Na atividade 'Virando Jornalista por um Dia', estudantes do 3º ano do Ensino Médio serão engajados em uma simulação realística do ambiente de uma redação jornalística, onde assumirão o papel de jornalistas para debater, pesquisar e escrever sobre temas atuais e relevantes, como mudanças climáticas e a intersecção entre tecnologia e educação. Sob a luz das competências requeridas pela redação do Enem, os alunos serão estimulados a desenvolver e aprimorar suas capacidades de argumentação, coesão e coerência textual, crítica e reflexiva, além de trabalhar a importância da clareza e precisão na comunicação. Cada grupo será responsável pela elaboração de um artigo opinativo, que, ao final, será compartilhado com os demais colegas para uma sessão de feedback e debate coletivo. Esta é uma grande oportunidade para os alunos colocarem em prática as habilidades de escrita em um contexto significativo e relevante, além de promover a análise crítica de temas pertinentes à sociedade contemporânea.
O principal objetivo desta atividade é oferecer aos estudantes uma experiência educativa integrada que não somente reforce seu entendimento e aplicação das competências da redação do Enem, mas também desperte a consciência crítica e a reflexão sobre temas atuais que afetam a sociedade. Almeja-se promover o refinamento das habilidades de argumentação, além de estimular a pesquisa, a cooperação entre pares e o debate saudável. Ao exercitar a escrita opinativa, os estudantes terão a oportunidade de articular suas visões, considerando a importância da estruturação lógica do discurso, uso apropriado da língua e a capacidade de persuasão, fundamentais para um comunicador competente.
O conteúdo programático engloba a dinâmica de uma redação jornalística, técnicas de escrita e argumentação, estruturação de um artigo de opinião, além do estudo das competências da redação do Enem. Os estudantes serão incentivados a investigar e debater sobre temas contemporâneos, aprendendo a elaborar argumentos sólidos, justificativas plausíveis e conclusões coerentes, primando sempre pela clareza e objetividade textual.
Utilizando a metodologia Atividade Mão-na-massa, esta atividade propõe um aprendizado ativo, onde os estudantes serão os protagonistas do processo educativo. Através da simulação de uma redação jornalística, os alunos terão a oportunidade de vivenciar todas as etapas de pesquisa, elaboração e apresentação de um artigo. Em grupos, discutirão sobre os temas propostos, realizarão pesquisas e trabalharão coletivamente na escrita do artigo. Cada grupo apresentará seu trabalho ao final, proporcionando uma rica troca de perspectivas e análises críticas entre os colegas.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade, escolha dos temas e início da pesquisa e discussão em grupos. Na segunda aula, os grupos continuarão a elaboração dos artigos e prepararão suas apresentações. Ao final, haverá a apresentação dos artigos para a turma e o debate sobre os temas abordados.
A avaliação da atividade 'Virando Jornalista por um Dia' será baseada na participação ativa de cada estudante durante as fases de pesquisa, elaboração e apresentação do artigo, assim como na qualidade do texto produzido. Serão considerados critérios como coesão e coerência textual, capacidade de argumentação, criatividade, aderência ao tema, capacidade de trabalhar em equipe e habilidade de apresentação. Além disso, a capacidade de engajamento no debate e a qualidade das contribuições durante a discussão dos artigos também serão avaliadas. Exemplos de avaliação incluem rubricas de avaliação detalhadas para cada critério mencionado, garantindo um feedback construtivo e orientado ao desenvolvimento de habilidades.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, dispositivos eletrônicos (computadores ou tablets), materiais para anotação, além de um espaço adequado para a realização das apresentações. Também pode ser enriquecedora a utilização de softwares de edição de texto e apresentação, e plataformas de pesquisa para a busca de informações atualizadas relativas aos temas selecionados. A atividade beneficia-se de um ambiente que promova a discussão e o trabalho colaborativo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula