar e defender ideias em público.
  • Aplicar na prática o processo de pesquisa, elaboração, revisão e apresentação de um artigo jornalístico.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba a dinâmica de uma redação jornalística, técnicas de escrita e argumentação, estruturação de um artigo de opinião, além do estudo das competências da redação do Enem. Os estudantes serão incentivados a investigar e debater sobre temas contemporâneos, aprendendo a elaborar argumentos sólidos, justificativas plausíveis e conclusões coerentes, primando sempre pela clareza e objetividade textual.

  • Dinâmica de uma redação jornalística
  • Técnicas de escrita e argumentação
  • Estrutura e elementos de um artigo de opinião
  • Competências da redação do Enem
  • Análise e debate de temas contemporâneos

Metodologia

Utilizando a metodologia Atividade Mão-na-massa, esta atividade propõe um aprendizado ativo, onde os estudantes serão os protagonistas do processo educativo. Através da simulação de uma redação jornalística, os alunos terão a oportunidade de vivenciar todas as etapas de pesquisa, elaboração e apresentação de um artigo. Em grupos, discutirão sobre os temas propostos, realizarão pesquisas e trabalharão coletivamente na escrita do artigo. Cada grupo apresentará seu trabalho ao final, proporcionando uma rica troca de perspectivas e análises críticas entre os colegas.

  • Divisão em grupos para promoção do trabalho colaborativo
  • Seleção de temas atuais para a redação dos artigos
  • Pesquisa e discussão em grupo sobre o tema escolhido
  • Redação do artigo opinativo com base nas competências do Enem
  • Apresentação e debate dos artigos com a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade, escolha dos temas e início da pesquisa e discussão em grupos. Na segunda aula, os grupos continuarão a elaboração dos artigos e prepararão suas apresentações. Ao final, haverá a apresentação dos artigos para a turma e o debate sobre os temas abordados.

  • Aula 1: Introdução e início da atividade
  • Aula 2: Continuação da elaboração dos artigos e preparação para apresentações
  • Aula 3: Apresentação dos artigos e debate

Avaliação

A avaliação da atividade 'Virando Jornalista por um Dia' será baseada na participação ativa de cada estudante durante as fases de pesquisa, elaboração e apresentação do artigo, assim como na qualidade do texto produzido. Serão considerados critérios como coesão e coerência textual, capacidade de argumentação, criatividade, aderência ao tema, capacidade de trabalhar em equipe e habilidade de apresentação. Além disso, a capacidade de engajamento no debate e a qualidade das contribuições durante a discussão dos artigos também serão avaliadas. Exemplos de avaliação incluem rubricas de avaliação detalhadas para cada critério mencionado, garantindo um feedback construtivo e orientado ao desenvolvimento de habilidades.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, dispositivos eletrônicos (computadores ou tablets), materiais para anotação, além de um espaço adequado para a realização das apresentações. Também pode ser enriquecedora a utilização de softwares de edição de texto e apresentação, e plataformas de pesquisa para a busca de informações atualizadas relativas aos temas selecionados. A atividade beneficia-se de um ambiente que promova a discussão e o trabalho colaborativo.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Dispositivos eletrônicos (computadores ou tablets)
  • Materiais para anotação
  • Softwares de edição de texto
  • Plataformas de pesquisa e informação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo